63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
“Projeto de Ensino de Física e Astronomia para Professores do Nível Médio da Rede Pública de Ensino: Módulo I – Física, Módulo II – Astronomia”
MAURO SEBASTIÃO MARTINS 1
1. Professor/E. E. Padre Sabóia de Medeiros – DE-SUL 1/SEE-SP
INTRODUÇÃO:
O referido Projeto de Ensino foi aplicado aos Professores das Escolas Estaduais da Diretoria de Ensino Região Sul 1 da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, no ano de 2010 quando exercia a função de Coordenador Pedagógico de Oficina, no âmbito dos cursos de atualização para professores da Educação Básica da área de Ciências da Natureza.
Trabalhando com quatro eixos educacionais: História da Ciência e Ensino, Interação Experimento e Teoria, Textos Paradidáticos, de Ficção e Didáticos de Ensino, Vídeos, Teorias e Psicologias de Ensino e Aprendizagem, Teorias da Comunicação e da Informação, procuramos testar a hipótese de melhoria do Ensino e da Aprendizagem, tendo como ferramentas: computador multimídia, data-show, recurso a pesquisa Internet.
METODOLOGIA:
Com uma média de vinte e cinco professores inscritos, estabelecemos um cronograma de doze aulas distribuídas por doze semanas, com uma aula de quatro horas por semana, às quartas feiras, no contra - fluxo do período de trabalho dos professores, foram desenvolvidas as aplicações de dois projetos de ensino: Ensino de Física e Ensino de Astronomia.
Com mídia de ensino contando com um computador multimídia e um projetor de slides, recursos de pesquisa na Internet, estruturei os planos de aulas que poderiam abrir as possibilidades de ampliação da pesquisa e do ensino e aprendizagem, utilizando textos e hipertextos em Word, PowerPoint, com recursos de Flash, Vídeos e Softwares Educativos.
A aplicação da História da Ciência aos conteúdos ensinados permitia a visão holística a partir da qual poderíamos descer as minúcias dos tópicos de ensino abordados. Escolhemos experiências proposta nos Cadernos de Ensino da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, complementadas com as experiências virtuais pesquisadas nos sítios da Internet, para testar a validade da melhoria da compreensão da teoria com a interação com a cultura experimental. O aprofundamento da leitura dos textos didáticos poderia ser melhorado com as transposições gradativas de textos paradidáticos, artigos de jornais e revistas científicas, textos e vídeos de ficção científica para os textos didáticos. Desenvolvi, com os professores, os Saraus de Leituras de Sala de Aula como método para as primeiras leituras de textos didático
RESULTADOS:
Os seminários e trabalhos dos professores das escolas, no final dos cursos, arquivados na Diretoria de Ensino Região Sul 1 – SEE-SP, evidenciaram a plena comprovação da hipótese do projeto de pesquisa que possibilitou o projeto de ensino, consolidados nos relatórios. Uma série de dados de cinco anos seria necessária para comprovar a hipótese em uma amostragem mais significativa e em campo ampliado. O ensaio de campo em um projeto aplicado aos alunos do ensino fundamental e médio é a próxima etapa, que deve ocorrer com a aplicação de outro projeto, Cultura Experimental, para a implantação e redimensionamento dos espaços de experimentação para as Ciências da Natureza e Matemática, nas escolas da rede estadual da referida diretoria de ensino. A mídia de ensino com o uso de microcomputadores multimídias e internet provaram ser mais eficientes que as mídias de ensino tradicionais. Outras ferramentas, tais como, câmeras fotográficas, com função de filmagem, o uso de memórias auxiliares, cdr-w, pen drive, demonstraram ser instrumentos muito úteis para a documentação dos projetos. Os recursos textuais com hipertextos abriram possibilidades quase infinitas de ensino e aprendizagem, com a malha de ligações e nós, de conhecimentos, armazenados na rede de computadores mundiais da internet, se produzida a filtragem no acesso aos links: institutos de pesquisa, universidades consagradas.
CONCLUSÃO:
Os projetos de ensino de Física e Astronomia aplicados aos professores do ensino fundamental e médio das escolas da Diretoria de Ensino Região Sul 1 – SEE-SP, com média de vinte e cinco professores inscritos por semestre, cursos de atualização, alcançaram o objetivo proposto, trabalhar com uma estrutura de ensino da sociedade da informação e comunicação, modulando as didáticas, técnicas e tecnologias de ensino para uma estrutura nova de ensino, que deve superar a velha estrutura educacional vigente, quando for implantada. A política educacional mínima para as mídias de ensino modernas deve ser estruturada com um conjunto multimídia por sala de aula, microcomputador e projetor de imagens, memórias auxiliares de armazenamento de dados, recursos de acesso à internet.
O ensino e a aprendizagem com a abordagem dos quatro eixos: História da Ciência e Ensino, Interação Experimento e Teoria, Textos Para-Didáticos, Ficção Científica e Textos Didáticos, e Teorias e Psicologias de Ensino e Aprendizagem, Teorias da Informação e da Comunicação, Aplicadas à Educação, melhoram significativamente, conforme demonstram os dados dos relatórios dos projetos de ensino aplicados.
Os projetos devem ser aplicados por mais cinco anos para a comprovação da hipótese em um campo ampliado de pesquisa. A etapa seguinte, o da aplicação do projeto pelos professores, aos alunos do ensino fundamental e médio, com a adequação dos espaços de experimentação, deverão comprovar a hipótese em uma amostragem possíve
Palavras-chave: – História da Ciência e Ensino, Interação Experimento e Teoria, Textos Para-Didáticos e Didáticos e Teorias de Ensino e Apre.