63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
TRABALHANDO E VIVENCIANDO PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DE COMPARTILHAR E SER PROFESSOR APRENDIZ
André Luiz Farias Alves 1
Ana Odilia de Carvalho Veras 2
1. Prof. Esp. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
2. Profa. Ms. - Secretaria da Educação do Ceará - SEDUC
INTRODUÇÃO:
Diante das constantes agressões ao meio ambiente decorrente do crescimento econômico e das constantes desigualdades sociais a nível global, a temática ambiental passa a ter um papel importante nas escolas públicas, pois ajuda a refletir sobre o consumismo e a sustentabilidade do planeta. Dessa forma, nos meses de agosto a novembro de 2010 foi realizado pela 9ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (9ª CREDE), um curso de educação ambiental para professores (as), atendendo a Lei Estadual nº. 14.190, de 30 de julho de 2008 que institui o Programa Aprender pra valer, onde apresenta a ação Professor Aprendiz que consiste em incentivar professores(as) da Rede de Ensino Público Estadual do Ceará a colaborarem com o Programa na produção de material didático-pedagógico, na formação e treinamento de outros professores e na publicação de suas experiências e reflexões. O objetivo geral do curso consistiu em desenvolver ações voltadas para o desenvolvimento e reforço das práticas de protagonismo docente, segundo os critérios da autonomia intelectual individual e da produção de uma identidade profissional coletiva, além de propiciar uma compreensão da natureza complexa tanto do meio ambiente natural como o ambiente criado pelo ser humano a fim de que os mesmos adquirissem os conhecimentos e as habilidades práticas para participar da preservação e da solução dos problemas ambientais na escola e nos diversos âmbitos da vida.
METODOLOGIA:
O curso foi ministrado por dois professores formadores e foi realizado simultaneamente em dois polos localizados nas cidades cearenses de Pacajus e Cascavel. A capacitação e a socialização de experiências na temática ambiental contou com a participação de professores(as) das diversas áreas do conhecimento, pertencentes as escolas estaduais (9ª CREDE) dos municípios cearenses de Beberibe, Cascavel, Horizonte, Chorozinho, Pacajus e Pindoretama. Os encontros ocorreram mensalmente e os formadores utilizaram a seguinte metodologia: divisão da temática ambiental em três módulos: Módulo I - Fundamentos da Educação Ambiental, Módulo II - Normas sobre a Educação Ambiental e o Consumo Consciente e Módulo III - A Vivência da Educação Ambiental. A abordagem pedagógica ocorreu através de aulas presenciais, expositivas e dialogadas, utilização de recursos tecnológicos e midiáticos, dinâmicas de interação de grupo, leitura, debate e discussão de textos, exibição e debates de vídeos relativos à questão ambiental; trabalho de campo. As aulas semipresenciais foram acompanhadas através de leituras e discussões de textos on-line, através da ferramenta Googledocs e via e-mail. Por fim, oportunizamos um seminário para socialização dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas escolas dos docentes participantes da formação.
RESULTADOS:
Os docentes participantes da formação ampliaram seus horizontes, a partir do debate de ideias e das vivências ambientais, bem como tiveram a oportunidade através de uma visita técnica a fábrica de couros JBS (Cascavel-CE), observarem o tratamento dos resíduos e efluentes industriais e todas as normas ambientais de redução à emissão de poluentes. Inúmeras são possibilidades de se desenvolver os projetos de Educação Ambiental nas escolas públicas através do uso de dinâmicas e da valorização da identidade de cada lugar, pois a partir dessa concepção podemos refletir sobre a realidade na qual está inserida a comunidade escolar. O procedimento avaliativo do curso consistiu em observar a participação dos professores e das professoras nos debates e nas dinâmicas realizadas nos encontros presenciais e semipresenciais: resumos, relatórios, resenhas de textos on-line, elaboração e apresentação de um projeto de EA e do seu respectivo plano de ação de cada unidade escolar participante. O curso possibilitou uma maior interação entre os docentes da 9ª CREDE onde os objetivos de socializar experiências de projetos em Educação Ambiental (EA) nas escolas foram obtidos, contribuindo positivamente para a revisão das práticas pedagógicas e fornecendo instrumentos e novas metodologias para a execução de projetos interdisciplinares.
CONCLUSÃO:
A educação ambiental é uma concepção político-pedagógica presente em vários momentos de aprendizagens cotidianos. Do ensino fundamental ao ensino superior pode estar presente nos conteúdos das diversas disciplinas, pois todas as áreas do conhecimento estão aptas a fornecer especificidades que possibilitem uma melhor compreensão do mundo e da época em que vivemos, visando à participação cidadã, de busca de alternativas e de soluções para os impactos socioambientais causados pelo crescimento econômico a nível mundial e local (REIGOTA, 2009, p.97-98). O curso de educação ambiental teve a finalidade de apresentar conceitos e metodologias que favorecessem a compreensão e vivências da educação ambiental dentro das escolas públicas da 9ª CREDE, por meio do estudo interdisciplinar das temáticas que envolvem a relação sociedade e natureza, sendo condição fundamental na educação ambiental o diálogo entre conhecimentos, gerações e culturas em busca de uma cidadania brasileira e planetária. A metodologia empregada foi bem aceita pelos cursistas, pois buscou-se a utilização de diversos recursos audiovisuais e textos significativos para sensibilizar docentes e discentes diante da questão ambiental a nível local e global. Além disso, os projetos interdisciplinares desenvolvidos nas escolas contribuíram para o debate e reflexão sobre as questões socioambientais.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Meio Ambiente.