63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EM QUE MEDIDA A PRÁTICA DE ENSINO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS INTERFERE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TEMÁTICA ‘CERRADO’ PARA ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Ana Gabriella de Oliveira Sardinha 1
Cínthia de Castro Coimbra 1
Luana Gomide Bezerra 1
Mônica Freire de Souza 1
Thamires Panno Garcia 1
Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck 2
1. Universidade de Brasília – UnB, Faculdade UnB Planaltina - FUP
2. Profa. Dra./Orientadora – Universidade de Brasília - UnB
INTRODUÇÃO:
O aprendizado da Ciência deve ser baseado na interação educador/natureza, para uma compreensão do mundo, interpretando os fenômenos, a partir de uma postura investigativa e reflexiva.
A Prática de Ensino, desenvolvida durante o Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, viabiliza a atuação e reflexão dos futuros educadores dentro de um ambiente educativo por meio de uma parceria entre a Faculdade UnB Planaltina e o Centro de Ensino Médio Stella dos Cherubins Guimarães Tróis.
A partir dessa parceria foram identificadas questões relevantes para a comunidade, pela vivência local, pelo projeto político pedagógico e por discussões pedagógicas com os membros da escola; sendo a Educação Ambiental apontada como área de interesse comum por todos.
Fez-se importante nesta atuação a discussão do tema Cerrado a partir de uma contextualização local e aproximada da realidade dos estudantes proporcionando uma visão integrada e contextualizada do conhecimento em prol da conservação do meio ambiente e de seus recursos naturais.
A implementação do viveiro florestal no ambiente escolar foi uma ferramenta de ensino que possibilitou uma abordagem prática e reflexiva, uma aprendizagem significativa que contribuísse para a formação de cidadãos atuantes e conscientes em relação às questões ambientais.
METODOLOGIA:
Mediante o uso do viveiro florestal e a prática de ensino foi possível analisar a aprendizagem dos estudantes acerca do bioma Cerrado. Antes da intervenção dos futuros educadores os estudantes responderam a seguintes perguntas: O que é Cerrado?, Cite alguns exemplos de plantas do Cerrado e Cite alguns exemplos de animais do Cerrado.
Após a aplicação do questionário foi apresentado aos estudantes um mapa do desmatamento no bioma e discutida questões como a importância da água para a manutenção do bioma, os problemas ambientais que o lixo presente na rua pode causar e os danos gerados pela agricultura e desmatamento para a fauna e flora local. Por meio do viveiro os alunos puderam conhecer as espécies plantadas e acompanhar o estágio de desenvolvimento das mudas.
Os materiais necessários para o estabelecimento do viveiro na escola foram: substrato florestal ou agrícola que podem ser encontrados em lojas agrícolas, copos descartáveis presentes no lixo da escola, sementes que podem ser coletadas pelo educador ou obtidas através de projetos e viveiros florestais.
Consequente a intervenção dos futuros educadores os estudantes tiveram que responder o mesmo questionário e realizar um desenho sobre o tema.
O presente trabalho contou com a participação de três turmas - 105 estudantes.
RESULTADOS:
Para a pergunta ‘O que é Cerrado?’ os estudantes apresentaram argumentações aceitáveis para respostas que antes não eram aceitáveis, como por exemplo, o fogo está relacionado ao problema das queimadas, as poucas árvores estão relacionadas ao desmatamento e a pouca água está relacionada à necessidade de preservação e proteção do recurso.
Para a questão ‘Cite alguns exemplos de plantas do Cerrado’ os estudantes apresentaram aumento na quantidade de espécies aceitáveis e significativa melhora no número de citações.
A significativa melhora está relacionada ao uso do viveiro florestal como facilitador do processo de ensino.
Com relação à questão ‘Cite alguns exemplos de animais do Cerrado’ os estudantes reduziram a 0% a quantidade espécies não aceitáveis, porém mantiveram a quantidade de espécies consideradas aceitáveis próximas das quantidades anteriores.
Dos desenhos apresentados 64% foram considerados aceitáveis, apesar do resultado significativamente alto existe uma real preocupação com o processo de ensino e aprendizagem desses alunos.
CONCLUSÃO:
Após a intervenção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental apresentaram uma significativa melhora na quantidade de espécies arbóreas citadas que está relacionada ao uso do Viveiro Florestal no ambiente escolar.
A Prática de Ensino em Ciências possibilita refletir sobre a atuação do futuro educador e encontra estratégias diferenciadas de ensino da temática Cerrado, pela Educação Ambiental.
A Pesquisa viabiliza refletir sobre a importância do ensino para aprendizagem. Pelo desenho foi possível perceber a real relação que os estudantes possuem do abstrato com o concreto, ou seja, o conhecimento teórico nem sempre está relacionado com a realidade. Apesar dos estudantes apresentarem respostas consideravelmente aceitáveis para o questionário final, 36% apresentou desenhos incompatíveis com as características do bioma.
Os problemas encontrados na pesquisa estão relacionados ao tipo de foco e abordagem que foi realizada durante a atuação dos futuros educadores, sendo necessário ampliar tal abordagem pela prática, como por exemplo, visitas ao Jardim Zoológico, a Parques Ecológicos, e englobar a estruturação do Viveiro Florestal ao projeto político pedagógico da escola para fortalecimento do Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Prática de Ensino em Ciência, Viveiro Florestal, Bioma Cerrado.