63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
IMPLEMENTAÇÃO E USO DE MAPA TÁTIL SONORO NO CONTEXTO DA ROTA ACESSÍVEL DO CAMPUS DA UNICAMP: Acessibilidade na Praça do Ciclo Básico
João Vilhete Viegas d’Abreu 1
Núbia Bernardi 2
Giovanni Andreas Capeli 2
Mariana Aribé Alves 3
Flávia Brito Garboggini 4
1. Núcleo de Informática Aplicada a Educação – NIED/UNICAMP
2. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC/UNICAMP
3. Centro de Reabilitação Gabriel Porto – Faculdade de Ciências Médicas – FEM/UNICAMP
4. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FEC/UNICAMP e Coordenadoria de Projetos e Obras – CPO/PRDU/UNICAMP
INTRODUÇÃO:
O projeto Orientação Espacial no Campus da Unicamp: Desenvolvimento de um mapa de uso tátil e sonoro como ferramenta de auxílio ao percurso do usuário versa sobre uma pesquisa que está sendo desenvolvida numa parceria entre o Núcleo de Informática Aplicada à Educação - NIED e a Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo - FEC, ambos da Unicamp. O projeto, chamado pelo grupo “Rota Acessível” se destina ao desenvolvimento de mapas táteis sonoros para uso amplo e efetivo por pessoas com deficiência visual, que freqüentam o campus desta Universidade. O instrumento é constituído por uma caixa de acrílico dotada de circuitos eletrônicos que processam sinal de áudio. Na superfície superior da caixa há um desenho de implantação que reproduz o mapa do Ciclo Básico da Unicamp, em Barão Geraldo, na qual são representadas edificações e uma rota de percurso do usuário. Por meio de relevos e texturas distintas, “prédios-chaves” e caminhos são destacados. Ao lado destes, há botões que, ao serem acionados, liberam uma informação sonora através de uma voz previamente gravada, emitindo frases que auxiliem a orientação espacial do indivíduo. Nos endereços http://www.nied.unicamp.br/rotacessivel/index.jsp e http://www.rotacessivel.blogspot.com/ existem maiores informações sobre o projeto.
METODOLOGIA:
Mapas construídos expressam conceitos de Desenho Universal e incorporam orientações de acessibilidade contidas na Norma NBR9050/2004. No contexto desta pesquisa, esta abordagem tem sido utilizada no processo de desenvolvimento de produção de mapas, através de metodologias de ensino que envolvem o aprendizado de conceitos do Desenho Universal nas disciplinas de projeto arquitetônico. A metodologia utilizada tem como base os preceitos de simulação/modelagem de mapa físico feito em escala. Não se trata de uma pesquisa com simulação virtual, mas faz uso de suas características na recriação de um ambiente físico, em um contexto real, controlado através da interação dinâmica entre os sujeitos e instrumento de leitura. A Rota Acessível liga parcialmente o Ciclo Básico I e II. Esse percurso foi escolhido por ser Ciclo Básico um ponto emblemático da Unicamp e também porque esse trecho é o que mais recebe afluência de pessoas que freqüentam o Campus. O desenvolvimento do trabalho conta com a participação dos potenciais usuários que avaliam e opinam sobre as diferentes versões do mapa em construção. Esse procedimento tem sido importante porque permite verificar os principais acertos e falhas do protótipo num contexto no qual os usuários assumem a posição de protagonistas de uma solução.
RESULTADOS:
No contexto do projeto e execução da obra de requalificação da Praça do Ciclo Básico da Unicamp, ação conjunta entre a Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) e a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), está em discussão a possibilidade de inserção do mapa tátil como um dos equipamentos a serem instalados na Praça. A instalação de mapas táteis em locais específicos, para atender e/ou orientar as pessoas com deficiência visual ou não que freqüentam o Ciclo Básico significa tornar o campus universitário mais acessível. Isso consiste em uma contribuição social que leva à melhoria de vida de pessoas e denota reconhecimento, por parte da Reitoria da Universidade, da importância deste equipamento como instrumento para auxiliar na inclusão de pessoas no ambiente universitário. Por meio de participação em eventos científicos no âmbito nacional e internacional este projeto de pesquisa tem sido divulgado e reconhecido junto às comunidades acadêmicas. Isso tem contribuído, significativamente com o aprimoramento de diversos atributos inerentes ao mapa tátil, e afirmativamente com a importância social deste tipo de equipamento no que tange a inclusão de pessoas com deficiência visual.
CONCLUSÃO:
Um aspecto importante a destacar no desenvolvimento deste projeto tem sido a interação institucional que o mesmo tem propiciado na Unicamp. Interação esta que se iniciou entre o NIED e a FEC e recentemente alcançou outro órgão que é a Coordenadoria de Projetos e Obras – CPO, ligado à Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) da Universidade. A importância da interação com CPO tem significado uma abrangência do projeto que além de ter uma característica eminentemente de pesquisa acadêmica alcançou também um caráter prático de atendimento à comunidade universitária. Esse atendimento se dará no escopo do novo projeto executivo de remodelação da Praça do Ciclo Básico da Unicamp, no qual o mapa tátil poderá ser um dos equipamentos que irá prover a acessibilidade a pessoas com deficiência visual ou não, que circularão pela Praça. O mapa tátil, que se encontra na sua fase final de implementação, poderá contribuir no sentido de conscientizar e preparar futuros profissionais de arquitetura, engenharia civil, engenharia eletrônica para a importância da acessibilidade. Além disso, o equipamento poderá ser utilizado no âmbito educacional na rede pública, como instrumento que propicia aprendizado, auxiliando na orientação espacial no ambiente edificado e/ou no espaço da cidade.
Palavras-chave: Mapa Tátil, Acessibilidade, Deficiência Visual.