63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
FILMES DE CIDADANIA: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DA EDUCOMUNICAÇÃO |
Esdras Martins Júnior 1 Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril 2 |
1. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, PPGEC, UnB 2. Prof. Dr./Orientador - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, PPGEC, UnB |
INTRODUÇÃO: |
Uma das formas de se repensar a prática pedagógica é problematizar conhecimentos associando-os às ferramentas comunicacionais. O objetivo principal da pesquisa foi avaliar os efeitos da aplicação de metodologia da Educomunicação, com ênfase na produção de vídeos amadores, na abordagem dos princípios da Educação Ambiental e da Proposta CTS. A relevância da pesquisa está na reflexão que fizemos sobre toda a problematização gerada na confecção de vídeos amadores e, consequentemente, sobre a promoção e a socialização dos conhecimentos dos sujeitos aprendizes para a tomada de consciência acerca da realidade socioambiental local com perspectiva global. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública do Distrito Federal, com os alunos do ensino médio do turno noturno. A amostra, além dos servidores da escola, agregou todos os alunos frequentes do respectivo turno disponíveis em uma turma de EJA e cinco turmas regulares de ensino médio: uma de primeiro ano, duas de segundo ano e duas de terceiro ano. Cada turma possuía, aproximadamente, 35 alunos, em um total de 206 alunos. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa constituiu-se de um estudo de caso onde foi feita uma análise qualitativa, tendo como foco o ambiente natural como sua fonte direta de dados, e o pesquisador como seu principal instrumento de avaliação. Na análise, foram abordados os resultados adquiridos e percebidos durante todo o processo de criação dos vídeos educativos por parte dos alunos. Com uma pesquisa qualitativa, fizemos um levantamento sobre o perfil dos atores escolares, o que nos permitiu traçar um diagnóstico sociocultural e pedagógico, abrangendo a escola e a comunidade. Foi utilizado um questionário semiestruturado, contendo 31 questões, nas quais abordamos aspectos relativos à visão de alunos, professores e demais funcionários em relação à escola, à comunidade, aos conhecimentos tecnológicos e à situação socioeconômica dos alunos e familiares. Foram desenvolvidas fichas de avaliação qualitativa derivadas das principais variáveis de análise referentes às teorias mencionadas, com a utilização da escala likert. Formaram-se, após o treinamento inicial, grupos de intervenção para a análise de situações socioambientais na própria comunidade. A ação desencadeou a elaboração de roteiros, a captura de imagens em campo, a adequação curricular e a edição dos vídeos. Os pilares da pesquisa recaíram sobre o diagnóstico de problemas, motivação e capacitação da comunidade escolar; produção dos vídeos; apresentação dos vídeos; e avaliação global e final do processo. |
RESULTADOS: |
Cada grupo escolheu, de forma autônoma, um tema a ser trabalhado, dos quais podemos destacar: a conservação do Parque do Cortado em Taguatinga, o ambiente da própria escola, o problema do lixo local e da usina de lixo de Ceilândia, a questão da pichação, a questão do lixão do bairro estrutural, a emissão de gás carbônico e efeito estufa, reciclagem, dentre outros. O projeto aplicado capacitou professores, alunos e membros da comunidade local para práticas da Educomunicação socioambiental, induzindo o debate interdisciplinar, buscando unir as novas tecnologias, neste caso à elaboração de vídeos educativos, com a utilização de filmadoras, câmeras digitais e até mesmo celulares, com o fim de entender melhor e perceber a importância da Educação Ambiental nos dias atuais, bem como para a vida. Os alunos puderam entender a nocividade que as relações do homem com o meio ambiente podem causar. Durante a realização do trabalho, percebeu-se que ele gerou maior integração, comunicação, debate, criatividade, ação e capacitação, tanto de professores como de alunos. |
CONCLUSÃO: |
A consecução do projeto possibilitou aos atores escolares relacionarem suas experiências com o conteúdo aprendido, adquirirem novos conhecimentos, e obterem, assim, recursos relevantes que incluem tanto o domínio do saber tradicional quanto o saber científico. Por sua vez, o trabalho com Educação Ambiental e Educomunicação deu-nos a oportunidade de desenvolvermos as aptidões multidisciplinares dos alunos, auxiliando-os na formação de cidadãos com consciência ética e social sobre os problemas ambientais e sociais, tornando-os mais participativos, críticos e interventivos para a solução de problemas. Enfim, o letramento oportunizado pela Educomunicação se apresentou mais significativo que as metodologias tradicionais, permitindo que os aprendizes relacionassem, com mais legitimidade, o conhecimento acumulado com as descobertas, com as pessoas e com o meio que os cerca, ao aprender fazendo, ao associar as terias às práticas. Tudo isso ocorreu porque um trabalho que problematiza a prática e cria estratégias bem sucedidas, favorece a contextualização, a interdisciplinaridade, a qualidade, o diálogo, a motivação e a cidadania. |
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Educomunicação, Educação Ambiental. |