63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
PERFIL DO ALUNO DAS TURMAS DE EJA DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE/CEARÁ
JOÃO PAULO GUERREIRO DE ALMEIDA 1
SANDRA MARIA GADELHA DE CARVALHO 2
1. Estudante de Graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE
2. Profa. Dra. /Orientadora - Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada àqueles que por algum motivo não concluíram ou não tiveram acesso à educação no ensino regular. Os investimentos na EJA aumentaram na última década, mas ainda representa um desafio para governo e sociedade no que concerne a garantia desse direito subjetivo. O presente trabalho objetiva expor resultados de uma análise da EJA do município de Limoeiro do Norte/CE, buscando enfocar o perfil do aluno de EJA, e o n° de matrículas realizadas durante o ano de 2010.
METODOLOGIA:
O método usado para investigação foi a aplicação de um questionário a 50 educandos que cursam I e II segmentos do Ensino Fundamental e 3 educadores de 3 turmas de EJA das Escolas Maria Aridina Vidal Chaves e Ester Guimarães, além de uma análise bibliográfica e documental acerca do desenvolvimento da EJA no Brasil.
RESULTADOS:
Em 2010, o município de Limoeiro do Norte/Ce teve um total de 392 alunos matriculados em 25 turmas de EJA regulares e do Programa Brasil Alfabetizado. Dos 50 educandos entrevistados, 40% tinham faixa etária compreendidas entre 17 e 35 anos de idade; 72% eram mulheres. Os principais motivos apontados pela opção de cursar a EJA foram: aprendizagem, emprego, conclusão dos estudos. Com relação à metodologia de ensino utilizada em sala de aula, prevalecem as leituras e palestras com grupos de discussão.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que, apesar das dificuldades, a EJA vem proporcionando aos limoeirenses melhores condições de vida tanto no sentido profissional quanto pessoal. Percebe-se que a EJA está preponderantemente voltada para a formação direcionada ao mercado de trabalho. Embora os investimentos em educação tenham aumentado na última década, ainda há muito que fazer no âmbito da EJA em nosso país, haja vista o fato de a mesma refletir a realidade de injustiças relacionada às classes sociais.
Palavras-chave: EJA, PERFIL DO ALUNO, LIMOEIRO DO NORTE.