63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
Defensores do Manguezal! |
Betania Ribeiro da Silva 1,2 Elizabeth Maria da Silva 3,5 Maria da Conceição Bezerra 3,4 Maria Zélia dos Santos 2,3 |
1. Secretaria de Educação do paulista - PMP 2. Secretaria de Educação de Olinda - PMO 3. Secretaria de Educação da cidade de Recife - PCR 4. Secretaria de Educação de Camaragibe - PMCg 5. secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes - PMJG |
INTRODUÇÃO: |
Acreditamos ser necessário levar o educando a refletir sobre suas concepções e práticas e para isso mais do que informações e conceitos, devemos trabalhar com atitudes, formações de valores, ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos, de forma que os estudantes possam ter uma visão do conjunto das relações existentes na natureza e percebem que o homem não é o único nem o mais importante elemento desse contexto. Foi a partir desse pressuposto que realizamos o Projeto Defensores do Manguezal, uma vez que notamos um certo desinteresse por parte dos aluno para com esse ecossistema, para eles o manguezal era apenas um lugar sujo onde viviam caranguejos. Percebemos a necessidade de refletir com os alunos sobre a importância desse ecossistema para o equilíbrio ecológico, uma vez que o mesmo é um berçário favorável ao desenvolvimento de muitas espécies de plantas e animais. A visita ao manguezal foi primordial para que percebêssemos na prática sua importância. Os debates e discussões ocorridos a partir do estudo do solo, da fauna e da flora promoveram reflexões e nos permitiram compreender que a invasão e devastação incontrolada desse ambiente, poderá causar sérios problemas econômicos e ambientais para toda sociedade. |
METODOLOGIA: |
Nosso objetivo principal foi promover uma reflexão sobre a importância dos manguezais de forma que os alunos compreendessem seu funcionamento, identificando as principais fontes de devastação desse ecossistema e sugerissem medidas que visassem a preservação do mesmo. Para tanto organizamos uma sequencia de atividades como pesquisas na internet seguida de debates e rodas de conversas. Em seguida realizamos uma visita ao manguezal e anotamos em nosso diário de bordo nossas observações. Essas atividades ajudaram os estudantes a descobrir na prática a beleza e importância desse ecossistema. A comunicação oral e as entrevistas que foram realizadas com alguns catadores de crustáceos que lá se encontravam, ajudou-nos a compreender a relevância do tema, levando-nos a refletir sobre as possíveis intervenções que poderíamos realizar para amenizar a devastação dos manguezais. A confecção de cartazes, panfletos e caminhadas para conscientizar a comunidade sobre o problema foram fundamentais para a culminância do projeto, que se materializou com a participação na XV feira de conhecimentos estadual realizada pelo Espaço Ciência. |
RESULTADOS: |
Constatamos que precisamos colocar os alunos diante de situações reais e significativas, para que os mesmos possam compreender e valorizar o espaço que ocupam, percebendo e respeitando outras formas de vida. Por meio desse projeto os alunos tornaram-se mais reflexivos, reconhecendo a importância dos manguezais, aprendendo a valorizar sua fauna e sua flora. Mas do que receptores os alunos tornaram-se defensores e multiplicadores dos conhecimentos, apropriando-se de conceitos e comportamentos favoráveis à promoção da qualidade de vida local e global. |
CONCLUSÃO: |
Acreditamos na necessidade de ampliação das estratégias didáticas e no trabalho de reflexão de situações reais e significativas que proporcionem uma ampliação dos horizontes sociais e contribua na formação de um cidadão mais critico e autônomo. Este trabalho foi de grande relevância para todos que participaram, pois mobilizou os alunos no sentido de torná-los multiplicadores dos conhecimentos inerentes aos cuidados com o meio ambiente. Os estudantes participaram ativamente de todas as etapas, demonstrando um bom desempenho, principalmente no que se referiu a linguagem oral, fato comprovado durante a realização das rodas de conversas e da apresentação na feira estadual de conhecimento realizada pelo Espaço Ciência. |
Palavras-chave: Manguezais, Fauna, Flora. |