63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PERFIL SÓCIO-CULTURAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE TEFÉ-AM |
Lucia Fernandes Penaforte 1 Dayane Feitosa Lima 2 Cilene de Miranda Pontes 3 |
1. Universidade do Estado do Amazonas CEST 2. Profa. Ms.Orientadora -Universidade do Estado do Amazona-CEST 3. Profa.Ms.-Universidade do Estado do Amazonas-CEST |
INTRODUÇÃO: |
A complexidade no âmbito educacional tende a consolidar por uma prática pedagógica alternativa também conhecida de concepções alternativas, formação continuada desde que não seja uma perspectiva utópica que se pressupõe contribuir para legitimar um mecanismo frente aos desafios da educação, faz-se necessário apresentar propostas que evidencie e consolide novas alternativas, compreender a universalização do ensino na educação básica constitui um poderoso fator de obscurecimento, quando se querem compreender as raízes do efeito perverso da desqualificação da educação. Objetivos Geral Analisar a formação e a práxis educativa dos professores no município de Tefé a partir de suas características essenciais, concepções e fatores facilitadores e dificultadores da práxis e suas contribuições. Específicos: Primeiro Identificar a concepção e práxis educativa ostentada pelos professores. Terceiro Apresentar as contribuições da formação do professor para o desenvolvimento de sua práxis e melhoria político-social da comunidade. Por meio desta se faz importante evidenciar que este projeto decorre da necessidade de se investigar cientificamente, a forma como vem sendo desenvolvida as formações continuadas e a práxis educativa dos professores da rede municipal de Tefé. |
METODOLOGIA: |
Os caminhos que estão sendo percorridos estão relacionados no âmbito de abrangência da Universidade do Estado do Amazonas localizada na cidade de Tefé no médio Solimões. Os dados obtidos são de natureza descritiva, gerados pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada e com a preocupação em retratar a perspectiva dos participantes. A exploração começa como um plano incipiente que se delineia à medida que o estudo se desenvolve, já delimitação representa um coleta sistemática de informações baseada na seleção de aspectos mais relevantes ao estudo e finalmente, a análise é a organização,interpretação e disponibilização dos dados e relatos obtidos na pesquisa. A pesquisa foi realizada por três etapas: Primeira. Levantamento de leituras dos dados bibliográficos. Segunda Fichamento das leituras e Terceiro. Elaboração do instrumento de pesquisa: observação, participação, questionário, história oral que será realizada junto aos professores, pedagogo e gestores das escolas da rede municipal de Tefé. |
RESULTADOS: |
De acordo com as observações realizadas durante a pesquisa, detectamos que os professores em sua maioria possuem a formação inicial e alguns a formação continuada, porém a busca por novos conhecimentos e metodológicos através dessa formação é grande. Muitos professores ressaltaram nos questionários aplicados que já até surgiram alguns cursos voltados para a formação continuada, mas foram poucos e não permaceram e os mesmos não tiveram um rendimento satisfatório, outros gostariam que surgissem cursos para obter novos conhecimentos para oferecer um ensino de qualidade aos seus alunos. Sabemos que é de grande importância a formação inicial e continuada dos professores e que ainda existe um défict na área educacional quando se trata de oferta de formação continuada. |
CONCLUSÃO: |
De acordo com os dados obtidos com um dos requisitos da terceira etapa. Foi possível perceber que há uma grande carência em cursos de formações continuadas para os professores da educação básica da rede municipal de Tefé, com isso tende a uma desestruturação e desqualificação dos professores da educação básica. O estado por sua vez não disponibiliza cursos de formações continuadas e a única formação que os professores possuem é apenas a inicial que são os cursos de graduação que a Universidade do Estado Amazonas oferece, com isso muitos professores procuram se qualificar optando por cursos privados de formações continuadas. Dessa forma pode-se concluir que há muito a ser feito para a exclusão desse grande obstáculo que os professores enfrentam em sua caminhada como educador. |
Palavras-chave: FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, PROFESSORES. |