63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
FREQUÊNCIA DE PARASITISMO DE Psittacanthus acinarius (Mart.) Mart (ERVA-DE-PASSARINHO) EM ESPÉCIE ARBOREA NO PARQUE ZOOBOTÂNICO DA UFMT, CUIABÁ, MT
Suzanne Estéfanie Almeida 1
Naiara da Silva Gonçalves 1
Soraia Diniz 1, 2
1. Instituto de Biociências - UFMT
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto Botânica e Ecologia - UFMT
INTRODUÇÃO:
A família Loranthaceae compreende aproximadamente 70 gêneros e 950 espécies que ocorrem predominantemente nas regiões tropicais. O termo erva-de-passarinho é usado porque a maior parte das espécies depende das aves para dispersão de suas sementes. Os frutos possuem uma substância viscosa envolvendo as sementes, e são consumidos por uma grande variedade de espécies de aves. Estas aves agem também como dispersoras quando, empoleirados em uma planta, regurgitam sementes e limpam o bico nos ramos; as sementes ficam então presas à planta devido ao visco, e germinam rapidamente. O termo parasita é comumente e indevidamente aplicado à erva-de-passarinho, já que esta planta é hemiparasita, ou seja, não depende exclusivamente dos nutrientes de seus hospedeiros. A distribuição dos hemiparasitas em suas plantas hospedeiras pode ser determinada por especificidade do hospedeiro, distância entre hospedeiros, condições ambientais, arquitetura da planta hospedeira, comportamento alimentar e seleção de habitat do agente dispersor. Este trabalho tem como o objetivo estudar a influencia da distância em relação ao parasitismo de Psittacanthus acinarius no campus da UFMT. A espécie é forrageira, porém há pouco acesso ao gado, além de ser freqüente em regiões do cerrado e pantanal.
METODOLOGIA:
Este estudo foi desenvolvido no campus da Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá. A amostragem foi realizada ao longo da trilha Zoobotânica totalizando assim 1 km². P. acinarius foi coletada e identificada com auxilio de material botânico localizado no Herbário da UFMT. Foi observado durante o percurso o parasitismo de P. acinarius, verificando assim sua presença ou ausência nas espécies arbóreas. Após a confirmação, a árvore hospedeira foi identificada até o menor grau possível e posteriormente foram retiradas as medida de circunferência à altura do peito (CAP), sendo também analisada a infestação com base no número de indivíduos do hemiparasita por planta hospedeira, ou nódulos de infestação por planta hospedeira. Foram retiradas as medidas da distância entre os hospedeiros, assim como os dados do CAP, com auxilio de uma fita diamétrica.
RESULTADOS:
A área de estudo possui 344 indivíduos Arbóreos, dentre dos quais foram registrados 18 indivíduos parasitados pela espécie hemiparasita Psittacanthus acinarius. Os hospedeiros pertencem a 7 espécies e 5 famílias Houve maior representatividade da família Fabaceae (55,55%) em seguida Bignoniaceae (11,11%). Também foram observados, porém em uma proporção menor, indivíduos pertencentes às famílias: Euphorbiaceae, Malvaceae e Moraceae. Foram encontrados maiores quantidade de nódulos de infestação por planta hospedeira em indivíduos com menor distancia entre si. Os indivíduos que obtinham uma maior distância do último foco de parasitismo obtinham um menor grau de infestação planta-hospedeiro. Alguns estudos comprovam que as Loranthaceae apresentam uma baixa especificidade por hospedeiros em comunidades heterogêneas, podemos levar em conta o fato das aves dispersoras percorrerem pequenas distâncias após alimentarem-se dos frutos, pode levar a dispersão das sementes sobre as plantas parentais ou em árvores vizinhas. Uma vez que essa espécie foi plantada no local e as árvores encontram-se próximas umas as outras, o que pode aumentar a conspicuidade do recurso para o dispersor, resultando conseqüentemente, num aumento nas taxas de infecção entre esses hospedeiros.
CONCLUSÃO:
A dispersão pode estar relacionadas com o comportamento dos dispersores, seja por alimentarem-se preferencialmente em hospedeiros agrupados, influenciando assim na presença e intensidade das infestações
Palavras-chave: Hemiparasita, Infestação, Distância.