63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
A MATEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FISICA PRESENTE NOS EXERCICIOS: O QUE DIZEM OS ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR ZACARIAS DE GOIS (LICEU PIAUIENSE) |
Lucas Lima Pereira Cardoso 1 Leonardo Fernando de Sousa Araujo 1 Nayra Regianne Sobral Andrade 1 Raimundo Fagner Mendes da Silva 1 Ruth de Moraes Lima 2 |
1. Depto de Ciências Exatas e da Terra - IFPI 2. Profa. Especialista/ Orientadora - Depto de Formação de Professores (Inicial e Contínua) - IFPI |
INTRODUÇÃO: |
O ensino de Física vem se reduzindo ao aplicamento e memorização de formulas e repetições de exercícios, não se estabelecendo uma relação com os conceitos físicos, nem promovendo a reflexão e construção do conhecimento, criando assim um hábito onde os alunos decoram procedimentos para a resolução de problemas. Dessa forma não ocorre um real aprendizado. Nesse contexto, este trabalho se destina a verificar como ocorre a matematização do ensino de física, pois nos exercícios geralmente é dada uma prioridade as formulas e modelos matemáticos, não se estabelecendo uma relação entre os conceitos e fenômenos estudados. As informações foram obtidas dos alunos (1º e 3º ano) do ensino médio-integral da Unidade Escolar Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), com isso identificando as dificuldades apresentadas por esses alunos. |
METODOLOGIA: |
Para a realização desta pesquisa foi elaborado um questionário com perguntas fechadas e abertas onde os alunos responderam sobre como eram trabalhados os exercícios em sala de aula e como eram as aulas de Física ministradas para as turmas em estudo. A pesquisa foi realizada com 90 alunos da 1ª e 3º serie sendo todas as turmas de ensino médio-integral da Unidade escolar Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) localizada na região central de Teresina – PI. |
RESULTADOS: |
Dos alunos entrevistados 97% afirmaram que os professores associam as formulas aos conceitos físicos. Questionados sobre os procedimentos iniciais de seus professores 80% dos alunos colocaram que os professores associam conceitos e teorias as formulas para responderem os exercícios. Sobre as aulas, 46% dos alunos responderam que ocorre questionamento e analise dos conteúdos e 49% colocaram que os professores abre espaço para os alunos falarem. Foi perguntado aos alunos se os professores de Física davam mais enfoque à parte matemática (cálculos) ou a parte física (conceitos) e 69% responderam que a parte conceitual é mais focada. Perguntou-se se nos exercícios de Física se os alunos tinham dificuldades em operações matemáticas e 47% disseram que sim, muitos comentaram que essas deficiências vêm devido à falta de base matemática em anos anteriores. Perguntou-se também como seria um ensino de física menos matematizado e mais conceitual onde 63% dos alunos afirmaram que seria mais agradável e compreensível. Nas resoluções de problemas, 61% disseram que tem dificuldades em saber qual formula usar e 70% dos alunos responderam que ao resolver uma questão desenvolvem uma leitura e compreensão do enunciado do texto esquematizando todo o problema para depois aplicar uma formula. |
CONCLUSÃO: |
Os resultados obtidos foram proveitosos, foi demonstrada a existência de uma associação das formulas matemáticas com os conceitos físicos estudados na Unidade Escolar Zacarias de Góis tornando assim o estudo com um significado onde os alunos terão uma compreensão maior do que estão estudando, evitando assim aquele estudo sem sentindo em que o ensino de Física se reduz ao aplicamento de formulas que os alunos têm bastante dificuldade. Foram percebidas dificuldades em relação às formulas e deficiências matemáticas adquiridas nas series anteriores do ensino fundamental, os alunos já entram na instituição com essa falta de embasamento matemático prejudicando assim no ensino de Física no ensino médio. Uma interdisciplinaridade maior entre física e matemática poderá fazer uma associação melhor entre os conceitos físicos e as formulas matemáticas, buscando diminuir as dificuldades dos alunos quando se depararem com os exercícios de física. |
Palavras-chave: Conceitos físicos, Dificuldades, Exercícios de física. |