63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
Alimentação Saudável na Escola José Eduardo de Souza |
Aila Maria da Silva 1 Dênis Gomes Silva Moura 1 Rina Márcia Rocha Matos 1 |
1. Professora da Rede Pública de Horizonte – CE 2. Professora da Rede Pública de Horizonte – CE 3. Professora da Rede Pública de Horizonte – CE |
INTRODUÇÃO: |
A política nacional de segurança alimentar e nutricional compreende que promover a alimentação saudável nas Escolas é primordial para melhorar o perfil nutricional das crianças e adolescentes. Assim sendo, a Escola José Eduardo de Sousa incorpora o tema Alimentação Saudável no Projeto Político Pedagógico, propiciando experiências no cotidiano das disciplinas curriculares. Nesse contexto, o município de Horizonte tem investido na melhoria do nível nutricional das crianças, pois, à medida que essas crianças crescem, assimilam informações, adquirem conhecimentos, sendo essa fase ideal para a educação nutricional e a promoção de atitudes positivas em relação aos alimentos. Considera-se ainda que a alimentação não se reduz a questão puramente nutricional, mas a um ato coletivo inserido no contexto social. |
METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado através de palestras, debates, oficinas realizadas em sala de aula para a comunidade escolar, atividades lúdicas, confecção de cartazes, mural, livros de receita, visita à Secretaria de Agricultura e a hortas. Tivemos o apoio da equipe pedagógica e dos gestores da Escola José Eduardo de Souza, bem como da responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar do Município na área da educação, que tem como objetivo formar cidadãos conscientes no que concerne a uma re-educação alimentar no município de Horizonte. Nossa metodologia reuniu um conjunto de recursos necessários à obtenção de informações acerca do projeto, contribuindo nas discussões e na formação de ideias, visando um melhor desenvolvimento na realização dos trabalhos. |
RESULTADOS: |
A realização do Projeto Alimentação Saudável na Escola José Eduardo de Sousa resultou da necessidade de conscientizar os educandos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos, reconhecendo os alimentos que nos fazem bem, refletindo sobre as ações diárias, em relação à sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com o meio ambiente e com a higiene, valorizando assim o bem estar individual e coletivo. O tema alimentação saudável tem como objetivo desenvolver práticas benéficas de vida na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, além de preservar a cultura local e valorizar os alimentos produzidos na região. Portanto será considerado educação alimentar e nutricional o conjunto de ações formativas que objetivam estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem e estado de saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho sobre alimentação saudável contribui de forma positiva para a conscientização dos educandos e da comunidade escolar, para a melhoria dos hábitos alimentares, propiciando as crianças e jovens fazerem escolhas alimentares mais adequadas. Considera-se que a alimentação no ambiente escolar pode e deve ter funções pedagógicas devendo estar inserida no contexto curricular. Assim, de certa forma, abordaram-se temas relacionados ao cotidiano das pessoas focando especialmente o hábito adequado de alimentação, motivando o educando a participar da construção de uma vida saudável, sendo capaz de multiplicar o alicerce dessa experiência didática, fazendo-a chegar ao ambiente familiar onde são tomadas as decisões de consumo. |
Palavras-chave: Educação, Alimentação saudável, Qualidade de vida. |