63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
PROJETO PIBID: QUÍMICA POR MEIO DE EXPERIMENTOS SOBRE CORROSÃO |
Sandra Regina Longhin 1 Felipe Ragner Caetano da Costa 2 Alinne Marciano Batista 3 |
1. Profa. Dra / Orientadora - Departamento de Engenharia Química, Matemática, Física e Química 2. Licenciando em Química - Departamento de Engenharia Química, Matemática, Física e Química 3. Licencianda em Química - Departamento de Engenharia Química, Matemática, Física e Química |
INTRODUÇÃO: |
A Química é uma ciência essencialmente experimental, muitas vezes abordada apenas em seu aspecto teórico, tornando-se de difícil compreensão. Quando o ensino está pautado apenas em memorização de equações e nomes, torna-se desprovido de significado conceitual. A realização de atividades experimentais leva a formação de conceitos fundamentais para a compreensão da química como ciência básica. O relacionamento de conceitos químicos com aspectos presentes nas experiências diárias vividas pelo aluno permite a aprendizagem significativa e o envolvimento com a ciência e a tecnologia. A partir de situações problema como a corrosão, um processo relacionado diretamente com a ação química sobre os metais, possibilita-se ao aluno o reconhecimento, a interpretação e a proposição de modelos com enfoque para o estudo de reações de oxirredução. Assim, esse trabalho tem por objetivo o Ensino de Química por meio da experimentação, utilizando-se de matéria de baixo custo, voltado à construção de conceitos relativos a processos de oxirredução e abordando os aspectos sócio-econômicos, proporcionando a compreensão da importância do tema, com o entendimento da ocorrência e consequência, por meio de intervenções didáticas, aplicadas em turmas destinadas a Jovens e Adultos da corrosão. |
METODOLOGIA: |
A escola selecionada tem como público alvo estudantes jovens e adultos, que participam do EJA. A pesquisa foi dividida em três momentos: 1) delimitação temática e escolha dos experimentos a serem desenvolvidos; 2) visita in loco para avaliação do espaço escolar e avaliação das práticas de ensino; 3) intervenções didáticas. Após esta etapa, foi realizado a delimitação do tema para o desenvolvimento da atividade experimental na escola juntamente com os professores orientadores. A pesquisa bibliográfica se baseou na literatura referente à experimentação no ensino de química sobre processos oxidativos dos metais a fim de se trabalhar a temática a corrosão. Foi feita uma seleção do referido material, o mesmo foi testado nos laboratórios da PUC Goiás, a partir do qual se elaborou um plano de trabalho, com roteiro experimental e com questionário, cuja finalidade era a avaliação relativa aos conceitos abstraídos a partir da realização do experimento, pautado na articulação de aspectos teóricos e práticos com a contextualização do mesmo. |
RESULTADOS: |
Com início em setembro de 2010, teve sua aplicação em uma turma do segundo período do Centro de Educação de Jovens e Adultos em Goiânia, com a participação de 32 alunos. A turma selecionada para aplicação da pesquisa caracteriza-se por alunos na faixa etária de 15 a 20 anos (3%); de 20 a 25 anos (50%); de 26 a 30 anos (21%) e acima de 30 anos (26%). Os alunos de um modo geral trabalham e não dispõem de tempo para estudos extraclasses. Ao avaliar as concepções destes observou-se que possuem conhecimento de senso comum sobre corrosão como o que acontece quando os metais estão expostos ao ambiente (ex. água) e como prevenir da oxidação, mas não dispõem conhecimento sobre a fundamentação química do processo em geral. Após esta avaliação, foram abordados os conteúdos e os alunos se mostraram participativos. Em seguida, foi realizado o experimento relativo à corrosão da palha de aço conservada no interior de uma seringa para se observar o processo de formação da ferrugem. Foi solicitada aos alunos a observação dos fenômenos químicos envolvidos, assim como também o detalhando das etapas da montagem do experimento. Nesta avaliação foi observado que 60% dos alunos participaram efetivamente das aulas, 35% ficaram calados e observaram e os 5% estavam dispersos e pouco interessados. |
CONCLUSÃO: |
Considerando a aplicação dos experimentos de baixo custo, que envolvia uma temática do dia a dia dos alunos, conclui-se que a participação e aprendizagem dos mesmos foi significativa, pois as respostas das atividades em sala de aula mostraram que eles compreenderam os conceitos básicos e elementares sobre o processo de corrosão. Assim sendo, novos experimentos necessitam ser desenvolvidos e executados para corroborar com a formação do conhecimento químico. |
Palavras-chave: ensino de jovens e adultos, ensino de química, corrosão. |