63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
A UTILIZAÇÃO DA BIOMASSA DA CANA-DE-AÇÚCAR COMO ENERGIA RENOVÁVEL |
Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes 1 Maria do Socorro Lopes Pina 1 Minancy Gomes de Oliveira 1 |
1. Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano 2. Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano 3. Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano |
INTRODUÇÃO: |
Desde o início do século XX, o mundo tem sofrido com a exploração de seus recursos naturais, com a poluição da atmosfera e com a degradação do solo. O petróleo, por exemplo, considerado uma fonte tradicional de energia, foi tão continuamente extraído que seus poços já começam a se esgotar, pouco menos de 100 anos após o início de sua utilização efetiva. Da mesma forma, o carvão. A energia nuclear, nos alerta para o perigo dos resíduos radioativos. O Brasil possui uma propensão notável para a geração de energia por fontes renováveis. O meio rural, em especial, pode ser facilmente suprido total ou parcialmente pelo uso dessas formas de produção de energia por não prejudicar a natureza. As condições de clima e relevo são favoráveis, tanto para a energia solar e eólica quanto para a potência hídrica e para os recursos de biomassa (matéria de origem vegetal). Essa última, foco de nossos estudos. Dos três tipos existentes, trabalhamos com a líquida (o etanol, produzido com a fermentação de hidratos de carbono extraído da cana-de-açúcar. Diante dessa realidade, e com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos nossos estudantes acerca das fontes de energia alternativa realizamos em laboratório a extração da biomassa para a obtenção do etanol com tecnologia simplificada. |
METODOLOGIA: |
A experiência foi desenvolvida na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, situada na Rua da Aurora, 703 - Santo Amaro Recife-PE. Participaram seis estudantes da Vivendo Ciências /2009. A experiência procedeu da seguinte forma: 1) levantamento das concepções prévias e leituras em diferentes meios de pesquisa sobre fontes de energia alternativas, custos, impactos ambientais e a rentabilidade econômica e social; 2) visitação ao Espaço Ciências para aquisição de informações e materiais; 3) extração da biomassa da cana-de-açúcar; 4) verificação da produção de energia pela obtenção do etanol da seguinte maneira: fermentação do caldo-de-cana em torno de 24h, em seguida, leva-se ao destilador. Ao final do processo obtém-se o álcool (etanol ou bioálcool) ou mais conhecido como a cana de cabeça. A energia gerada a partir da biomassa poderá ser utilizada para a produção de energia calorífica e eléctrica. |
RESULTADOS: |
Observamos que os estudantes mostraram-se bastante motivados na obtenção de energia alternativa partindo da utilização de bagaço da cana-de-açúcar. O que levou a idéia de produzir o bioálcool como combustível alternativo de baixo custo em diversas aplicações. Como o fio condutor do processo tratou de um problema real, o seu esclarecimento extrapolou os limites da sala de aula, isto nos levou constantemente a fazer referências e interligações com as demais disciplinas. Durante a vivência desta experiência evidenciamos uma aprendizagem bastante significativa nas três áreas do conhecimento, contemplando os outros componentes curriculares, crescimento interpessoal, bem como na contribuição do seu projeto de vida. Proporcionando assim, uma visão abrangente das fontes e aplicações da energia de maneira sustentável, numa perspectiva socioeconômica. |
CONCLUSÃO: |
Sendo assim, a realização do experimento pelos estudantes mostrou um significativo avanço na construção e aquisição do conhecimento no âmbito interdisciplinar, ampliando bastante os conceitos e conteúdos nas disciplinas de Biologia e Física. Além de promover uma conscientização em utilizar matéria-prima viva para a produção de energia. Contribuindo para um melhor entendimento das fontes renováveis, seus processos, gastos e impactos. Este experimento promove desta forma, o resgate da cidadania e a integração social, elevando a autoestima, desenvolvendo um olhar crítico e possibilitando formar uma sociedade mais consciente através da utilização de matéria-prima de baixo valor aquisitivo. |
Palavras-chave: energia renovável, biomassa, recursos naturais. |