63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação |
TRANSMIDIAÇÃO: A SAGA CREPÚSCULO DO IMPRESSO À INTERNET |
Cleusa Albília de Almeida 1,2 Lúcia Helena Vendrúsculo Possari 1,3 |
1. Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT 2. Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO - UFMT 3. Profa. Dra./Orientadora – Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO - UFMT |
INTRODUÇÃO: |
O objeto desta pesquisa é o processo de transmidiação da saga crepúsculo, do livro ao filme, do livro à internet. Objetiva-se verificar em que medida os sentidos pretendidos, no pólo da produção, são mantidos ou se modificam na transmidiação. Chamou-nos a atenção, além desses sentidos, outros textos publicados em revistas femininas que fazem da saga um eterno devir e que determinam a preferência por leituras de revistas femininas e teens, por parte de jovens que cursam as séries finais do Ciclo Básico, a ponto de os programas educacionais inserirem tais leituras. Inquietou-nos, portanto, como sentidos são produzidos num processo intersemiótico, interdiscursivo e transmidiático |
METODOLOGIA: |
A pesquisa é de abordagem qualitativa, mesclando os procedimentos de pesquisa documental, onde buscamos os registros e a transmidiação; bibliográfica, no suporte às análises; netnográficas, no acompanhamento das reescrituras e grupo focal, nos sentidos produzidos pelas adolescentes. O aporte teórico é o das teorias que tentam compreender os processos e comunicação e cultura, a partir das novas tecnologias de comunicação. As concepções de interação, interatividade e hipertextualidade colaboram nas análises da transmidiação, assim como a análise discurso, embasa as entrevistas no grupo focal. |
RESULTADOS: |
Foram aplicados 14 questionários e entrevistas. Os primeiros trouxeram os perfis que convergem para a imitação da personagem Bella e da eterna busca pelo príncipe encantado. As entrevistas permitiram verificar as produções de sentido, principalmente com a reescritura dos textos originais; além disto, pela netnografia, nos foi possível acompanhar a intensa produção de sentidos, na modificação dos textos originais, a reescritura, nos fandoms, pelas ficwirters. O grupo focal trouxe as percepções das diferenças dos textos escritos impressos em relação aos filmes, deixando ver que o processo realmente não é de adaptação, simplesmente especular e, sim, são textos diferentes, portanto discursos diferenciados, cujas gramáticas de escrita e de audiovisual os torna outros textos, portanto transmidiados. |
CONCLUSÃO: |
A possibilidade de transmidiação colabora para a construção das normas da adolescência e da juventude que se consubstancia em enunciados, desvendando a natureza dessa etapa no desenvolvimento de jovens. Se se modifica o texto e a autoria se transforma, é porque um conjunto de práticas que configuram a experiência da subjetividade se reprocessa, onde a soberania do autor se dilui e, ao mesmo tempo, tem sua existência multiplicada, interface com as outras mídias. |
Palavras-chave: Transmidiação, Comunicação, Cultura. |