63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA - PI
Luís Fernando Santos 1
Oséias Rocha Freitas Filho 2
João Santos da Nascimento Neto 3
Nídia Maria de Sousa Lima 4
Maria de Nazaré Bandeira dos Santos 5
1. Licenciando do curso de Ciências da Natureza, CCN / UFPI
2. Licenciando do curso de Ciências da Natureza, CCN / UFPI
3. Prof. do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Professor Darcy Araújo
4. Profª. da Unidade Escolar Polivalente Presidente Castelo Branco
5. Profa. Ms. / Orientadora – Departamento de Física – CCN / UFPI
INTRODUÇÃO:
Diversas experiências difundidas na literatura, ao longo dos últimos anos, têm mostrado a validade dos aspectos lúdicos no processo ensino-aprendizagem. Não são poucos os educadores que têm afirmado ser a ludicidade uma importante alavanca da educação para o terceiro milênio. Neste trabalho descrevemos uma metodologia de ação usando o lúdico para estudar os Sistemas Vitais do Corpo Humano, em turmas de 8º ano de Ensino Fundamental em escolas públicas de Teresina no Piauí. A pesquisa visou mostrar o potencial do lúdico nas aulas de ciências em escolas da rede pública de ensino e proporcionar a aprendizagem significativa, através de ações prático-pedagógicas, nas quais os estudantes participam efetivamente. Com o desenvolvimento dessas atividades, no período de um ano, observamos um crescimento no nível de compreensão, apreensão dos conteúdos trabalhados e transferência do aprendido a novas situações, por parte dos alunos da escola. Os resultados obtidos nos deu respostas satisfatórias para nossos questionamentos a respeito da utilização do lúdico nas aulas de ciências. Isso nos estimulou a pesquisar e a conhecer mais sobre metodologias de ensino que utilizam o lúdico, contribuindo sensivelmente para nossa formação docente.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi desenvolvido no ano de 2010, em duas escolas da rede pública de Teresina no Piauí, em turmas de 8º ano (total de 67 alunos), por ocasião da iniciação à docência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Ciências Naturais. Para o estudo dos Sistemas Vitais do Corpo Humano planejamos e aplicamos diversas atividades que envolveram a participação dinâmica dos estudantes, enfatizando o caráter motivador e de socialização. Nesse contexto foram feitas: manipulação de moldes montáveis das partes do corpo desde células, tecidos a órgãos, no laboratório de Ciências; produção, pelos próprios alunos, de partes do corpo humano, culminando na montagem do grande quebra–cabeça do corpo; simulação dos processos da digestão, respiração, circulação e excreção através de vídeos explicativos; produção de painéis com desenhos e colagens seguidos de apresentação pelos alunos; aplicação de jogos educativos específicos e adaptados aos conteúdos, tais como bingo e gincana; aula-passeio, programada com roteiro de pesquisa, ao Parque Ambiental em Teresina; realização de feira científica dos trabalhos produzidos. Todas as atividades foram desenvolvidas sempre com um caráter lúdico considerando o aluno como foco do processo.
RESULTADOS:
No primeiro momento da pesquisa, alguns de nós tivemos uma visão meio assustadora do dia-a-dia de uma escola pública de ensino fundamental, com a hiperatividade da maioria dos alunos, bem como com suas deficiência em quase todos os aspectos. Outros de nosso grupo, sentiram a necessidade de contribuir na melhoria daquela realidade. Com esses sentimentos surgiu a idéia de se aplicar atividades que chamassem a atenção dos alunos e que os mesmos sentissem prazer em realizá-las. Com o desenvolvimento e aplicação das atividades descritas acima, a partir do 20. bimestre de 2010, os alunos foram se envolvendo e se empolgando de tal forma, que aos poucos foram exercitando mais a leitura, questionando com mais atenção os pontos chaves dos conteúdos e se posicionando criticamente em relação a várias questões de interesse. Das atividades aplicadas aos 67 alunos, 31 de uma escola e 36 da outra, houve 2065 participações até dezembro de 2010. O acompanhamento do rendimento escolar foi feito bimestralmente, onde obtivemos no 20 , 30 e 40 bimestres, os rendimento percentuais de 54%, 80% e 87%, respectivamente, de alunos na média e acima da média na primeira escola, e rendimentos de 61%, 69% e 80% na segunda escola. Nessas escolas, durante esse período não teve evasão e apenas uma transferência.
CONCLUSÃO:
Consideramos os resultados obtidos nas duas escolas bastante significativos e atribuimos o sucesso alcançado, à modalidade lúdica das atividades, pois com elas conseguimos atingir os alunos que se encontravam numa situação de fragilidade e de dificuldades de aprendizagem e de socialização. Constatamos o grande papel do lúdico na relação ensino-aprendizagem das ciências. Um papel que transcende o ambiente escolar, por proporcionar prazer e envolvimento dos estudantes no que lhe é proposto e contribuir para a formação da cidadania, com o desenvolvimento da socialização dos mesmos. Em suma, podemos observar um crescimento bimestre a bimestre no rendimento escolar resultante da compreensão dos conteúdos e da consequente aprendizagem significativa atingida. Portanto, é possível proporcionar oportunidades aos alunos da escola pública, de reflexão e de construção do conhecimento científico, contribuindo para a compreensão do mundo à sua volta e para uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Atividades lúdicas, Prático-pedagógica, Aprendizagem significativa.