63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
VIVENCIANDO UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA COM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NAS TURMAS DO TRAVESSIA (O SER HUMANO NO AMBIENTE – UM IMPACTO NA BIOSFERA)
Ediene Ferreira Cavalcanti Gomes 1
Maria da Conceição da Silva Freire 1
Olívia Magali Bandeira leitão 1
Tuliana Karine Pereira Albuquerque 1
Verônica Paula de Oliveira Correa 2
1. Profª Educação Básica/ Escola Padre Francisco Carneiro
2. Profª Educação Básica/Escola Padre Francisco Carneiro
3. Profª Educação Básica/Escola Padre Francisco Carneiro
4. Profª Educação Básica/Escola Padre Francisco Carneiro
5. Supervisora do Projeto Travessia – GRE Metropolitana Norte
INTRODUÇÃO:
A Teoria das situações didáticas desenvolvida por Guy Brousseau, se baseia em outras teorias construtivistas como a Epistemologia genética de Jean Piaget. Brousseau coloca como idéia básica aproximar o trabalho do aluno ao trabalho de um pesquisador, testando conjecturas, formulando hipóteses, provando, construindo modelos, conceitos, teorias e socializando os resultados, com o devido auxílio do professor, que deverá providenciar situações favoráveis para que o aluno aja sobre o saber, transformando-o em conhecimento para o mesmo. É muito importante que o professor saiba apresentar o conteúdo para que os alunos se interessem e veja o conteúdo na sua realidade, caso contrário os alunos ficarão cada vez mais distantes e não assimilarão os conteúdos pretendidos. Neste Projeto, instigamos os estudantes para resgatar conceitos já apreendidos e outros ainda não construídos acerca das relações do homem com o meio ao qual está inserido, incentivando o espírito científico e crítico, possibilitando assim, formar jovens mais conscientes nas questões ambientais e interventores para uma melhor qualidade de vida.
METODOLOGIA:
A vivência dessa temática foi realizada na Escola Padre Francisco Carneiro, situada na Rua Auta de Macedo, s/n, São Benedito, Olinda-PE. Participaram 47 estudantes do Programa de Correção de Fluxo (TRAVESSIA – SE/PE). A construção dos conceitos, procedimentos e atitudes dos componentes curriculares trabalhados foram desenvolvidos visando uma maior aquisição de conhecimentos, nas disciplinas Português, Biologia, Química e Geografia. Fornecendo assim, subsídios a reflexões sobre os acontecimentos contemporâneos. A temática foi trabalhada da seguinte forma: atividade integradora (dinâmica) voltada aos saberes empíricos, motivação para instigar o interesse pela temática: exibição da teleaula nº 37 (poluição) com leitura de imagem e o filme: O dia depois de amanhã. Em seguida, atividade enriquecedora (debate sobre causas e consequências do efeito estufa), bem como, construção de mapas conceituais a partir de pesquisas em internet. A disciplina de geografia funcionou como suporte para ampliação de outros conceitos e entendimento dos já adquiridos. A avaliação ocorreu através de vários instrumentos, tais como, produção de cartazes, produção textual, construção de gráficos e tabelas, descrição do relevo e clima e sistematização com socialização das produções pelos grupos.
RESULTADOS:
Observamos que os estudantes mostraram-se bastante motivados na construção de novos conceitos partindo dos saberes nato. O que levou a ideia de sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar a cerca dos desequilíbrios ambientais relacionados diretamente com a ação humana. Como o fio condutor da temática tratou de um problema real do cotidiano, o seu esclarecimento extrapolou os limites da sala de aula, isto nos levou constantemente a fazer referências e interligações com as demais disciplinas envolvidas, abrangendo assim uma maior aquisição de conhecimento. Durante a vivência desta pesquisa evidenciamos uma aprendizagem bastante significativa nas três disciplinas em questão, contemplando outra disciplina (geografia), para elucidação de questões mais pertinentes ao meio ambiente, contribuindo assim, na formação do estudante como ser protagonista, crítico e reflexivo.
CONCLUSÃO:
Sendo assim, a realização dessa pesquisa pelos estudantes mostrou um significativo avanço na construção e aquisição do conhecimento no âmbito interdisciplinar. Além de promover uma conscientização das ações agressivas do homem sobre o meio em que vive. Promovendo desta forma, o resgate da cidadania e a integração social, elevando a autoestima, desenvolvendo um olhar crítico e possibilitando formar uma sociedade mais consciente através de ações socioeducativas e manejo adequado, impedindo assim, os desequilíbrios contemporâneos.
Palavras-chave: situação didática, interdisciplinaridade, projeto travessia.