63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes
MENSURAÇÃO DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS DO TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS NO PROJETO DO ANEL HIDROVIÁRIO METROPOLITANO DE SÃO PAULO
Juarez Aparecido Boaventura do Nascimento 1
Dewar Taylor Cerneiro Chávez 2
Walter Aloisio Santana 2
1. Graduando/ Faculdade de tecnologia de Carapicuiba - FATEC-CPB
2. Orientador Prof. Dr./ Faculdade de tecnologia de Carapicuiba - FATEC-CPB
INTRODUÇÃO:
O presente artigo é resultado da análise de fatores que subsidiam a utilização do projeto do anel hidroviário metropolitano de São Paulo, que visa utilizar o Rio Tietê como via, para o transporte de materiais perigosos na região metropolitana do Estado, que hoje tem em registros, 461 acidentes no ano de 2010, envolvendo materiais perigosos dos quais 230 ocorreram na região metropolitana (7943 km2 de extensão), área que concentra mais 20 milhões de pessoas (2 476,46 hab./km²). Neste contexto, o anel hidroviário se apresenta como uma alternativa de bom para os aproximadamente 14 milhões de toneladas de produtos com alto risco de contaminação e periculosidade em transporte inadequado.
O objetivo geral desta pesquisa é apresentar as condições operacionais do transporte para produtos perigosos, no Projeto do Anel Hidroviário Metropolitano, que integra a capital com os municípios da grande São Paulo, com o intuito de apresentar e determinar o transporte destes materiais, por meio do rio Tietê, como uma forma de possível adesão de padronização e qualidade, fato que, aumenta as chances de usualidade deste meio, onde pode ofertar diretrizes e regularizações para um melhor fluxo econômico e infra estrutural dos transportes em nível regional.
METODOLOGIA:
Inicialmente o artigo se da por embasado, em diversificados tipos de pesquisas bibliográficas, para melhor analise de vantagens qualitativas e quantitativas que oferece o modo hidroviário para o transporte de materiais perigosos e outros tipos de produtos, com ênfase na movimentação por meio de anéis viários. Seguidamente foi feito um levantamento de dados para determinar as possibilidades probabilísticas do uso desta modalidade, comparando-a com os outros meios mais tradicionalmente proporcionados em âmbito nacional. Utilizando assim para melhor visualização os mapas do rio Tietê na área metropolitana, que mostram registros das caraterísticas técnicas desta via com finalidade de verificar sua potencialidade para o transporte de materiais. Assim, neste contexto, podendo utilizar a analise desses parâmetros com a finalidade de mensurar a eficiência e eficácia, visando elencar o desempenho sustentável e efetivo do projeto, correlacionando às vantagens do transporte por meio do rio Tietê na região e as caraterísticas intrínsecas que os materiais perigosos possuem, para definir a potencialidade de risco na via, para o meio ambiente e para a sociedade.
RESULTADOS:
A análise de aceitação preliminar do projeto se baseia nas embarcações já utilizadas na via, movimentadas na região da Penha (Represa da Penha), na zona Leste da capital paulista até o Cebolão, em Osasco (união dos rios Tietê e Pinheiros). Os levantamentos batimétricos neste trecho apontam 0,80 m. de profundidade, o qual apresenta a possibilidade de navegação para embarcações de até 0,60 m de calado, fato que cabe ressaltar a necessidade de dragagem e manutenção em 68 pontos de desemboques das galerias especiais de afluentes, devido a grande quantidade de sedimentos e detritos arrastados pelos mesmos, que apesar de seus fatores negativos, aderem à correlação de boa operação, dados aos resultados positivos quanto ao planejamento de conservação das águas e efetivo auxilio a ordem econômica, social e ambiental, em que visando como uso de apoio, medidas mitigadoras para os impactos causados no projeto, como por exemplo, a apresentação da exploração da diminuição da demanda rodoviária causadora de impactos negativos.
As principais controversas em discussão ao decorrer do tema, são as verdadeiras possibilidades efetivas de ligações intermodais, o auxílio necessário para operações, o transbordo, a velocidade de movimentação, o nível de segurança da via e os investimentos necessários dispostos para implementação e manutenção desse sistema.
CONCLUSÃO:
A necessidade constante de melhorar o sistema de transporte em âmbito nacional ou estadual é substituída, no Brasil, por um palco necessidades adaptadas pelo governo, onde por meio de operações de manuseios e movimentação ineficazes, apresentam as visíveis situações de caos e improdutividade, como podem ser observadas hoje no transporte de materiais perigosos ou qualquer outro tipo de material no meio rodoviário da região metropolitana de São Paulo.
O dado estudo mensura as possibilidades de diversificação de modos de transportes, fato que pode conduzir para o melhoramento dos fluxos, exploração intermodal e sustentabilidade, com atenção ao atendimento da capacidade, escoamento, mobilidade, produção, meio ambiente e sociedade, com uso de anéis viários e transporte fluvial, proporcionado melhores ofertas para as demandas deficitárias e possibilidades econômicas e sustentáveis em constante declínio, com visão ao atendimento macro e micro regional.
Palavras-chave: Transporte de Produtos Perigosos, Aneis Viarios, Hidrovias.