63ª Reunião Anual da SBPC |
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes |
O Ensino da Arte no 3º ano do Ensino Fundamental: Proposta Triangular |
Cláudia Mychele Batista da Silva Cavalcante 1 Suzane Pessoa Aires 1 Valdemir de Oliveira 2 |
1. Escola Normal Superior – Universidade do Estado do Amazonas – UEA 2. Profº. Msc/Orientador - Universidade do Estado do Amazonas – UEA |
INTRODUÇÃO: |
A arte é um agente transformador, sua natureza está intrínseca ao conhecimento e seu desenvolvimento, através dela aprendemos que a compreensão vem associada à experiência, o que torna possível adentrarmos ao imaginário e buscar a verdadeira expressão dos sentidos daquilo que nos rodeia, e não precisamos buscar respostas e entendimentos para aquilo que só se é sentido e entendido por quem faz. Com arte aprendemos o que uma cultura revela através de uma obra, aprendemos a dar um sentido emocional às coisas, levando em conta a valorização do próprio sentido. Utilizando a Proposta Triangular e salientando a importância da arte como construção do conhecimento, verifica-se a possibilidade de construir conhecimento com a Arte na Escola utilizando esta proposta, compreendendo como a arte pode influenciar no desenvolvimento do aprendizado, percebendo como se dá esse processo utilizando a Proposta Triangular, verificando a viabilidade do desenvolvimento dessa proposta como abordagem metodológica e ainda investigando os aspectos negativos e positivos da utilização da abordagem. |
METODOLOGIA: |
Embasado na Proposta Triangular, em uma sala de aula com alunos do 3º ano do E. F. o plano de ação consistiu em uma releitura da obra “A Arca de Noé” e foi dividido em 5 etapas, e foi utilizado para isso: TV, DVD, livro em 3D, livros ilustrativos, materiais para pintura, arcas e animais em miniaturas. Na 1ª etapa iniciou-se a contextualização da obra com leitura em 3D e em livros ilustrativos, demonstrando o que implicava a construção da obra e o que representava. Na 2ª etapa para a leitura de imagens (apreciação) além dos livros foi empregado um filme, abrindo espaço para discussão sobre espécies e classes de animais. Na 3ª etapa houve a construção de texto refletindo sobre: se o mundo tivesse que passar por um novo dilúvio, o que seria preservado? Onde neste caso não seria somente pessoas e animais, mas, de tudo aquilo que se tem relevância para que se viva em sociedade, observando a importância, motivo e porque de se preservar. Na 4ª etapa, junto com os alunos, foi elaborado um plano para a e xecução de uma Arca, organizando passo a passo a construção. E na última etapa houve a construção (fazer artístico) do painel em forma de arca e cada aluno colocou aquilo que acredita ser importante para ser preservado, havendo ainda uma nova apreciação sobre o próprio trabalho. |
RESULTADOS: |
O aprendizado dos alunos em arte por meio desta abordagem que aconteceu de uma forma gradativa, sendo possível observar a repercussão desse processo na ampliação do aprendizado ao passo que vão interagindo com a obra, com suas especificidades. Participaram de todas as etapas, articulando propostas, anotando e também socializando suas idéias. Compararam a história com a realidade concreta de suas vidas confrontando-as com seus próprios saberes, fazendo comentários sobre as fortes chuvas da região, enchentes, alimentação, animais, familiares e também sobre preservação. Com o fazer artístico elas usaram a criatividade, analisaram a obra construída, desenvolveram a capacidade crítica, tiveram autonomia ao preparar o plano de ação, assim como ao próprio fazer artístico. Ao utilizar as vertentes da Proposta Triangular observa-se a possibilidade de se construir o conhecimento a partir de uma obra e desenvolver a valorização do próprio desse conhecimento ao apreciar seu próprio trabalho. |
CONCLUSÃO: |
É possível construirmos conhecimento com arte na escola, e ela propicia oportunidades ao aluno de explorar suas habilidades, desenvolver sua capacidade critica e intelectual. Foi possível constatar que é viável o desenvolvimento da Proposta Triangular como abordagem metodológica, com base na aplicação e constatação obtidas através da aplicação do plano de ação, onde se verificou que o conhecimento foi construído de forma linear abrangendo as etapas das vertentes, porém não há um mecanismo ou uma regra definida em que se possa encontrar uma receita pronta e determinante, mas se faz necessária a assimilação das vertentes para uma compreensão consistente e abrangente. Quanto a viabilidade do desenvolvimento da Proposta Triangular pôde-se constatar que é possível sua utilização, os aspectos positivos nota-se durante toda a pesquisa e que não foi encontrado pontos negativos. Conclui-se que a pesquisa decorreu com resultados satisfatórios, demonstrando que a utilização desta proposta influencia no processo de desenvolvimento do ensino aprendizado. |
Palavras-chave: Proposta Triangular, Construção do Conhecimento, Ensino Aprendizagem. |