63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
Análise morfométrica das alterações em nível vascular do tecido hepático do Poecilia reticulata sob exposição aguda ao Roundup Transorb®.
Mariane Brom Sobreiro 1
Viviane Gomes Barroso 1
Ana Paula Rezende dos Santos 1
Thiago Lopes Rocha 1
Simone Maria Teixeira Sabóia-Morais 2
1. Depto. Morfologia - ICB - UFG
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. Morfologia - ICB - UFG
INTRODUÇÃO:
O uso de novas tecnologias aperfeiçoou a produção alimentícia no mundo contemporânea, a exemplo temos a adoção de agrotóxicos, cujo resultado é uma maior distribuição nacional e internacional de produtos agrícolas, logo, enriquecendo a economia. O Roundup Transorb®, cujo princípio ativo é o glifosato (N-(fosfonometil) glicina) é um herbicida bastante utilizado devido sua eficiência no combate a ervas daninhas e sua rápida absorção e translocação. Porém, o seu potencial tóxico não deve ser ignorado, fazendo-se necessário a realização de testes de toxicidade com o mesmo, sendo estes freqüentemente realizados com espécies de fácil manuseio em laboratório, como o Poecilia reticulata. Este se caracteriza por ser um peixe cosmopolita americano, eurialino e sensível a alterações ambientais, tornando-se competente para a execução de estudos toxicológicos. Uma das formas eficientes em avaliar os resultados de tais estudos é a aplicação de análise morfométrica, combinação de análise qualitativa com a quantitativa, pois se verifica a presença de alterações e, em seguida, mede-se a dimensão destas. O atual estudo examinou a toxicidade aguda do herbicida Roundup Transorb® através de análises morfométricas de vasos e sinusóides em P. reticulata a diversos tempos de uma mesma concentração.
METODOLOGIA:
Os peixes foram coletados do Biotério de Animais Aquáticos do Laboratório de Comportamento Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (LCC/ICB/UFG), com constante análise dos padrões físico-químicos com kit comercial (Testlab Marin JBL) e alimentação diária. O Roundup Transorb® foi preparado a uma concentração de 3,5 µl/L. Foram separadas 24 fêmeas em três grupos experimentais, sendo estes: T0 (peixes que não foram expostos), T12 (12 horas de exposição) e T24 (24 horas de exposição), em um sistema estático, isto é, sem renovação de água, sem alimentação, com aeração constantes e parâmetros físicos e químicos monitorados. Após a exposição, os peixes foram sacrificados, o fígado de cada um foi retirado e fixado com formalina neutra e Karnovsky e, incluídos em historesina (Leica). Os cortes foram feitos à espessura de 2,5 µm e corados com Azul de Toluidina pH 8,5. As lâminas foram analisadas em um fotomicroscópio (LEICA BMLB – USA) e pelo programa de imagem IMAGE PRO PLUS, a fim de realizar análise morfométrica.
RESULTADOS:
Observou-se que conforme o tempo de exposição aumentou, houve um aumento de vasodilatação em vasos e sinusóides. Esse quadro de vasodilatação pode ser explicado por um possível processo inflamatório, onde o sistema imune do espécime tenta combater o produto, reconhecido como um antígeno, que por fim será eliminado após o processo de detoxificação realizado pelo fígado, no intuito de neutralizá-lo. Havendo nesse caso a liberação de compostos histamínicos que aumentam a permeabilidade e o calibre vascular.
CONCLUSÃO:
Com as análises morfométricas foi possível observar os efeitos do herbicida Roundup® sobre o fígado de P. reticulata, indicando a toxicidade deste produto e a sensibilidade do órgão frente às alterações ambientais, incluindo seus vasos e sinusóides. Pode-se perceber também a eficácia dessa espécie de peixe como biomonitor aquático, na presença de poluentes químicos em ambiente aquático.
Palavras-chave: Roundup Transorb®, Morfometria, Fígado.