63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
LEITURA E ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Jaqueline Freire Bispo 1
Elizete Pereira da Costa 1
Alice Gabriela Campos de Almeida 1
Juliana Lemes Izeploski 1
Paula mattos da Cunha 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho elaborado na disciplina Fundamentos e Metodologia de Linguagem II, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso tem o objetivo de discutir sobre os métodos para o ensino de leitura e escrita em seus vários aspectos, a partir da observação de crianças na faixa etária de 5 e 6 anos,da escola Octayde Jorge da Silva. Dentro da sala de aula o enfoque principal do ensino da leitura e escrita é a norma culta, que muitas vezes tem desprivilegiado a criatividade da criança reconhecendo a arte da utilidade literária.
METODOLOGIA:
Para realizarmos este trabalho, adotamos a seguinte metodologia: Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma observação dirigida em maio de 2010 na escola Octayde Jorge da Silva, localizada no bairro Tancredo Neves, na cidade de Cuiabá-MT, na turma de alfabetização, do período matutino, composta por crianças de 5 e 6 anos, a observação foi dividida em etapas, como na realização de atividades pedagógicas em grupo, ensaio de músicas com coreográfica, contação de histórias, e linguagem visual por meio da obra “Ronda Infantil” de Candido Portinari.para abordar os temas propostos, seguimos os seguintes critérios: Observar e registrar o comportamento e atitudes dos educandos, através do registro escrito ou fotografado; analisar qual o método utilizado pela professora; integrar as observações realizadas aos conteúdos estudados na disciplina Fundamentos e Metodologia de Linguagem II.
RESULTADOS:
Vendo a realidade na sala de aula, e acompanhando as atividades desenvolvidas o que ocorre é o um massacre de mentes, quando na realidade deveria ser diferente. A introdução do ensino das artes-visuais e o contar história resgatam toda a carga cultural e história da criança fazendo aflorar todos os sentidos que empregamos para compreender o mundo. Este aflorar é conhecido como letramento, é adentrar o texto indo além do decodificar as letras, mas compreender o que de fato o autor do texto anseia em comunicar ao seu receptor. O letramento é a verdadeira compreensão do texto e faz ascender o desejo do leitor de ser também um escritor e assim expor suas idéias e anseios sobre o mundo que o cerca. Ser alfabetizado não significa apenas dominar um mecanismo, mas ser letrado é ter o domínio da própria leitura transformando em escrita. Dessa forma, a criança será agente ativo da história e novo formador da cultura agindo dialeticamente sobre a sociedade.
CONCLUSÃO:
Esta pesquisa teve grande importância e vem proporcionar aos acadêmicos de Pedagogia, e quem se interessa pelo assunto, vivenciar a realidade do cotidiano escolar, no que se refere à aprendizagem, para que possamos colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso, enriquecendo nosso fazer pedagógico. Também é bastante oportuna por se tratar de temas relevantes para toda a sociedade, seja a família, a escola ou a comunidade. Tem a oportunidade de levar às pessoas a compreensão dos estágios de aprendizagem da criança, de posse disso, compreendemos que a criança tem características próprias de sua idade, permitindo reconhecer sua individualidade, assim contribuímos com a formação dos pequenos, para que sejam no futuro pessoas críticas autônomas, capazes e mais felizes.
Palavras-chave: Métodos de ensino, Letramento, Aprendizagem.