63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
PESQUISA E ENSINO: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ |
Camila Almada Nunes 1 Pedro Mansueto Melo de Souza 2 Rafael Sousa Ferreira 3 Silvia Maria Nóbrega-Therrie 4 |
1. Graduanda - Centro de Educação - UECE 2. Graduando - Centro de Ciências da Saúde - UECE 3. Graduando - Centro de Ciências da Saúde - UECE 4. Profa. Dra./Orientadora - Centro de Ciências da Saúde - UECE |
INTRODUÇÃO: |
As mudanças pelas quais vem passando os serviços de saúde apontam para a necessidade de formar profissionais da saúde com um novo perfil crítico e reflexivo. Considerando a importância da pesquisa para esta formação - quando o ensino articulado à pesquisa proporciona uma formação diferenciada - este trabalho buscou identificar e analisar a pesquisa na formação dos alunos de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE), tendo por base os documentos normativos que regem esse curso. |
METODOLOGIA: |
O estudo em questão caracteriza-se como uma pesquisa documental, do tipo descritivo, que no período de junho-julho de 2010 realizou coleta, leitura e análise dos seguintes documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Nutrição (DCN’s) e Projeto Político-Pedagógico do Curso de Nutrição da UECE (PPP). Esta iniciativa é parte integrante de uma investigação maior intitulada: “A pesquisa como princípio educativo: o ensino pela pesquisa e a gestão pedagógica dos saberes na docência universitária na área da saúde”, apoiado pelo Edital Universal do CNPq e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UECE com o processo n° 09503560-5. |
RESULTADOS: |
Da análise documental das DCN’s identifica-se a proposta de formar um profissional nutricionista com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e a atenção dietética. Manifesta igualmente a importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, exaltando-se a investigação como um eixo integrador que retroalimenta a formação acadêmica e a prática do Nutricionista. O documento enfatiza a prática dos conteúdos adquiridos através de atividades como: Monitorias, Estágios, Programas de Iniciação Científica e de Extensão. Contudo, estas atividades são classificadas apenas como atividades complementares, não compondo, obrigatoriamente, o currículo principal. O PPP, por sua vez, declara como objetivo do curso formar bacharéis nutricionistas com caráter generalista, com competências para atuar nas diferentes áreas de Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica e Saúde Coletiva, através de metodologias que visem um processo de ensino-aprendizagem que combine o conhecimento biológico ao crítico social. A análise das ementas das disciplinas contidas neste documento demonstra a existência de três disciplinas relacionadas à pesquisa, todas elas obrigatórias. São elas: Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica, ofertada no primeiro semestre, Investigação em Nutrição, ofertada no sexto semestre, e Monografia, ofertada no nono semestre. |
CONCLUSÃO: |
A Iniciação Científica seria outra atividade proposta pelo PPP com o objetivo de aliar os conhecimentos teóricos do aluno com a pesquisa, contribuindo para uma aprendizagem mais ampla do mesmo. Concluímos que o Curso de Graduação em Nutrição da UECE cria oportunidades pelo menos nas suas diretrizes oficiais (DCN/N e PPP) para que os alunos sejam formados em pesquisa. Embora as DCN’s não apontem de forma clara a necessidade de incluir atividades de pesquisa e Iniciação Científica no currículo principal do curso (indicação que entendemos não seja da alçada de um documento de referencia maior), no PPP ressalta-se a relação ensino e pesquisa na formação do nutricionista, proporcionando ao aluno um ensino crítico, reflexivo e criativo. |
Palavras-chave: Nutrição, Diretrizes Curriculares Nacionais, Projeto Político-Pedagógico. |