63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
Trânsito e meio ambiente: seja um cidadão consciente! |
Maria Zélia dos Santos 1,2 Maria da Conceição Bezerra 1,3 Betania Ribeiro da Silva 2,4 Elizabeth Maria da Silva 1,5 |
1. Secretaria de Educação da Cidade de Recife - PCR 2. Secretaria de Educação de Olinda - PMO 3. Secretaria de Educação de Camaragibe - PMCg 4. Secretaria de Educação do Estado de Pernanbuco 5. Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes - PMJG |
INTRODUÇÃO: |
O projeto trânsito e meio ambiente: seja um cidadão consciente! surgiu dos problemas causados pelas chuvas que caíram em nossa região durante o mês de junho de 2010. Os alunos ficaram bastante preocupados com os congestionamentos decorrentes das chuvas, que causaram grandes problemas para a comunidade. O trânsito, segundo eles, foi um dos mais prejudicados pelos deslizamentos de barreiras, erosão do solo e alagamentos que provocaram grandes engarrafamentos. Esses problemas foram observados, e os alunos começaram a questionar a relação direta do trânsito com o meio ambiente. Foi a partir dessas observações que realizamos pesquisas e debates para tentarmos compreender a necessidade de vivermos em um ambiente saudável e seguro em harmonia com o outro e com o trânsito. Para tanto foi preciso refletirmos e percebermos a relação trânsito e meio ambiente, compreendendo que em muitos casos os transtornos que enfrentamos no trânsito podem ser evitados, uma vez que os mesmos decorrem diretamente da relação e das agressões que causamos ao meio ambiente. |
METODOLOGIA: |
Com o intuito de alcançarmos nossos objetivos, desenvolvemos uma sequencia de atividades reflexivas. Por meio de pesquisas, observações, rodas de conversas e registros em um diário de bordo, os alunos passaram a compreender que todos os usuários das vias públicas estão constantemente em processo de interação social e que o mau uso das mesmas pode tornar o trânsito propenso a acidentes. Á medida que aprofundávamos nossa pesquisa percebemos que a poluição das vias, vem causado muitos prejuízos ao meio ambiente. O contato com o objeto de conhecimento, levou-os a reconhecer e sugerir medidas que visassem a diminuir o acúmulo de detritos nas vias. O uso de jogos, dinâmicas de grupo e trabalhos com músicas tornaram o aprendizado mais lúdico e proveitoso. A sistematização do projeto se materializou com a confecção de um livro, caminhada e panfletagem na comunidade e a participação na XV feira de conhecimento estadual, realizada anualmente pelo Espaço Ciência. |
RESULTADOS: |
Por meio desse projeto foi possível constatar que o contato com o objeto de conhecimento desperta no aluno a curiosidade de compreender e buscar soluções para os problemas existentes. A opção de um trabalho que partisse das inquietações dos alunos foi primordial para motivá-los a pesquisar, explorar e avançar em suas hipótese com autonomia. A medida que íamos refletindo sobre a problemática percebíamos que bastavam algumas mudanças simples de atitudes para amenizar os transtornos no nosso trânsito. A compreensão de que esses transtornos tinham relação direta com a forma com que nos relacionamos com o meio ambiente foi essencial para buscarmos e sugerirmos para a comunidade soluções simples e práticas. |
CONCLUSÃO: |
Proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de modificar as relações que mantemos hoje com o meio em que vivemos, foi muito importante para alcançarmos nossos objetivos, pois foi a partir dessa conscientização que conseguimos perceber nosso papel como agente transformador. Diante desse contexto ficou evidente a necessidade de assumirmos novas posturas, agindo com sensibilidade e responsabilidade sobre o meio que ocupamos. Os resultados demonstraram uma preocupação com uma mudança de atitude e de respeito a si próprio e aos nossos pares. A observação do trânsito local permitiu-nos refletir sobre os problemas e sobre possíveis encaminhamentos para solução dos problemas. Juntos pudemos constatar como o ensino de valores, atitudes e respeito ao meio ambiente pode contribui para o desenvolvimento de um cidadão mais justo, critico e conscientes de seu papel. |
Palavras-chave: Trânsito, Meio Ambiente, Cidadania. |