63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Defensores do Manguezal!
Betania Ribeiro da Silva 1,2
Elizabeth Maria da Silva 3,5
Maria da Conceição Bezerra 3,4
Maria Zélia dos Santos 2,3
1. Secretaria de Educação do paulista - PMP
2. Secretaria de Educação de Olinda - PMO
3. Secretaria de Educação da cidade de Recife - PCR
4. Secretaria de Educação de Camaragibe - PMCg
5. secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes - PMJG
INTRODUÇÃO:
Acreditamos ser necessário levar o educando a refletir sobre suas concepções e práticas e para isso mais do que informações e conceitos, devemos trabalhar com atitudes, formações de valores, ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos, de forma que os estudantes possam ter uma visão do conjunto das relações existentes na natureza e percebem que o homem não é o único nem o mais importante elemento desse contexto. Foi a partir desse pressuposto que realizamos o Projeto Defensores do Manguezal, uma vez que notamos um certo desinteresse por parte dos aluno para com esse ecossistema, para eles o manguezal era apenas um lugar sujo onde viviam caranguejos. Percebemos a necessidade de refletir com os alunos sobre a importância desse ecossistema para o equilíbrio ecológico, uma vez que o mesmo é um berçário favorável ao desenvolvimento de muitas espécies de plantas e animais. A visita ao manguezal foi primordial para que percebêssemos na prática sua importância. Os debates e discussões ocorridos a partir do estudo do solo, da fauna e da flora promoveram reflexões e nos permitiram compreender que a invasão e devastação incontrolada desse ambiente, poderá causar sérios problemas econômicos e ambientais para toda sociedade.
METODOLOGIA:
Nosso objetivo principal foi promover uma reflexão sobre a importância dos manguezais de forma que os alunos compreendessem seu funcionamento, identificando as principais fontes de devastação desse ecossistema e sugerissem medidas que visassem a preservação do mesmo. Para tanto organizamos uma sequencia de atividades como pesquisas na internet seguida de debates e rodas de conversas. Em seguida realizamos uma visita ao manguezal e anotamos em nosso diário de bordo nossas observações. Essas atividades ajudaram os estudantes a descobrir na prática a beleza e importância desse ecossistema. A comunicação oral e as entrevistas que foram realizadas com alguns catadores de crustáceos que lá se encontravam, ajudou-nos a compreender a relevância do tema, levando-nos a refletir sobre as possíveis intervenções que poderíamos realizar para amenizar a devastação dos manguezais. A confecção de cartazes, panfletos e caminhadas para conscientizar a comunidade sobre o problema foram fundamentais para a culminância do projeto, que se materializou com a participação na XV feira de conhecimentos estadual realizada pelo Espaço Ciência.
RESULTADOS:
Constatamos que precisamos colocar os alunos diante de situações reais e significativas, para que os mesmos possam compreender e valorizar o espaço que ocupam, percebendo e respeitando outras formas de vida. Por meio desse projeto os alunos tornaram-se mais reflexivos, reconhecendo a importância dos manguezais, aprendendo a valorizar sua fauna e sua flora. Mas do que receptores os alunos tornaram-se defensores e multiplicadores dos conhecimentos, apropriando-se de conceitos e comportamentos favoráveis à promoção da qualidade de vida local e global.
CONCLUSÃO:
Acreditamos na necessidade de ampliação das estratégias didáticas e no trabalho de reflexão de situações reais e significativas que proporcionem uma ampliação dos horizontes sociais e contribua na formação de um cidadão mais critico e autônomo. Este trabalho foi de grande relevância para todos que participaram, pois mobilizou os alunos no sentido de torná-los multiplicadores dos conhecimentos inerentes aos cuidados com o meio ambiente. Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, demonstrando um bom desempenho, principalmente no que se referiu a linguagem oral, fato comprovado durante a realização das rodas de conversas e da apresentação na feira estadual de conhecimento realizada pelo Espaço Ciência.
Palavras-chave: Manguezais, Fauna, Flora.