63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O RECREIO LÚDICO DIRIGIDO: APRENDER COM PRAZER
Élia Amaral do Carmo Santos 1
1. Profª Msc. EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus, SME de Sinop-MT
INTRODUÇÃO:
O horário mais almejado pelas crianças na escola é o momento do recreio, sendo este uma oportunidade para as crianças extravasarem as energias acumuladas nas demais atividades das salas de aula. E no recreio dirigido são apresentadas atividades lúdicas envolvendo vários jogos, brinquedos e brincadeiras. Entende-se que o lúdico é a experiência adquirida pela criança, que constrói sua cultura lúdica brincando, e que ele desempenha um papel relevante na aprendizagem, portanto é importante a presença do lúdico no recreio dirigido. Não restringir esse momento do recreio dirigido como autoritarismo com as crianças, mas apresentar várias opções de jogos, brinquedos e brincadeiras como subsídios para ajudá-las na aquisição da autonomia. É importante a presença/intervenção de um profissional para manter a ordem, organizar o tempo, as atividades, os grupos e os materiais a serem utilizados evitando conflitos. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo descrever as vivências e atuação dos bolsistas na escola parceira enfatizando, dentre as diversas atividades desenvolvidas, o recreio dirigido e o lúdico que está presente e aceito nas diversas situações do cotidiano escolar.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus, situada à Rua 03, s/nº no Residencial Lisboa do Município de Sinop no Estado de Mato Grosso, com acompanhamento da vivência de 08 acadêmicos de pedagogia matriculados em diversos semestres, todos bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, participantes PIBID – CAPES/UNEMAT/SME. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) tem como meta estabelecer ações que possam contribuir com a melhoria da qualificação do futuro docente. A pesquisa está pautada no enfoque qualitativo, os dados foram levantados através de observação assistemática das atividades desenvolvidas pelos bolsistas e alunos, sendo utilizados os dados dos relatórios mensais, as observações das atividades desenvolvidas durante o recreio e o preparo dos brinquedos e os relatos de profissionais da referida escola. O projeto está sendo desenvolvido na escola parceira desde o mês de maio do ano de 2010, com diversas atividades de suma importância, tanto para os acadêmicos na sua formação, quanto para as crianças, demais funcionários da escola e comunidade escolar.
RESULTADOS:
Os resultados têm sido ótimos para os educandos, comunidade escolar e aos bolsistas. Os jogos lúdicos oferecem condições do educando vivenciar situações-problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planejados e livres que permitam uma vivência das experiências com a lógica e o raciocínio e permitindo atividades físicas e mentais que favorecem a sociabilidade e estimulando as reações afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e lingüísticas. O recreio com os jogos e brincadeiras encanta as crianças, o que pode ser verificado pela observação e diálogo com os professores e alunos, que relatam que o recreio está maravilhoso e pelo envolvimento nas brincadeiras e a expressão no rosto das crianças. Nota-se através da descrição nos relatórios e observação enquanto supervisora e através de fotos é que o grupo tem um grande acervo de brinquedos, a maioria são confeccionados pelos bolsistas, com materiais recicláveis. Essa iniciativa da confecção dos materiais partiu do grupo inclusive da supervisora bolsista, os diversos tipos de jogos e brinquedos foram aprimorando através da interação, troca de ideias com os outros bolsistas do PIBID em reunião mensal, sendo esta atividade unânime nas três escolas parceiras.
CONCLUSÃO:
O recreio lúdico dirigido pelos acadêmicos de pedagogia bolsistas do PIBID, está sendo uma das atividades, entre as demais, de suma importância para o processo de ensino aprendizagem havendo maior disciplina, confiança, organização, respeito mútuo entre as crianças, prazer, oportunizando aos educandos e bolsistas momentos de autonomia na escolha, participação e organização dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Conclui-se que com a incorporação do “Recreio Lúdico Dirigido” na rotina da escola instiga-se a comunidade escolar, os acadêmicos e supervisora bolsista a buscar melhoria para o aperfeiçoamento do recreio, dos jogos, brinquedos e brincadeiras, estão sempre atentos para atender da melhor forma aos educandos da referida unidade escolar, parceira do PIBID, têm conseguido alcançar uma aprendizagem significativa contemplando os objetivos do programa, do PPP da escola, do planejamento da supervisora e contribui com o processo ensino aprendizagem e a educação integral, que reflita no IDEB da Escola.
Palavras-chave: Formação inicial, Autonomia, Aprendizagem significativa.