63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Aquecimento global: eu estou consciente!
Maria da Conceição Bezerra 1,2
Janice Soares de Souza 1,2
Maria Zélia dos Santos 1,3
1. Secretaria de Educação da Cidade de Recife - PCR
2. Secretaria de Educação de Camaragibe - PMCg
3. Secretaria de Educação de Olinda - PMO
INTRODUÇÃO:
O projeto Aquecimento Global: eu estou consciente! Surgiu das observações feitas pelos alunos das mudanças repentinas da temperatura que fizeram com que os mesmos começassem a questionar o porquê de tanto calor em um dia e frio e chuva no outro. Os alunos chegaram à escola comentando que os pais falavam que o tempo estava ficando louco. Partindo desse pressuposto decidimos realizar esse projeto e através de pesquisas na internet, leitura de livros, revistas e imagens eles descobriram o fenômeno do aquecimento global e demonstraram bastante interesse pelo tema. A partir de então decidimos estudar as causas e as consequências deste fenômeno, bem como sua importância para existência da vida no planeta. O trabalho foi desenvolvido de maneira lúdica onde optamos por valorizar a participação ativa do aluno em todo processo de aprendizagem, os objetivos formativos e as atividades práticas foram primordiais uma vez que representaram um importante elemento na compreensão dos conceitos, de forma que os alunos passaram a compreender, formular questões e propor soluções para o problema.
METODOLOGIA:
Para alcançarmos os objetivos realizamos uma sequência de atividades. Iniciamos com pesquisas no laboratório de informática e leituras de diferentes gêneros textuais na biblioteca. Essas atividades nos levou a conhecer o fenômeno aquecimento global, e nos subsidiou a investigar quais as causas e consequências e até a importância do mesmo para a manutenção da vida no planeta. O contato com a natureza por meio de uma aula-passeio em um trecho de mata atlântica nas proximidades da escola, levou-nos a observar melhor os fatos e isso despertou um maior interesse pelo tema. As atividades de rodas de conversas também foram muito importantes na medida em que levaram os alunos a sentiram-se seguros para discutir o tema. O uso de jogos, dinâmicas de grupo, dramatizações, trabalho de campo e outras atividades bem direcionadas tornou o aprendizado mais divertido e acessível aos estudantes. A sistematização da experiência se materializou em uma apresentação para a comunidade escolar e na conquista do primeiro lugar na categoria de iniciação à pesquisa, na Feira de Conhecimento de Pernambuco que é realizada anualmente pelo Espaço Ciência.
RESULTADOS:
Constatamos que ao colocarmos nossos alunos diante de situações motivadoras, fazendo intervenções e levando-os a refletir, poderemos obter resultados bastante positivos. A valorização e exploração de um tema do cotidiano dos alunos foi fundamental para que eles se sentissem parte integrante do processo de ensino - aprendizagem. Percebemos também que o desenvolvimento de atividades reais e significativas, permitiram aos alunos perguntarem, verificarem e avançarem em suas hipóteses com autonomia, o que contribui para a construção das competências e habilidades previstas para o ciclo de aprendizagem.
CONCLUSÃO:
A importância de desenvolver nos alunos a necessidade de um compromisso de responsabilidades global foi o nosso principal objetivo, bem como uma reflexão sobre as aplicações e impactos desses conhecimentos na vida social do educando. A necessidade de ampliação das estratégias didáticas como também do estimulo de situações reais e significativas foram primordiais para que os mesmos compreendessem o tema e buscassem respostas. Este trabalho foi de grande relevância no sentido de ampliar a visão dos participantes, bem como torná-los multiplicadores dos conhecimentos inerentes aos cuidados com o nosso planeta e consequentemente a apropriação de conceitos e comportamentos favoráveis à promoção da qualidade de vida.
Palavras-chave: Aquecimento global, Meio Ambiente, conscientização.