63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
OS CONTOS LITERÁRIOS NUMA PROPOSTA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA DO PRÓ-LETRAMENTO |
MIRIAM GONÇALO SILVA DE MOUSINHO 1 JOSEFA BETANIA FERREIRA DA SILVA 1 MARIA DAS DORES PEREIRA DE SOUZA 1 MARIA MARTINS PEREIRA 1 |
1. PREFEITURA DO RECIFE 2. PREFEITURA DO RECIFE 3. PREFEITURA DO RECIFE 4. PREFEITURA DO RECIFE |
INTRODUÇÃO: |
CONSIDERANDO QUE A LEITURA MOTIVA E FACILITA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SÓCIO-CONSTRUTIVISTA ESSE PROJETO FOI PENSADO OBJETIVANDO DINAMIZAR, OPORTUNIZAR E DAR CONTINUIDADE À AQUISIÇÃO E A APROPIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA. A LEITURA DE CONTOS PROPORCIONA A INSERÇÃO DA CRIANÇA NO MUNDO LETRADO, MESMO QUE AINDA NÃO ESTEJA DECODIFICANDO SÍMBOLOS, ELA PASSA A REALIZAR A LEITURA DE IMAGENS E INTERPRETAÇÃO ORAL DE TEXTOS, DESCREVENDO OS CONTEXTUALIZADORES, SIGNIFICADOS E FAZENDO INFERÊNCIAS. SEGUNDO FRANCO (1988), LER É PREVER, PENSAR, INTERAGIR E QUE A LEITURA É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O AUTOR E LEITOR, MEDIDA PELO TEXTO. NESSA PERSPECTIVA TEMOS COMO META FORMAR LEITORES CONSCIENTES, REFLEXIVOS E CAPAZES DE POSICIONAR CRITICAMENTE COMO SER ATIVO NA SOCIEDADE COMPREENDENDO E FAZENDO USO DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA LEITURA E DA ESCRITA. |
METODOLOGIA: |
LEITURA DE CONTOS LITERÁRIOS PELA PROFESSORA EM SALA DE AULA, COMPREENSÃO DOS CONTEXTUALIZADORES, DEBATES, CONVERSAÇÃO, REFLEXÃO E PRODUÇÃO ESCRITA PELOS ALUNOS, FAZENDO UM RECONTO DOS CONTOS LIDOS. REGISTRAR ATRAVÉS DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS TODO O PROCESSO VIVENCIADO COM A TURMA 1º ANO/ 2º CICLO. |
RESULTADOS: |
ESTE PROJETO NOS PERMITIU CONCLUIR QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA O TRABALHO COM CONTOS LITERÁRIOS NO PROCESSO DINÂMICO QUE LEVA A CRIANÇA A CONSTRUIR SUAS HIPÓTESES E FAZER INFERÊNCIAS APÓS OUVIR E LER OS CONTOS. É COERENTE SALIENTAR QUE HOUVERAM AVANÇOS POSITIVOS NA AQUISIÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA, VISTO QUE OS ALUNOS QUE AINDA SE ENCONTRAVAM EM NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA AQUÉM DAS COMPETÊNCIAS PROPOSTAS PARA O CICLO EM QUE ESTAVAM INSERIDOS, DESENVOLVERAM A COMPREENSÃO TANTO ORAL QUANTO ESCRITA. |
CONCLUSÃO: |
EM NOSSA CULTURA, QUANTO MAIS ABRANGENTE A CONCEPÇÃO DE MUNDO E DE VIDA MAIS INTENSAMENTE SE LÊ; NUMA ASPIRAL QUASE SEM FIM QUE NÃO PODE E DEVE COMEÇAR NA ESCOLA, MAS QUE NEM COSTUMA ENCERRAR-SE NELA. POR SUAS FORMAS MÁGICAS E SIGNIFICADOS, OS CONTOS SÃO FONTES IMPORTANTES DE INSPIRAÇÕES INERENTES AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. VISTO QUE OS ALUNOS DESENVOLVERAM BEM A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS. |
Palavras-chave: ALFABETIZAÇÃO, PRÓ-LETRAMENTO, CONTOS. |