63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Trânsito e meio ambiente: seja um cidadão consciente!
Maria Zélia dos Santos 1,2
Maria da Conceição Bezerra 1,3
Betania Ribeiro da Silva 2,4
Elizabeth Maria da Silva 1,5
1. Secretaria de Educação da Cidade de Recife - PCR
2. Secretaria de Educação de Olinda - PMO
3. Secretaria de Educação de Camaragibe - PMCg
4. Secretaria de Educação do Estado de Pernanbuco
5. Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes - PMJG
INTRODUÇÃO:
O projeto trânsito e meio ambiente: seja um cidadão consciente! surgiu dos problemas causados pelas chuvas que caíram em nossa região durante o mês de junho de 2010. Os alunos ficaram bastante preocupados com os congestionamentos decorrentes das chuvas, que causaram grandes problemas para a comunidade. O trânsito, segundo eles, foi um dos mais prejudicados pelos deslizamentos de barreiras, erosão do solo e alagamentos que provocaram grandes engarrafamentos. Esses problemas foram observados, e os alunos começaram a questionar a relação direta do trânsito com o meio ambiente. Foi a partir dessas observações que realizamos pesquisas e debates para tentarmos compreender a necessidade de vivermos em um ambiente saudável e seguro em harmonia com o outro e com o trânsito. Para tanto foi preciso refletirmos e percebermos a relação trânsito e meio ambiente, compreendendo que em muitos casos os transtornos que enfrentamos no trânsito podem ser evitados, uma vez que os mesmos decorrem diretamente da relação e das agressões que causamos ao meio ambiente.
METODOLOGIA:
Com o intuito de alcançarmos nossos objetivos, desenvolvemos uma sequencia de atividades reflexivas. Por meio de pesquisas, observações, rodas de conversas e registros em um diário de bordo, os alunos passaram a compreender que todos os usuários das vias públicas estão constantemente em processo de interação social e que o mau uso das mesmas pode tornar o trânsito propenso a acidentes. Á medida que aprofundávamos nossa pesquisa percebemos que a poluição das vias, vem causado muitos prejuízos ao meio ambiente. O contato com o objeto de conhecimento, levou-os a reconhecer e sugerir medidas que visassem a diminuir o acúmulo de detritos nas vias. O uso de jogos, dinâmicas de grupo e trabalhos com músicas tornaram o aprendizado mais lúdico e proveitoso. A sistematização do projeto se materializou com a confecção de um livro, caminhada e panfletagem na comunidade e a participação na XV feira de conhecimento estadual, realizada anualmente pelo Espaço Ciência.
RESULTADOS:
Por meio desse projeto foi possível constatar que o contato com o objeto de conhecimento desperta no aluno a curiosidade de compreender e buscar soluções para os problemas existentes. A opção de um trabalho que partisse das inquietações dos alunos foi primordial para motivá-los a pesquisar, explorar e avançar em suas hipótese com autonomia. A medida que íamos refletindo sobre a problemática percebíamos que bastavam algumas mudanças simples de atitudes para amenizar os transtornos no nosso trânsito. A compreensão de que esses transtornos tinham relação direta com a forma com que nos relacionamos com o meio ambiente foi essencial para buscarmos e sugerirmos para a comunidade soluções simples e práticas.
CONCLUSÃO:
Proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de modificar as relações que mantemos hoje com o meio em que vivemos, foi muito importante para alcançarmos nossos objetivos, pois foi a partir dessa conscientização que conseguimos perceber nosso papel como agente transformador. Diante desse contexto ficou evidente a necessidade de assumirmos novas posturas, agindo com sensibilidade e responsabilidade sobre o meio que ocupamos. Os resultados demonstraram uma preocupação com uma mudança de atitude e de respeito a si próprio e aos nossos pares. A observação do trânsito local permitiu-nos refletir sobre os problemas e sobre possíveis encaminhamentos para solução dos problemas. Juntos pudemos constatar como o ensino de valores, atitudes e respeito ao meio ambiente pode contribui para o desenvolvimento de um cidadão mais justo, critico e conscientes de seu papel.
Palavras-chave: Trânsito, Meio Ambiente, Cidadania.