63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E A POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA A PARTIR DE UMA INCURSÃO PEDAGÓGICA AO MANGUEZAL DE BARRA DAS JANGADAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Sueli Tavares de Souza Silva 1;2
Mônica Alves Coelho dos Santos 2
1. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco – SEE/PE
2. Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEE/PMJG
INTRODUÇÃO:
A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes (SEE/PMJG), através da coordenação do Ensino Fundamental, vem a partir das formações continuadas e em serviço, subsidiando os professores com temas, conteúdos e metodologias que facilitem o trabalho destes profissionais em seu cotidiano escolar, ao trabalhar os conteúdos de Ciências. Neste sentido, a equipe de Ciências realizou uma incursão pedagógica, com os professores, desta disciplina ao estuário de Barra das Jangadas – Jaboatão dos Guararapes-PE. Observou-se então, aspectos como a biodiversidade, características gerais, impactos ambientais, entre outros. A incursão teve como finalidade, proporcionar aos professores a percepção da realidade local, objetivando resignificar sua prática pedagógica; apreender a metodologia da sequência didática e construírem seqüências de forma que tornem significativa a aprendizagem dos conhecimentos propostos. Salientamos que esta atividade fez parte da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia deste Município (SMCT/PMJG), que é vivenciada anualmente e se integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
METODOLOGIA:
As sequências didáticas foram construídas durante três (03) encontros pedagógicos de Formação Continuada em Serviço, no período de setembro/2010 a novembro/2010. Participaram da elaboração vinte e um (21) professores, provenientes de quinze (15) escolas. Para a elaboração destas, no primeiro encontro, foi realizada uma palestra sobre a metodologia da sequência didática (com os seguintes pontos: definição, critérios para elaboração, fundamentação teórica, estruturas teóricas e sugestões) e socializado um modelo esquemático de sequência didática com os seguintes aspectos: área, série, unidade, tempo, eixo, conteúdo, objetivos, etapas da sequência didática, recursos didáticos, avaliação e referências. No segundo encontro, após a incursão pedagógica, os professores começaram a elaborar as sequências didáticas em pequenos grupos, seguindo o modelo apresentado. E finalmente, no terceiro encontro foram apresentadas e socializadas as sequências produzidas pelos professores.
RESULTADOS:
Foram produzidas quatro (04) sequências didáticas para as séries de 5ª a 8ª, do Ensino Fundamental, provenientes da incursão pedagógica ao manguezal de Barra das Jangadas. Segundo os educadores, a elaboração dessas sequências, se configuram em mais um instrumento de apoio a prática pedagógica, facilitando o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e contextualizadas. Outro resultado obtido foi em relação ao processo ensino – aprendizagem; neste, a utilização das sequências didáticas pelos professores proporcionaram a transposição dos conhecimentos científicos, abordados na atividade de campo, em saberes disciplinares das ciências naturais, favorecendo consideravelmente, a construção de uma aprendizagem mais sólida e com significado para a vida do estudante. Finalmente, pela sua natureza peculiar, a aplicação dessa metodologia, proporcionou aos professores um repensar de sua prática pedagógica uma vez que, as atividades desenvolvidas nas sequências didáticas permitiram um contato mais eficiente dos estudantes com os conteúdos disciplinares oportunizando-os, uma melhor compreensão desses saberes.
CONCLUSÃO:
A realização desta atividade trouxe como conseqüência uma maior interação dos professores participantes, ao mesmo tempo, que os resultados obtidos (construção das sequências didáticas) servirão como instrumentos facilitadores do processo ensino – aprendizagem de forma interativa e prazerosa. Os objetivos propostos neste estudo foram contemplados com a elaboração de sequências didáticas no qual foram levados em consideração os seguintes critérios: considerar os conhecimentos prévios dos estudantes; adequar os conteúdos ao nível de desenvolvimento do estudante; provocar um conflito cognitivo e promover a atividade mental; promover atitude favorável e motivadora em relação à aprendizagem dos novos conteúdos; ajudá-lo a adquirir habilidade relacionada com o aprender a aprender que lhe permita ter autonomia em sua aprendizagem. Enfim, os professores perceberam que as sequência didáticas são ferramentas que de fato promovem um ensino descompartimentalizado e contextualizado.
Palavras-chave: Ensino das Ciências, Metodologia de Ensino, Sequência Didática.