63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
MEMÓRIA E HISTÓRIA NA EJA: ORGANIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE NA RÁDIO RURAL DE TEFÉ/AM.
Aline Pantoja dos Santos 1
Leni Rodrigues Coelho 2
Cristiane da Silveira 3
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
2. Profa. Ms./Orientadora - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
3. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa refere-se a organização dos documentos oficiais do Movimento de Educação de Base (MEB), que se encontram no prédio da Rádio Educação Rural em Tefé/AM. A Rádio abriga um acervo documental riquíssimo acerca do MEB, sendo assim a manutenção deste espaço é de suma importância para a sociedade tefeense e região do Médio Solimões, já que permite o acesso do público a uma documentação valiosa como fontes primárias, as quais são muito significativas para as pesquisas científicas sob diferentes vertentes, de forma especial na área da educação de jovens e adultos. Os arquivos ou centros de memórias são espaços voltados para a preservação do patrimônio educacional e cultural, assim a manutenção de tais espaços se faz importante uma vez que contribui para a realização de pesquisas desenvolvidas por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. Nesta pesquisa foram organizados e catalogados os documentos produzidos pelo MEB que se desenvolveu no município por mais de quarenta anos. Os documentos em grande parte se encontravam em péssimas condições de preservação e sem nenhuma organização sistemática. Diante de tal precariedade foi necessário agir urgentemente para preservar a memória dos movimentos populares, e, em especial a do MEB.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida no prédio da Radio Educação Rural de Tefé por conter um grande acervo documental referente ao MEB. Para a realização da pesquisa foi adotada uma metodologia especifica de organização e preservação dos documentos do Movimento de Educação de Base, que incluiu basicamente duas etapas. No primeiro momento da pesquisa priorizou a formação teórica com estudos de obras referentes ao tema: Bosi (1994); Cunha (1992); Decca (1992); Fávero (2009); Fenelon (1993); Fonseca (1997); Le Goff (2003) e Spinelli (1997). No segundo momento trabalhou-se com a higienização dos documentos, retirando os grampos, clipes metálicos e outros artefatos que danificam o papel. Para fazer esta limpeza utilizou-se um pincel próprio para retirar as sujidades de insetos encontradas nos documentos, bem como a organização e catalogação de todos os documentos.
RESULTADOS:
O acervo documental que se encontra na Rádio Educação Rural em Tefé contém três armários e uma estante com documentos oficiais do Movimento de Educação de Base. Fazem parte do acervo documental: relatórios mensais, anuais, trienais e nacionais do MEB, plano de aula, plano de curso, livro de ponto e de ata, folha de pagamento, prestação de serviço, álbuns de fotografias, projetos, programas, propostas pedagógicas, depoimentos, entrevistas, livros, artigos e especialmente material didático (cartilhas, livros de leitura, discos, vídeos, slides, filmes, folhetos) referente ao MEB/Tefé. Muitos desses materiais são exemplares raros, originais ou únicos, guardados ao longo de anos, salvos do pouco apreço à preservação de nossa memória e história ou que sobreviveram à desestruturaçăo dos movimentos populares ocorrida no país após a ditadura militar de 1964. Portanto é necessário buscar alternativas para salvar os documentos do MEB/Tefé da destruição e mostrar para a sociedade a importância e valorização histórica que esses documentos têm para a história da região do Médio Solimões e que se possa criar também um acervo adequado para guardar tais documentos que se encontram em deterioração em uma sala inapropriada no prédio da Rádio Educação Rural em Tefé.
CONCLUSÃO:
A história da educação de jovens e adultos não aparece em livros de história da educação brasileira; uma ou outra vez são feitas referências esparsas. Toda a produção sobre essa modalidade de ensino conta de livros específicos, a maioria proveniente de trabalhos de dissertações e teses. Além disso, o difícil acesso a esses livros, encontrados apenas em bibliotecas universitárias e em sebos, e o pouco empenho no estudo aprofundado das campanhas e movimentos, inseridos nos diferentes contextos históricos, tem levado a interpretações parciais e às vezes incorretas.
Ao realizar a pesquisa foi possível perceber uma situação de descaso não só pelo poder publico, mas também pela sociedade como um todo, que pouco tem feito para preservar e conservar tais documentos. É necessário sensibilizar a sociedade da relevância que os documentos oficiais do MEB representam para a memória e história de Tefé, uma vez que estes registros compõem um bem cultural e patrimonial da educação popular na região do Médio Solimões. Dessa forma, espera-se que o trabalho realizado acerca dos documentos referentes ao MEB possa subsidiar teórico e empiricamente professores e alunos em suas pesquisas acerca da história da educação de jovens e adultos em Tefé/AM.
Palavras-chave: MEB, RÁDIO EDUCAÇÃO RURAL, MÉMÓRIA.