63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CIÊNCIAS DOS BRINQUEDOS
Inaiara de Sousa 1
Damon Ferreira Farias 1
André Romão Terto 1
Fabinara Dantas Freire 1
Mariana Bezerra Mangabeira Simões de Medeiros 1
Marcos Antonio Pinto Ribeiro 1,2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano-IF Sertão-PE
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano-IF Sertão-PE
3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano-IF Sertão-PE
4. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano-IF Sertão-PE
5. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano-IF Sertão-PE
6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano-IF Sertão-PE/Espaço de Ciência e Cultura-ECC-UNIVASF
INTRODUÇÃO:
O Espaço de Ciência e Cultura - ECC é um Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem como missão compartilhar experiências, apresentar projetos interativos e possibilitar intercâmbio, através do estímulo da curiosidade dos jovens da educação básica, além de promover e articular uma política regional de popularização da ciência na região do Vale do São Francisco. O ECC tem como propósito promover atividades permanentes e temporárias, como: Mostra Científica do Semi-Árido, Experimentoteca, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Mão na Massa. Durante a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Natal-RN entre os dias 25 a 30 de Julho de 2010, foram apresentados pelo ECC oito artigos e cinco oficinas, além da participação no “Circo da Ciência”, promovida pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) no qual disponibilizou vinte estandes para os Centros de Ciência de “todo o Brasil” nos quais fizeram apresentações científicas.
METODOLOGIA:
Na oficina Ciências dos Brinquedos foram construídos os experimentos: Ludião, Duplo Cone, Disco de Newton, Caleidoscópio e Garrafa Maluca com material de baixo custo (garrafa pet, latas de refrigerantes, palitos de churrasco, massa de modelar). Nessas atividades os ministrantes agiam como problematizadores e provocadores na busca de romper com a forma tradicional da educação. Os fenômenos ali envolvidos foram demonstrados de uma forma simplificada, de modo a adequar a linguagem científica ao nível do público, com o intuito de aproximar ciência, história, filosofia, arte e educação, para tornar a divulgação científica mais interativa e de fácil entendimento.
RESULTADOS:
Pôde-se perceber que as vinte pessoas participantes da oficina, em especial crianças e jovens, desenvolveram o interesse pela ciência. Conseguiram aplicar os conteúdos problematizados à realidade do dia-a-dia através de situações vivenciadas por eles mesmos. Também descobriram que a aprendizagem pode ser mais atrativa quando se introduz o espírito da investigação e do pensamento científico, o que possibilita um rompimento com a aula tradicional.
CONCLUSÃO:
O evento contribuiu para que o público participante pudesse conhecer questionar e discutir os resultados, a relevância e o impacto de pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. De forma geral, é mais uma possibilidade de modificar a visão do ensino das ciências colocando o aluno como ator no processo de aprendizagem e, assim, tentar romper a barreira existente entre o ensino teórico e experimental, no desafio de buscar novas soluções através de metodologias adequadas.
Palavras-chave: Divulgação Científica, Ensino de Ciência, Física.