G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
|
PROJETO RAIZES CULTURAIS - “CONHECENDO PERNAMBUCO E SUAS PRODUÇÕES CULTURAIS” |
|
Ediane Ferreira Cavalcanti Ramos 1
|
|
1. Profª de Ensino Básico/ EREM Clóvis Beviláqua
|
|
INTRODUÇÃO: |
Pernambuco é uma das 27 unidades federativas do Brasil, está localizado no centro-leste da região Nordeste e tem como limites os estados da Paraíba (N), do Ceará (NO), de Alagoas (SE), da Bahia (S) e do Piauí (O), além de ser banhado pelo oceano Atlântico. Ocupa uma área de 98 311 km² (pouco menor que a Coreia do Sul). Também faz parte do seu território o arquipélago de Fernando de Noronha. Sua capital é a cidade do Recife (a sede administrativa é o Palácio do Campo das Princesas). A origem do nome Pernambuco é controversa, alguns estudiosos afirmam que era a denominação da época do descobrimento para o pau-brasil (Caesalpinia echinata), a mais aceita, no entanto é a do tupi Paranã-Puca, que significa "onde o mar se arrebenta". O município mais populoso é o Recife, sede da Região Metropolitana, seguido em população por Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. Outros municípios importantes são Caruaru e Garanhuns, no agreste; Petrolina, na região do São Francisco; Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde, no sertão e Vitória de Santo Antão e Goiana na zona da mata. Deste modo, proporcionamos aos estudantes, o conhecimento à Cultura Popular pernambucana e sua importância na sociedade, como também, suas produções culturais. |
|
METODOLOGIA: |
A experiência foi desenvolvida com 500 estudantes do EJA e 3ºano do curso noturno do EREM CLÓVIS BEVILAQUA, Recife, PE, no período de 02 de Abril a 15 de Junho de 2010, elaborada pela professora Ediane Ferreira com colaboração do corpo docente. Iniciamos com reuniões com os representantes das turmas para socializar ideias sobre o projeto Raízes Culturais, e divulgação aos estudantes, professores, coordenação e gestão. Vivenciamos primeiramente de forma expositiva: “Conhecendo as regiões de Pernambuco e suas produções culturais”, com pesquisas a internet, livros e outras fontes. Em seguida, elaboramos movimentos corporais sobre os ritmos das danças populares da região, construindo assim, conceitos teóricos pertinentes a cada um. Focamos ainda, as expressões fisionômicas do povo nordestino, ampliando o repertório cultural dos estudantes. Culminamos com aula-passeio a Tracunhaém, Mercado Público do Recife (esculturas de barros e plantas de uso terapêutico), Museu de Bezerros, Casa J.Borges, Luiz Gonzaga/Elba Ramalho, Mestre Vitalino, Oficina de Francisco Brennand, além das cidades Recife e Olinda para observação e organização de uma exposição fotográfica, tendo como eixo as cidades urbanas, oportunizando-os à construção de um documentário. |
|
RESULTADOS: |
Observamos que os estudantes mostraram-se bastante motivados em participar da construção de um projeto sobre nossa região e nossa cultura. Além disso, o esclarecimento da temática extrapolou os limites disciplinares, levando a uma constante interação com outras disciplinas. Várias produções foram realizadas pelos estudantes, destacando-se: pesquisa em diversas fontes com debates para a apreensão dos conceitos e conteúdos relevantes a esta temática. Por fim, a coletânea dos produtos finais formou o sentimento de estima pelos objetos que traduzem a história da cultura pernambucana e o conhecimento mais amplo sobre nossa região. |
|
CONCLUSÃO: |
Observamos que os estudantes mostraram-se bastante motivados em participar da construção de um projeto sobre nossa região e nossa cultura. Além disso, o esclarecimento da temática extrapolou os limites disciplinares, levando a uma constante interação com outras disciplinas. Várias produções foram realizadas pelos estudantes, destacando-se: pesquisa em diversas fontes com debates para a apreensão dos conceitos e conteúdos relevantes a esta temática. Por fim, a coletânea dos produtos finais formou o sentimento de estima pelos objetos que traduzem a história da cultura pernambucana e o conhecimento mais amplo sobre nossa região. |
|
|
Palavras-chave: Educação, Regionalismo, Cultura. |