63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 1. Lingüística Aplicada
ORALIDADE: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR NA SALA DE AULA DO PROEJA
Magda Renata Marques Diniz 1, 2
Maria do Socorro Ferreira dos Santos 1
Ivanice Borges Lemos 1
Patricia Lins de Arroxelas Galvão 1
Ana Priscila Griner 2
Maria da Penha Casado Alves 3
1. IFAL
2. UFRN
3. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Letras - UFRN
INTRODUÇÃO:
No Brasil, as aulas de Língua Portuguesa (LP), em especial nas últimas duas décadas, passaram por refinada reflexão em se tratando do que é mais relevante para o sujeito que aprende (IRANDÉ, 2007). Nesse sentido, pensar atividades de LP, principalmente para alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Marechal Deodoro, remete à investigação do modo mais adequado para assegurar, ao final, assimilação mais significativa e produtiva dos discentes em relação a estudos de linguagem. Assim, objetivou-se incentivar a oralidade dos alunos do 2º módulo, curso Hospedagem, com textos já conhecidos acerca da temática “Artesanato e suas particularidades” para serem mostrados à sociedade deodorense, integrando “os conteúdos da escola” com a realidade da comunidade, por meio da interdisciplinaridade (BAKHTIN, 2010; SCHNEWLY & DOLZ, 2004). A “I Mostra de Arte-educação do PROEJA” foi proposta pelo Grupo de Estudos sobre o PROEJA do referido Campus cujo evento foi o marco para iniciar pesquisas na EJA.
METODOLOGIA:
A pesquisa do tipo qualitativo e quantitativo utilizou questionário, com perguntas abertas, elaborado por 2 turmas – 50 alunos e 3 professores – e aplicado à comunidade deodorense cujos critérios de seleção foram o reconhecimento dos sujeitos frente ao trabalho com a temática “Artesanato e suas particularidades”. Os alunos ficaram divididos em Artesanato em Madeira; Perfume Artesanal; “Desfilé”; Roupas de Filé; e Pesca Artesanal. Todo o evento foi planejado através de Regulamento próprio. Este instrumento foi produzido coletivamente pelo Grupo e ratificado por meio de Programação, afixada em cada sala. Em aulas subsequentes, os grupos reuniram-se para transformar os conteúdos escritos em textos orais. Depois, ao Laboratório de Informática, acrescentando fotos e o que fosse pertinente ao trabalho. Entende-se, nesta pesquisa, a palavra “filé” como certo trabalho manual com agulha e rede feita à mão, o qual forma desenhos e é geralmente usado para fins decorativos. Feitas as edições dos textos, foram gravadas em mídia ou enviadas ao email institucional dos professores, para receber intervenções linguísticas e/ou estéticas. Por fim, no evento, as atividades desenvolvidas foram apresentadas ao público presente. Na semana seguinte, os professores e alunos fizeram autoavaliação.
RESULTADOS:
De caráter interdisciplinar e articulador do ensino, da pesquisa e da extensão da Escola – Língua Portuguesa, Química, Informática, Psicologia, Biologia e Técnicas de Administração, essas disciplinas tiveram o intuito de dialogar entre si, a fim de valorizar e valorar conhecimentos sociais e profissionais dos alunos do PROEJA. Eles puderam além de apresentar, vender, negociar, tornar visível o próprio produto confeccionado, dialogar com os diversos saberes. De acordo com os textos produzidos oralmente, percebeu-se que os gêneros: entrevista, exposição oral e até “desfile de moda” – pois havia um locutor falando de cada modelo de roupa, quem o confeccionou, sobre moda para o verão 2011 no momento do desfile – proporcionaram maior interação entre a língua oral com o objetivo da Mostra. Vale salientar que para esse Programa, além de ser facilitadora quando se pretende expor material produzido a um público externo, a oralidade não é tão complexa quanto à língua escrita, segundo esses jovens e adultos. Também, nesta modalidade, os alunos acreditam que falar ou narrar transmite mais confiança para a pessoa que ouve; porque, naquele espaço, ela além de compreender, também vê, interage com o interlocutor.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se, em se tratando do PROEJA, Campus Marechal Deodoro, que a oralidade na I Mostra foi de grande significância para os Ensinos de Língua Portuguesa, Química, Informática, Psicologia, Biologia e Técnicas de Administração devido a propiciar inserção dessa prática pedagógica como estratégia para agregar novas formas de ensino-aprendizagem para os alunos do PROEJA, além de contribuir com a interdisciplinaridade dessas ciências não só para os alunos da Instituição como também à comunidade circunstâncias favoráveis para exercerem capacidades leitoras, visões criativas da temática “Artesanato e suas particularidades”. Nesta abordagem, os jovens e adultos apresentaram-se mais produtivos e com sentimento de valorização diante dessa atividade, a qual o professor pôde se utilizar de conhecimentos prévios dos alunos e fazer relação com a teoria discutida em sala de aula, além de reconhecerem tal evento como uma boa atividade de linguagem, porque do cotidiano pode-se aprender não só Língua Portuguesa, como também todas as matérias, de forma mais significativa e prazerosa.
Palavras-chave: Oralidade no PROEJA, Gêneros discursivos, Interdisciplinaridade.