63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
África e suas influências na identidade dos brasileiros na escola José Eduardo de Sousa |
José Aldemir da Silva 1 Maria Nazaré Pereira da Rocha 2 Rina Márcia Rocha Matos 3 |
1. Professor da Rede Pública de Horizonte – CE 2. Professora da Rede Pública de Horizonte – CE 3. Professora da Rede Pública de Horizonte – CE |
INTRODUÇÃO: |
Considerando o que determina a Lei 10.639/2003 que torna obrigatório o ensino da História e da cultura alfro-brasileira e africana nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a Escola José Eduardo de Sousa promove ações de cunho contextual e prático acerca do assunto. O quadro de professores vem assumindo o compromisso de desenvolver atividades interdisciplinares no sentido de estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos éticos que respeitem as diferenças e as características individuais, possibilitando aos educandos reconhecer as influências do homem “negro” e a sua identidade cultural. Contudo, as ações realizadas desmistificam conceitos pré-estabelecidos em suas mais tensas raízes e permanência em solo brasileiro. |
METODOLOGIA: |
As ações foram realizadas através de palestras, teatro, danças e oficinas desenvolvidas em sala de aula, além de pesquisas e aulas de campo e culminância em comemoração à Semana da Consciência Negra. |
RESULTADOS: |
A realização das ações é resultado da implementação da disciplina História e cultura afro-brasileira e africana na grade curricular da Secretaria de Educação do Município de Horizonte, bem como pela fomentação de um pensamento coletivo em busca da desmistificação preconceitual e discriminatória do homem negro africano. |
CONCLUSÃO: |
O trabalho realizado sobre o foco contextual referente à História e Cultura Afro-brasileira e Africana vem atendendo as aspirações dos educadores acerca dos objetivos pensados em relação à formação do cidadão crítico reflexivo e consciente. |
Palavras-chave: África, Discriminação e preconceito, Identidade e cultura. |