63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
Edizio José Barbosa dos Santos 1
Rosa Concessa Guerra de Melo 2
1. Universidade Estadual Vale do Acaraú
2. Profª Ms/Orientadora-UVA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho monográfico aborda a questão da afetividade no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização, aonde focalizamos o cotidiano escolar da rede de ensino municipal do Recife, tendo como objetivo analisarmos a relação professor/aluno no tocante a afetividade na alfabetização, e apoiando-me na teoria do desenvolvimento de Henri Wallon e outros teóricos. Procuramos visualizar a afetividade como processo de integração nas relações interpessoais positivas, construídas de forma pedagógica, como aceitação e apoio possibilitando assim o sucesso dos objetivos propostos, dentro desta temática procuramos trazer à tona a conscientização da afetividade no sentido de romper os obstáculos da deficiência da aprendizagem. Após a pesquisa bibliográfica realizamos a investigação de campo, ou empírica, aonde tivemos o apoio das professoras que contribuíram de forma significativa, podendo assim concluir que sendo a escola o primeiro agente de socialização da criança fora do círculo familiar, torna-se a base da aprendizagem se oferecer todas as condições para que a criança sinta-se segura e protegida. Nas duas atividades que realizamos constatamos que a afetividade encontra-se inserida no contexto do ensino- aprendizagem desses alunos.
METODOLOGIA:
A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada em uma escola Pública Municipal da Cidade do Recife-Pe, utilizando o estudo de caso que “envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento” (MINAYO, 2007; LAKATOS et al,1986), em uma sala de alfabetização, por um periodo de um ano de observações e entrevistas. A pesquisa de campo foi planejada em 06 encontros com as 17 crianças e a professora da turma, inicialmente com a observação das crianças dentro e fora do espaço escolar. A finalização deu-se a partir do quinto encontro, aonde realizamos uma atividade lúdica trabalhando assim a afetividade através das tirinhas, antes de iniciar se fez uma explosão de idéias com o significado da palavra “Afetividade”. A última visita a escola foi para aplicar o questionário com a professora da turma e com outras professoras que também fazem parte do ensino infantil, e foi recebido pelos alunos anteriormente da alfa e hoje alunos da 1ª série do ensino fundamental de forma calorosa expressando assim a afetividade e um deles deu-me um abraço solidificado a relação professor aluno no exercício da aprendizagem.
RESULTADOS:
Confrontando as três etapas de realização deste trabalho, na sua fase teórica a descoberta da valorização da afetividade por alguns teóricos que muito contribuíram para ciência no campo educacional de forma espetacular. No exercício pratico, observamos uma pedagogia voltada para o amor, na construção de uma sociedade fraterna e solidaria. Analisando o processo de ensino-aprendizagem, podemos afirma que o papel da educação perpassa o simples ato de transmitir conteúdos, a comunicação entre professor e aluno só se processa produtivamente quando leva em conta a motivação, transformando por sua vez a aula mais agradável. Obtivemos resultados altamente satisfatórios, em especial a afetividade entre o professor e o aluno obteve o apoio das professoras que contribuíram de forma significativa, e a participação dos alunos e das alunas neste estudo que revelaram por sua vez sentimentos de tonalidade agradável às suas vivencias no contexto escolar, Em geral percebei de forma satisfatória que as seis professoras disseram que os efeitos ocorridos no campo afetivo entre professor-aluno ficam registrados para toda vida, estabelecendo assim, o fortalecimento de uma relação interpessoal positiva entre ambos no processo de ensino-aprendizagem, no saber ouvir, no exercício da cidadania.
CONCLUSÃO:
Através deste trabalho, tivemos a oportunidade de estudar um pouco da visão de alguns teóricos ao quais se interessam pela temática pertinente ao nosso objeto de estudo.Os sentimentos revelados em relação à alfabetização mostram que essas crianças encontram-se abertas ao conhecimento, às relações interpessoais, valorizando a escola, a professora e os colegas, e estão com muita vontade de aprende. Por outro lado e de se saber que existe um crise de existência em relação à escola como um todo, violências, desrespeitos, compromisso e falta de comunicação constituem um marco para se realizar uma reavaliação da escola.
Ao analisarmos a relação entre o ensino-aprendizagem, estaremos construindo outra visão de escola publica, verificamos hoje a importância do que foi colocar a responsabilidade da alfabetização nas mãos do município, encontramos uma educação eficiente e de qualidade, principalmente no tocante a afetividade. Sabendo se que ensinar é, sobretudo um encontro entre pessoas. podendo assim concluir que sendo a escola o primeiro agente de socialização da criança fora do circulo familiar, torna-se a base da aprendizagem se oferecer todas as condições para que a criança sinta-se segura e protegida.
Palavras-chave: afetividade, ensino-aprendizagem, professor-aluno.