63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO |
André Felipe Costa Santos 1 Teresa Cristina Siqueira Cerqueira 2 |
1. Estudante de Graduação em Pedagogia- UnB 2. Prof. Dra./ Orientadora- Faculdade de Educação- UnB |
INTRODUÇÃO: |
O estudo sobre representações sociais surge em 1961, com a publicação da obra La psychanalyse, son image et son public de Serge Moscovici, As representações sociais são compreendidas como “um sistema de valores, idéias e práticas, com uma dupla função: primeiro, estabelecer uma ordem que possibilitará às pessoas orientar-se em seu mundo material e social e controlá-lo; e em segundo lugar, possibilitar que a comunicação seja possível entre os membros de uma comunidade, fornecendo-lhes um código para nomear e classificar, sem ambigüidade, os vários aspectos de seu mundo e da sua história individual e social” (MOSCOVICI, 1976, p. 103). O objetivo desta pesquisa foi perceber e analisar as representações sociais sob a perspectiva dos pais de estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas do Distrito Federal, Brasil, sobre a Escola. A importância desta pesquisa está justamente em perceber a relação escola/família; gerando reflexão sobre os pontos que devam ser aprimorados no ambiente escolar; visando uma melhoria na qualidade do ensino e das práticas sociais estabelecidas neste espaço. |
METODOLOGIA: |
O método adotado foi exploratório-descritivo, para aproximação, compreensão e descrição do objeto de estudo das representações sociais sobre a escola na concepção dos pais de alunos. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário de evocação com seis respostas para seguinte frase: “Para mim a ESCOLA do meu filho é...”, para tanto os pais dos alunos do 2º e 3º ano realizaram livres associações referentes à escola e, posteriormente, sinalizaram dentre as seis respostas, as três consideradas mais importantes. A coleta de dados foi analisada por meio do software EVOC (Ensemble de programmes permettant l’analyse des evocations) – versão 2003, desenvolvido por Vergès, que possibilita a ordem de evocação e a freqüência das respostas suscitadas. Nesta pesquisa, participaram no total 61 pais, sendo 31 pais de alunos do 2º ano e 30 pais de alunos do 3º ano de escolas públicas do Distrito Federal, escolhidos aleatoriamente, com idade mínima de 25 anos e máxima de 56 anos, sendo 36 do gênero feminino e 25 do gênero masculino. A análise quantitativa dos dados oferece as freqüências e números de evocações, e a partir de então, são realizadas análises qualitativas e realizadas as interpretações dos termos enunciados pelos pais dos estudantes, obtendo-se as representações sociais de escola. |
RESULTADOS: |
Em relação aos pais dos estudantes do 2º e 3º ano, obtivemos o total de 63 respostas, 18 representaram a visão de escola por meio da palavra Aprender, correspondendo a 28,57 %. Importa anotar que das respostas obtidas, nove (9) pais representaram a escola por meio da palavra Conhecimento, ou seja, 14,28 %. As demais representações ficaram empatadas, foram externadas pelas palavras: Fazer amigos e Socialização, com oito cada, equivalendo a 12,69%. Não tão abaixo, restaram as palavras Formação e Respeito, como resposta de 7 pais, perfazendo cada uma 11,11 %. Por último, Troca de experiências, com 6 respostas, correspondendo a 9,5%. Para uma melhor categorização agrupamos as palavras: Fazer amigos, Socialização, Troca de experiências e Respeito, perfazendo um total de 29 respostas, equivalentes a 46,03 % do total, sendo a principal categoria nomeada de Social. Outra categoria que surge é a Cognitiva: Aprender e Conhecimento são as palavras mais evocadas. Constata-se que, relativamente a essa categoria essas palavras obtiveram 27 respostas, ou seja, equivalentes a 33,33 %, percentual, portanto, bastante significativo. Em seguida, a palavra Formação que não se encaixa rigorosamente em nenhuma das categorias anteriores gera uma nova categoria (Social/Cognitiva) que representa 20,64%, caracterizando-se a categoria com menor expressão; |
CONCLUSÃO: |
Percebe-se com esta pesquisa que o ambiente escolar, para o grupo de pais dos alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental do Distrito Federal no Brasil, possui representações de caráter edificante para a vida social da criança, já que grande parte das evocações aponta, inequivocamente, para uma socialização dos discentes. Os pais concebem o espaço escolar como sendo não somente um local de aprendizado acadêmico e de conhecimento, mas, um espaço apropriado e apto a favorecer o aspecto social do indivíduo, relacionado ao convívio e respeito. É importante ressaltar, também, que mesmo aparecendo um vasto número de evocações sobre a socialização dos alunos, os pais notam que a escola apresenta ainda a função primordial de gerar aprendizado e conhecimento para os alunos. Como se verifica nesta pesquisa, tais representações refletem de forma bastante concisa todo o ideário dos pais sobre o espaço escolar neste início da segunda década do século XXI e, possibilita o aprimoramento dos estudos e sobre a importante relação escola/família. |
Palavras-chave: Representações Sociais, Escola, Socialização. |