63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
A CONTRIBUIÇÃO DO AMBIENTE MULTIMÍDIA PARA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PROEJA |
Simone Pires Monteiro 1 Maria Margarida Machado 2 |
1. Graduanda de Pedagogia, Faculdade de Educação – UFG 2. Profª. Drª. / Orientadora – Faculdade de Educação – UFG |
INTRODUÇÃO: |
O ambiente multimídia Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é o objeto de análise desta pesquisa de iniciação científica. Tem como foco de análise a investigação da utilização do Portal, em especial do Estado de Goiás (www.forumeja.org.br/go). Ainda como objeto desta pesquisa buscou-se contribuir na alimentação desse sítio, tal atividade contribuiu de forma decisiva para o acesso às produções que abordam a temática e apresenta as experiências da EJA em Goiás. |
METODOLOGIA: |
Os recursos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram a partir de referências bibliográficas, documentos oficiais e informações obtidas em questionários e entrevistas aplicadas aos professores e gestores que atuam no Fórum Goiano de EJA. Foram aplicados questionários a 18 sujeitos que atuam no campo da EJA, contendo dados de identificação pessoal, formação e atuação profissional. As entrevistas tiveram como foco o uso do computador, da internet, se os sujeitos sentem-se confortáveis utilizando estes instrumentos enquanto uso para formação continuada, como avaliam o portal e qual a necessidade do gestor e professor de EJA que o Portal não supre. |
RESULTADOS: |
Dos questionários aplicados foi possível observar que todos os educadores têm acesso a recurso informatizado. 70% são pós-graduados em educação, 56%acessam conteúdos em EJA e 43% pesquisam materiais específicos de estudo em EJA. Para 47%o espaço multimídia é o que possibilita acesso à formação continuada e 44% responderam que existem necessidades a serem supridas por esse espaço multimídia. A partir do questionário obtivemos informações sobre a avaliação do Portal com 72% indicando-o para uso e 28% avaliando-o positivamente. Quanto as necessidades do educador de EJA que o portal não supriu, 44% sugeriram incorporar no Portal espaço de trocas de experiências/diálogo, oferta de material pedagógico e didático específico de EJA, espaço para uso dos educandos, contemplar os projetos de PROEJA do IF Goiás do estado e município e suporte para a atuação do professor de EJA com articulação dos educandos. |
CONCLUSÃO: |
Foi possível observar que os educandos são sujeitos com habilidades desenvolvidas para pesquisa de conteúdos na rede virtual, vêem sentido na formação continuada via EAD e fazem uma avaliação positiva sobre o portal enquanto ferramenta importante de pesquisa e espaço de integração o que favorece a formação de novos valores e novas práticas ante a realidade social. |
Palavras-chave: Formação de professores, Ambiente virtual multimídia, Proeja. |