63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
ARTE QUE TE QUERO ESCRITA - UM PROPOSTA DE LETRAMENTO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
Darlene Simone Almeida de Miranda Oliveira 1 |
1. Prefeitura Municipal de Camaragibe - Sec. de Educação |
INTRODUÇÃO: |
Desde os primórdios o homem percebeu que dando asas a sua imaginação ou ate mesmo recriando algo que admira, pode causar um efeito de beleza, tranquilidade e também prazer. Não é diferente com a cognição. Observar, compreender e interagir com a arte, resulta num aprendizado que vai além das emoções, podendo promover caminhos que possibilitem também, e porque não, o letramento. Nessa perspectiva, o trabalho foi desenvolvido e vivenciado com uma turma de alfabetização de Educação de Jovens e Adultos, onde o grande desafio foi sensibilizar esses alunos, endurecidos pelas suas condições de vida, a terem um novo olhar para o ser e o fazer artístico, e ainda a partir disso, promover e consolidar o letramento. |
METODOLOGIA: |
No primeiro momento, foram apresentadas réplicas de grandes pintores (Cândido Portinari, Abelardo da Hora, Tarsila do Amaral entre outros). Os alunos ficaram à vontade para observar e falar o que sentiram. Com a obra “Retirantes” de Portinari, foi possível levantar questões sobre a fome, a miséria e o desemprego. “Morro de favela” obra de Tarsila do Amaral, alimentou o debate sobre os problemas de moradias nos morros das grandes cidades. Tudo foi registrado para construir o que recebeu o título de teia de sentimentos. No segundo momento os alunos foram levados a um museu com grande acervo. Lá puderam ver de perto obras originais – telas, esculturas, porcelanas entre outros objetos. Novo registro foi feito desta vez comparando as sensações e percepções – como foi ver de perto tais obras? Em seguida, a turma escolheu conhecer um pouco mais sobre o artista pernambucano Abelardo da Hora, pela diversidade de seus trabalhos (esculturas, pinturas, cerâmicas, desenhos) para tal, foi realizado o estudo da sua biografia. O próximo passo foi a realização das oficinas de desenhos, pinturas e modelagens. Sem perder o foco no letramento foram feitas listas dos materiais, bem como cartazes para divulgação da exposição e convites, destacando a função social de cada gênero textual trabalhado. |
RESULTADOS: |
As atividades desenvolvidas durante o projeto contribuíram de modo significativo para sensibilizar e estimular a produção escrita a partir de situações e descobertas vivenciadas pelos alunos em cada momento que puderam conhecer, interagir com suas potencialidades e (re)construir seus conhecimentos.Com medo do erro o adulto recusa-se a realizar muitas das atividades propostas, entretanto pode-se perceber que a insegurança tão presente no início, deu lugar a espontaneidade no fazer artístico e principalmente mais autonomia para as atividades escritas. |
CONCLUSÃO: |
Oferecer aos alunos da Educação de Jovens e Adultos que poucas oportunidades tiveram, o contato com manifestações artísticas diversas e a possibilidade de conhecer os lugares onde elas se fazem presentes, foi fundamental para resgatar a autoestima e a cidadania, porque provocou a quebra de paradigmas. Arte não é o que é belo, feio, diferente. Arte é, sobretudo, o resultado do olhar e do sentimento que cada pessoa manifesta ao respeitar como se expressa o outro. |
Palavras-chave: Arte, Letramento, Cidadania. |