63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NO MÉDIO SOLIMÕES.
ALZILETE CAVALCANTE DA SILVA 1
DAYANE FEITOSA LIMA 2
CILENE DE MIRANDA PONTES 3
1. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-CEST
2. Prof.Ms. Orientadora-UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-CEST
3. Prof.Ms. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS-CEST
INTRODUÇÃO:
O processo educacional não pode fazer distinção no que concerne a universalização do ensino, deve valorizar a diversidade cultural da realidade rural. O objetivo da pesquisa é analisar e observar a formação e a práxis educativa inicial e continuada dos professores rurais no médio Solimões. Os caminhos que estão sendo percorridos pelo trabalho são: levantamento e leitura dos dados bibliográficos, entrevistas, semi-estruturadas questionários sócio-econômico, história oral. Acredita-se que a partir de uma reflexão crítica sobre a atuação dos professores rurais, possam encontrar meios, para redimensionar o currículo escolar, numa perspectiva que contemple as necessidades nas escolas rurais, valorizando as peculiaridades locais e proporcionando o resgate histórico e a identidade cultural dos discentes.
METODOLOGIA:
Os caminhos que estão sendo percorridos estão relacionados no âmbito de abrangência da Universidade do Estado do Amazonas localizada na cidade de Tefé no médio Solimões. Os dados obtidos são de natureza descritiva, gerados pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada e com a preocupação em retratar a perspectiva dos participantes.
A exploração começa como um plano incipiente que se delineia à medida que o estudo se desenvolve. Já a delimitação representa uma coleta sistemática de informações baseada na seleção de aspectos mais relevantes ao estudo e finalmente, a análise é a organização, interpretação e disponibilização dos dados e relatos obtidos na pesquisa.
A pesquisa foi realizada por etapas: 1.Levantamento e leitura dos dados bibliográficos. 2. Fichamento das leituras 3.Elaboração do instrumento de pesquisa: observação, participação, questionário, história oral que foi realizada com os professores, pedagogo e diretor das Escolas Estadual Amélia Lima Localizada na Comunidade do Caiambé na Zona Rural do Município de Tefé-Amazonas.As entrevistas foram semi-estruturadas, questionário sócio-econômico, coletas de dados por meio de análise destes dados.
RESULTADOS:
ensino. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de iniciação cientifica, e trata das Políticas Públicas para a Educação Rural: com enfoque nas implementações do sistema nacional para a formação de professores da comunidade rural.
Para que possamos compreender adequadamente esse fenômeno, convém ter presente que as universidades, na sua configuração contemporânea, caracterizam-se por três elementos interligados, mas com pesos diferentes: o Estado, a sociedade civil e a autonomia da comunidade acadêmica Se o problema da formação de professores se configurou a partir do século XIX, isso não significa que o fenômeno da formação de professores tenha surgido apenas nesse momento. Antes disso havia escolas, tipificadas pelas universidades instituídas desde o século XI e pelos colégios de humanidades que se expandiram a partir do século XVII. Portanto cabe a nós pesquisadores fazer uma análise de todo esse processo
CONCLUSÃO:
Pensar a formação de professores rurais nas comunidades do Amazonas, é pensar em que nós pesquisadores podemos contribuir para esse processo de formação e como os “modelos” implementados pelos órgãos governamentais estão sendo trabalhada. Este, no entanto é um assunto muito complexo e desafiador que nós pesquisadores pretendemos desvenda no decorrer deste trabalho. Conforme os resultados das entrevistas obtidas pelos professores podem colocar uma das grandes dificuldades que o professores enfrentam em exercer a sua função, nisso está à falta de materiais didáticos que as escolas da zona rural não disponibilizam além dessas dificuldades está à escassez de programas voltada para a formação dos professores para atuarem na zona rural, pois em sua grande maioria estes são das cidades. E com base nisso que procuramos transmitir os pontos positivo e negativos a todos que estiverem dispostos a conhecer esta realidade.
Palavras-chave: FORMAÇÃO, POLITICAS-PÚBLICAS, PROFESSORES.