G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
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O PRAZER DE LER E A ARTE DE APRENDER |
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Andréa Cristina Ferreira do Nasciemnto 1 Emanuela Ferreira do Nascimento Araújo 1
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1. Prefeitura da Cidade do Recife (PCR)
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INTRODUÇÃO: |
Durante a infância o indivíduo é introduzido no processo de socialização. Aprende o que é certo e o que é errado com os pais ou professores e começa a agir de acordo com o senso comum, tornando-se autônomos. Neste contexto, a leitura favorece o desenvolvimento de ideias, conceitos e valores. Dessa forma, o projeto de leitura da turma 2.1B de 2010, da Escola Municipal do Pantanal, trás a importância da inserção e participação do aluno enquanto cidadão leitor, conhecedor de seus direitos e partícipe de sua comunidade. E conta com a colaboração e incentivo da coordenação pedagógica e dos pais para o desenvolvimento do trabalho. Objetivando criar ambientes propícios de leitura; oferecer aos alunos o acesso a diversos tipos de gêneros textuais; estimulá-los ao desenvolvimento da leitura de fruição; e permitir com que os educandos, através da leitura, sintam-se capazes de agir de forma mais consciente na sociedade. |
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METODOLOGIA: |
A leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância na compreensão de mundo dos educandos. Para tanto, foram realizadas leitura de fotos, quadros, imagens (descrição detalhada), tendo como produção a confecção de text os coletivos e releitura das obras; acesso a receitas culinárias com produção de texto e realização da prática com os alunos de uma receita de bolo estudada em sala; leitura, discussão e transformação do texto em História em Quadrinhos; Pesquisas em bula de remédio vitamínico, associada ao texto sobre o excesso do uso de vitaminas, bem como sobre o apelo das indústrias farmacêuticas. Seguida de discussão sobre o texto, produção textual sobre as leituras realizadas e caça-palavras sobre o tema. Após este processo, houve a realização de trabalhos artísticos (individuais e coletivos) como, pinturas, músicas, teatro e a exposição dos mesmos. Contou-se ainda com aulas expositivas de modo que a leitura foi colocada como instrumento de participação, mudança e renovação sócio-cultural dos alunos. |
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RESULTADOS: |
O trabalho criou condições para a leitura em contextos diferentes na escola e fora dela, nos quais os alunos puderam se apropriar qualitativamente da leitura e ter uma relação mais livre e pessoal com as mais diversas modalidades textuais que circulam socialmente, e formaram-se como leitores e escritores no exercício de sua cidadania. Passaram a se sentir multiplicadores de leituras por meio de atividades lúdicas, e das estratégias de leitura/produção textual que experenciaram. Sentindo-se estimulados para o gosto pela ato de ler quando vivenciaram a fantasia e a imaginação. E desenvolveram, assim, habilidades lingüísticas: falar, escutar, ler e escrever. As conquistas foram gradativas, mesmo tendo apresentado algumas dificuldades, como no momento da produção textual, mas que foi superada pelo entrosamento dos alunos. Uma vez que agiram coletivamente, confirmando a importância dos pares na execução das tarefas. Fortalecendo com isso os vínculos entre os alunos e sua auto estima por darem conta das propostas. |
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CONCLUSÃO: |
Com esta prática verifica-se a importância de um trabalho significativo com a leitura para a formação de leitores críticos que participam da realidade social em que se encontram inseridos. Ficando claro portanto que, a palavra não pode ser desvinculada de seu conteúdo de vida, é necessário que a escola (professor- aluno) selecione textos que circulem socialmente, trazendo para a sala de aula a realidade viva. Por outro lado, que sejam, também, objeto de leitura os textos literários, que podem surpreender, encantar e seduzir a todos. Também pode-se perceber que se trata de um desafio para o educador, quando se fazem necessárias constantes revisões em sua proposta de trabalho, considerando a flexibilidade do planejamento. Uma vez que no processo de troca que é o aprendizado, dia-a-dia, surgem novos elementos oriundo dos alunos e que precisam ser valorizados e resignificados, fazendo valer o processo de ensino aprendizagem. |
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Palavras-chave: Leitura, Produção, Aprendizagem. |