63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE ARTE: ENCONTROS E IMPLICAÇÕES DA ESCASSEZ DE MATERIAIS COM O PROCESSO DE REUTILIZAÇÃO |
Kelly Bianca Clifford Valença 1 Yves de Sousa Silva 2 |
1. Profª Ms. / CEPAE/UFG e Secretaria Municipal de Educação (SME) 2. Profº Ms. / Secretaria Municipal de Educação (SME) e Projeto Arte Educação (PAE) |
INTRODUÇÃO: |
O objetivo geral deste trabalho vai ao encontro de uma das mais urgentes causas ambientais: a sustentabilidade do nosso planeta. O conceito de desenvolvimento sustentável foi definido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente, no relatório "Nosso Futuro Comum", documento publicado pelas Nações Unidas em 1987, como “modelo de desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”. Aliada a esta questão, a escassez de materiais artísticos disponibilizados à rede pública de ensino no Brasil contribuiu para que passassemos a priorizar o desenvolvimento de técnicas e atividades de sala em consonância com a sustentabilidade e educação ambiental em aulas de arte realizadas numa escola municipal de Goiânia. Para tanto, a reutilização de materiais recicláveis e alternativos funcionaram como uma ferramenta basilar. Os objetivos específicos foram então construídos de maneira a fomentar o interesse dos alunos por questões de cunho ecológico e de sustentabilidade ambiental, a considerar o multiculturalismo como base para a realização de um trabalho dialógico e inclusivo, a otimizar a coordenação motora fina, a promover um espaço de aprendizagens significativas e a educar através da arte. |
METODOLOGIA: |
O trabalho em pauta foi realizado em salas de aulas durante o período de um ano letivo com alunos que perpassavam pela faixa-etária dos 06 aos 14 anos, equivalentes ao ensino fundamental. A metodologia consistiu em aulas expositivas e práticas envolvendo atividades individuais e grupais. Essas atividades integraram a confecção de objetos decorativos e utilitários bi e tridimensionais, a elaboração de tintas e manipulação de técnicas alternativas, o desenvolvimento de instrumentos alternativos para trabalhos artísticos e a produção de obras de arte. Os materiais utilizados contemplaram essencialmente jornal e papéis descartados, cola alternativa, o uso das mãos em lugar de tesouras, tintas preparadas com pigmentos, móveis encontrados no lixo e sucatas diversificadas. Durante o percurso de trabalho trilhado, utilizamos como estratégia de ensino a elucidação de alguns conceitos básicos referentes à questões ambientais, comumente empregados como sinônimos, tais como as concepções de preservar e conservar. Destarte, quando preservamos algo estamos deixando de utilizá-lo, ou seja, não causamos nenhuma interferência. Diferentemente, quando aplicamos o conceito de conservação, partimos do princípio de que se pode utilizar algo ou alguma coisa sem degradá-la, sem estragá-la. |
RESULTADOS: |
O desenvolvimento do trabalho aqui posto foi concluído em dezembro do ano de 2009. Na expectativa de avaliar os resultados, preocupamo-nos em fazer com que esta ação se desse contínua e processualmente, considerando sobretudo os critérios de produtividade, participação e envolvimento dos estudantes. Também utilizamo-nos de instrumentos como a auto-avaliação discente. Sob esta perspectiva, dentre os resultados obtidos foi possível identificar: o aprimoramento da coordenação motora fina dos participantes, a otimização da consciência ecológica, a possibilidade de se fazer arte sem a disponibilidade de recurssos industrializados e a aprendizagem significativa de conceitos relevantes no que tange à preservação, conservação, reutilização, reciclagem, sustentabilidade e materiais em nossa contemporaneidade. A partir destes resultados, acreditamos ter contribuído com a formação de sujeitos mais ativos e menos cerceados por impossibilidades no que concerne à produção artística e ao cuidado com o planeta. Percebemos que devido esta ação ter se efetivado com alunos de escola pública e pautar-se em bases que visaram conservar o meio ambiente por meio da reutilização, atendeu à necessidades físicas e estruturais e, concomitantemente, favoreceu a construção de um planeta mais sustentável. |
CONCLUSÃO: |
Reutilizar um determinado produto significa reaproveitá-lo sem qualquer alteração física, modificando ou não o seu uso original. Já o ato de reciclar, implica no produto inicial ser submetido a um processo de transformação – normalmente através de alguma máquina – podendo ele ser artesanal ou industrial. Neste sentido, as produções artísticas oriundas da experiência aqui tratada, em primeira instância refletiram a preocupação com a reutilização de materiais recicláveis e/ou alternativos; em segunda instância, mas não necessariamente menos importante, culminaram com a prática de reciclagens. Boa parte das obras desenvolvidas e objetos neste contexto confeccionados foram expostos na galeria de arte da Fundação Jaime Câmara em Goiânia. Tal evento destinou-se aos alunos, pais e funcionários, além do público em geral. Expor a produção dos estudantes envolvidos, em uma galeria de arte reconhecida, não só valorizou os trabalhos em pauta como também possibilitou que esses sujeitos se reconhecessem na posição de agentes ativos e transformadores da sociedade na qual estão inseridos. |
Palavras-chave: Sustentabilidade, Produção Artística, Educação. |