63ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção |
GARGALOS LOGÍSTICOS NA DISTRIBUIÇÃO DE TINTAS PARA VENDA DIRETA |
Roberto Simões de Almeida Pina 1 Walter Aloisio Santana 1 Dewar Taylor Carnero Chávez 1 |
1. Graduando ./ Faculdade de tecnologia de Carapicuiba - FATEC-CPB 2. Prof. Dr./ Colaborador - Faculdade de tecnologia de Carapicuiba - FATEC-CPB 3. Prof. Dr./ Orientador - Faculdade de tecnologia de Carapicuiba - FATEC-CPB |
INTRODUÇÃO: |
Com o crescimento do mercado de construção nos últimos 6 anos a indústria de tintas tem enfrentado novos desafios, relacionados principalmente para satisfazer a demanda. Neste contexto novas indústrias foram abertas, novas linhas de produtos, e melhoras nos processos com finalidade de reduzir custos e atender um mercado cada dia mais segmentado. Neste contexto, no ano de 2010, foram consumidos 10,000 milhões de galões de tintas um incremento de 10,03% sobre a demanda de 2009, semelhante demanda correspondeu a um faturamento, de US$ 52,04 milhões, (o faturamento de 2009 foi de US$ 41,75 milhões). O aumento de 16,77% no faturamento deve-se não apenas à evolução do setor, mas também à valorização do real frente ao dólar ocorrida em 2009. No entanto da mesma forma que crescem as vendas também crescem as estratégias das empresas para entregar os produtos a seus clientes da forma mais segura e rápida. Neste trabalho abordaremos a logística das tintas de base aquosa, as quais representam 83% das vendas de tintas para a construção civil, segmento e que constituem 65% do volume total de tintas no mercado brasileiro. Este artigo tem por objetivo identificar os principais gargalos logísticos na distribuição das tintas, analisar fatores críticos relacionados na distribuição, que afetam o andamento e o sucesso na conclusão dos processos, visando obter ganhos de produtividade e proporcionar melhorias ao atendimento. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada junto uma empresa produtora e comercializadora de tintas para venda direta, cujo faturamento anual supera os R$ 30 milhões ao ano. Neste contexto, foi feito uma análise dos procedimentos no processo de comercialização para definir os fatores que afetam o período de Transit Time na entrega dos produtos para as obras. Assim, foi definido o perfil de rotinas executadas nas entregas, para criar um padrão de referência quanto às atividades executadas, levando em consideração um estudo de Benchmarking, e apuração de dados históricos no período de 12 meses. Seguidamente um diagrama de Ishikawa para identificar, organizar e apresentar os problemas que afetam o Transit Time nas entregas. Estratificaram-se os dados históricos e por meio do gráfico de Pareto foram apontados quantitativamente os gargalos mais significativos. |
RESULTADOS: |
O estudo permitiu identificar as atividades padrões do processo de venda direta: Identificação da obra (representante identifica potencial comprador); visita ao cliente (mensuração da obra, levantamento das necessidades do cliente); Produção da amostra, (apresentação do produto conforme detalhes do cliente); fechamento do pedido (assinatura do contrato); entrega dos produtos. Por meio do Brainstorm foram identificados os gargalos que afetam Transit Time nas entregas, foram mensuradas e classificadas em quatro categorias (Politica da empresa, Transporte, Cliente, Opinião do vendedor técnico e Outros) sendo atribuídas em um diagrama de Pareto. Nesta análise foram identificadas as categorias, Transporte, opinião do vendedor técnico e cliente como fatores de influência no Transit Time nas entregas, com percentuais 35%, 30%, e 24%%, respectivamente sendo que politica da empresa e outros não alcançaram o valor de 9,0%. A aplicação do método 5W2H auxiliou na definição de soluções para os problemas encontrados, destacando a coleta dos pedidos no cliente ainda no período matutino, agendamento do período de entrega no momento da compra. |
CONCLUSÃO: |
Os aspectos metodológicos utilizados no desenvolvimento do trabalho, associada a discussão técnica dos resultados, apontaram que o Transit Time sofreu maior influência nos períodos de julho a novembro em função da demanda de pedidos (limitada disponibilidade de frota). A opinião do vendedor técnico, tem influência direta na geração do pedido, pois sua experiência determina o período para a abordagem do cliente na obra. Seguidamente a indecisão do cliente leva a um incremento do tempo de distribuição, número de visitas do vendedor técnico e pedidos não concluídos, acarretando maiores custos na produção de amostras e tempo de fechamento do pedido. Sendo que o Transit Time não teve alterações significativas após consolidação do pedido em períodos mais curtos (avaliação mensal). Dentre das propostas sugeridas para minimizar o tempo de distribuição e consequentemente o Transit Time mudança na opinião do técnico vendedor antecipar a visita do cliente antes do período de cura do reboco para aplicação do produto na obra. |
Palavras-chave: Gargalos, Transit Time, Tintas. |