63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 6. História Moderna e Contemporânea
FANTASIAS CARIMBADAS: FOTOGRAFIAS ERÓTICAS NOS CARTÕES POSTAIS (1900-1920).
Clenya Ferreira Gonçalves 1
1. Depto.de História, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a partir de uma leitura iconológica de imagens eróticas das primeiras décadas do século XX, como a fotografia, através do cartão postal foi capaz de reproduzir desejos através de um padrão de visualidade estética e convertê-los ao mesmo tempo em mercadoria.
METODOLOGIA:
O método do estudo consiste em trabalhar através da Iconologia, o conteúdo das imagens dos cartões postais de origem européia e as suas representações figurativas e/ou alegóricas, apreendendo a sua condição de objeto-imagem e registro documental expressivo, assim, estabelecendo princípios que possam constituir como ponto de reflexão e compreensão de sua natureza, qual discute abordagens dentro de uma óptica crítica histórica, ou seja, observar as imagens como extensões do contexto social em que foram produzidas apresentando de forma própria, a combinação e utilização referenciais que as configuraram.
RESULTADOS:
As várias possibilidades de viver prazeres e desejos corporais sempre são sugeridas ou promovidas. Os avanços tecnológicos na área de reprodução de imagens no início do século XX colocaram-se logo a serviço da pornografia, incrementando a integração da sexualidade na esfera de domínio do divertimento e do comércio. Observa-se nos cartões postais eróticos que as posturas, os gestos dos modelos, os acessórios e os objetos à sua volta seguem um padrão e estão carregados de sentido simbólico, reforçando suas auto representações: recorria-se às alegorias, expressões faciais que sugerissem significados ao mesmo tempo em que eram evocados através de elementos visuais como traços e composições. Assim, a nudez não se tratava da regra principal: grande parte dos cartões postais mostravam modelos com roupas íntimas entreabertas, vestindo fantasias, ornamentos (como aventais, meias longas e sapatos de salto altos para mulheres e fardas e botas para os homens) que de alguma forma autoriza ao atrevimento. O conjunto desses elementos constituía em instrumentos da fantasia que serviram de mola propulsora para o comércio pornográfico. A imagem erótica tratava-se de objeto estético para ser visto e apreciado pelo seu próprio valor onde figuras imaginárias eram idealizadas em seus traços distintivos.
CONCLUSÃO:
Os cartões postais eróticos do início do século XX ao reproduzir desejos e prazeres corporais através de figuras alegóricas induziam vetores do imaginário às múltiplas possibilidades de atribuir ao corpo valores de conteúdo não somente descritivos, mas também simbólico em performances especiais.
Palavras-chave: Cartão Postal, Iconologia, Representação.