63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
TRATO PEDAGÓGICO COM O JOGO NAS INTERVENÇÕES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COM UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Neyla Carolina dos Santos Marques 1 Daiara Nascimento Almeida 1 Martha Benevides da Costa 1,2 |
1. UNEB 2. Profa. Ms./ Orientadora - Depto de Educação |
INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho, relatamos nossa experiência enquanto bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência), detalhando as intervenções realizadas na primeira unidade letiva de 2011 com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola pública estadual da cidade de Alagoinhas-BA. Demos início a nossa prática pedagógica tematizando os jogos cooperativos com o objetivo de que a sistematização desse conhecimento promova a mudança da realidade cotidiana no que se refere às relações entre os alunos e porque o jogo já fazia parte do repertório de experiências dos alunos com a Educação Física, ou seja, há uma aproximação com a realidade. Com este resumo, intencionamos compartilhar o resultado das vivências para mostrar que é possível dar aulas seguindo práticas pedagógicas críticas e, ainda, legitimar a disciplina de Educação Física como componente curricular que contribui na humanização dos alunos da Educação Básica. |
METODOLOGIA: |
Temos como referência para elaboração do Projeto de Ensino-Aprendizagem, planos de unidade, planos de aula e encaminhamento das intervenções a Pedagogia Histórico-Crítica, especificamente as obras de Saviani (2008) e Gasparin (2009). Estes autores nos ajudam a entender que para intervir no ambiente escolar é necessário conhecer a realidade dos alunos, para o que fizemos observações e entrevistas antes de planejar; mobilizar os alunos para se envolver com o conhecimento escolar, o que foi feito na primeira dinâmica realizada com os estudantes em aula; apresentar o conteúdo, concretizado a partir da experimentação de um jogo cooperativo cuja discussão possibilitou fazer um levantamento sobre o que estes já sabem sobre o tema abordado, no qual os alunos escreveram sobre o seu próprio conceito de jogo; para que, assim, possamos acrescentar saberes e dialogar, sistematizando e ampliando o conhecimento existente, o que se buscou no processo de problematização dos conhecimentos prévios dos estudantes e com a tematização do jogo através de atividades teórico-práticas: leitura de textos sobre os tipos de jogos e suas características, apresentação de tipos de jogos e reflexões sistemáticas sobre estes. |
RESULTADOS: |
Durante nossas aulas os alunos apesar de, às vezes, dispersos, mostram interesse em participar das atividades propostas. Essa postura não é notada nos alunos mais velhos, repetentes, o que pode ser resultado do sucessivo fracasso escolar.Temos utilizado o diálogo para tentar envolvê-los e sanar acontecimentos indesejáveis. Os alunos demonstraram uma timidez inicial, porque a maior parte da turma é advinda de outras escolas. Com o decorrer das aulas, o distanciamento foi superado. Na expressão dos conhecimentos prévios, notamos que os alunos confundiam o conceito de jogo com o de esporte. Após as intervenções, os mesmos passaram do conhecimento do senso comum para o conhecimento sistematizado, desta forma pudemos perceber durante algumas discursões e atividades realizadas em sala, que estes já entendem o conceito de jogo, bem como sabem exemplificar, executar e identificar, desta forma podemos dizer que eles já não mais demonstram dúvidas antes pertinentes sobre a diferença entre jogo e esporte. |
CONCLUSÃO: |
Tentamos mostrar aos alunos a importância do conhecimento do jogo na vida cotidiana, visto que os jogos têm regras a serem obedecidas, construídas, legisladas e confrontá-las com a realidade social que, por sua vez, também possui normas convencionadas. Na síntese, os alunos mostram que compreendem as características dos diferentes tipos de jogos trabalhados: tradicionais, intelectuais, competitivos e pré-desportivos. Sobre os jogos cooperativos, eles mostram que internalizaram o conceito, visto que em um determinado momento em que um grupo teve dificuldades todos os alunos se disponibilizaram a ajudar. A forma como o jogo foi tematizado como conteúdo da Educação Física já torna possível perceber um maior respeito dos alunos para com essa disciplina. |
Palavras-chave: Escola, Prática Pedagógica, Jogos. |