63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A formação de professores em Mato Grosso (1914 -1933)
Maria Teresinha Fin 1
Kelen Vírginia Lisboa Rezende 1
Elizabeth Figueiredo de Sá 1,2
1. Instituto de Educação-UFMT
2. Prof. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
O trabalho tem o propósito de trazer uma análise e discussão sobre a formação de professores, especificamente da Escola Normal de Cuiabá, no período de 1914 a 1933. Os governantes republicanos acreditavam que a formação de professores era necessária para solucionar os problemas vivenciados no ensino e preencher lacunas existentes no preparo do corpo docente. A pesquisa tem como objetivo perceber, através dos Regulamentos da Escola Normal, como procedeu o processo de formação inicial dos professores, no período de 1914 a 1933. A grande relevância desta pesquisa deve-se ao ineditismo da proposta, considerando a ausência de estudos sobre o tema, bem como a sua incorporação num projeto maior O ideário Escolanovista em Mato Grosso (1920 a 1945) aprovado pela PROPeq/UFMT.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se de fontes documentais localizadas na Escola Estadual Presidente Médice, no Arquivo Público de Mato Grosso e no Banco de dados do GEM/UFMT (Grupo de Educação e Memória), tais como: Regimento interno da Escola Normal, Relatórios de Presidentes do Estado, diretores e inspetores escolares. O levantamento bibliográfico, artigo, livros, dissertação de mestrado e tese de doutorado, que permitiram a análise, interpretação e discussão sobre a formação de professores, em consonância com os diferentes momentos, ideológicos e sociais em que esta formação foi ganhando novos contornos e encaminhamentos. Tanto as leituras como a análise documental refere-se especificamente à formação de professores na Escola Normal de Cuiabá MT e processo de implementação da mesma.
RESULTADOS:
No interesse de melhorar a formação de professores para atuarem na instrução pública, constitui-se em 1914, no Governo de Joaquim da Costa Marques (1911-1915) um novo regulamento (Decreto nº 353) alterando a duração do curso para 4 anos e inserindo no programa da Escola noções de psicologia e higiene. Sua estrutura foi mantida até o governo de Pedro Celestino (1922-1926), em 1923, comunicou novas orientações à formação inicial para professores. Introduziu uma reforma na Escola Normal de Cuiabá, contando com uma nova administração de técnicos especializados, fez modificações no programa, inseriu a cadeira de metodologia didática que iria contribuir para a formação teórica e prática e psicologia passou a ser cadeira integrante do programa. Em 1926, no governo de Mário Correio da Costa (1926-1930.), o regulamento da Escola Normal é reformulado por meio do Decreto de nº 742. Com as novas idéias pedagógicas circulando pelo país, Mato Grosso não se manteve alheio ao movimento educacional, além da reforma de 1927 da Instrução Pública Primária, repensou na reestruturação da formação inicial. Em 1933, o Doutor Leonidas Antero de Matos (1932-1934), deu um novo olhar na formação de professores, por meio do Decreto de nº 271, introduzindo a cadeira de História da Educação.
CONCLUSÃO:
A análise realizada nos documentos oficiais possibilitou a compreensão de que a formação inicial para professores caracterizou-se por um processo constituído de rupturas e interrupções. Os Regulamentos sofreram alterações significantes a respeito da formação inicial. As reformulações possuem inúmeros aspectos positivos, desde a preocupação da alteração do curso para quatro anos de duração até a inserção do ideário escolanovista. Mesmo com as rupturas no decorrer do processo, a Escola Normal de Cuiabá passou por um período de expansão e desenvolvimento, formou um número considerável de professores para atuarem no ensino público matogrossense. Os professores tinham que ter em vista não somente o Ensino Normal como iniciação intelectual, mas a aquisição de uma técnica profissional para atuarem no ensino público de Mato Grosso.
Palavras-chave: Escola Normal, Regulamentos, Professores.