63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
A valorização da Cultura Afro-brasileira a partir de leituras de textos e literaturas infantis. |
Elizabeth Maria da Silva 1 Maria da Conceição Bezerra 3,4 Betânia Ribeiro da Silva 2 |
1. Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes - PMJG 2. Secretaria de Educação de Olinda - PMO 3. Secretaria de Educação de Camaragibe - PMCg 4. Secretaria de Educação da Cidade de Recife - PCR |
INTRODUÇÃO: |
Ser negro não é somente assumir uma cor ou raça. É sim ter uma postura diante do ser negro com atos de consciência, vivências e, sobretudo, o compromisso com a sua cultura. Além de atos conscientes de enfrentamento, representação e reivindicação da realidade. Neste contexto, a educação escolar se mostra como precursora na promoção de uma educação democrática, que estimule o ser humano na sua formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e as características próprias de cada etnia. Nesta perspectivas procuramos trabalhar bibliografias relativas à história, cultura afro-brasileira e às relações étnicos raciais, uma vez que está bibliografia, assim como os negros são, na sua maioria, excluídos do meio social; os livros que falam sobre sua história, ficam esquecidos na biblioteca escolar e desta forma fora da sala de aula. Sabemos que nas escolas são observadas atitudes discriminatórias e racistas e diante deste questionamento, este projeto objetiva valorizar a história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural do país, e com isso diminuir o preconceito racial existente na instituição escolar, de acordo com a lei nº. 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história da África e dos africanos. |
METODOLOGIA: |
Este projeto buscou trabalhar de forma dinâmica as questões étnico-raciais através de leitura, escritas e interpretações de textos trabalhados em sala de aula. Para tanto, foi feito um levantamento no acervo bibliográfico da escola sobre livros que abordam o tema em foco. Na sala de aula foi feita uma análise das leituras que seriam trabalhadas. Antes de cada estudo de texto eram feitas leituras individuais e coletivas do capítulo a ser estudado ou literatura infantil. Feito isto, abria-se a discussão onde cada aluno expunha sua opinião, exemplificando com situações que já tinham vivenciado ou tomado conhecimento. A partir daí eram entregues aos grupos questões reflexivas em relação ao texto. Onde foi sugerido trabalho com construção de outros gêneros textuais: poemas, notícias, redações e entrevistas. A sitematização do projeto se materializou com a construção de uma peça teatral sobre a história do grande líder negro; Zumbi dos Palmares, apresentado para todos alunos da escola e no evento municipal em comemoração ao Dia da Consciência Negra, este apresentado na Igreja do Rosário dos Homens Pretos que encontra-se em ruínas e foi construída pela Irmandade dos Homens Pretos no século XVIII, em Jaboatão dos Guararapes-PE. |
RESULTADOS: |
Constatou-se que os alunos estão tendo uma nova postura diante das relações étnico-raciais. A forma negativa que alguns alunos negros se viam, também está sendo banida. Os estudantes passaram a se sentir mais valorizados e sua auto-estima melhorou. Os apelidos como (salsicha queimada, macaco, boneco de piche, carvão...) não são mais utilizados pelos alunos. Enquanto a escola, esta de fato, é percebida como um dos lugares de formulação das identidades dos sujeitos. Através de brincadeiras entre os colegas brancos, mestiços, ou mesmo negros, os enunciados do racismo, do preconceito se fazem presentes influenciando as aspiração sociais e culturais. |
CONCLUSÃO: |
Sabemos que a educação brasileira, ao longo do seu processo histórico-cultural tem passado por profundas modificações; métodos, tendências às quais interferem, nitidamente, na forma de ver o processo de ensino aprendizagem, e os sujeitos, nela envolvidos bem como na própria forma de organização pedagógica do ensino. Nesse contexto, já não se pode fechar os olhos diante da realidade dos nossos alunos inclusive o respeito às diferenças individuais como forma efetiva de democracia do ensino. Dessa forma, ao final deste projeto os resultados demonstraram que a educação para a relação étnico racial é aquela em que os alunos negros e brancos ao passarem pela educação básica, questionem a si mesmo e estejam dispostos a mudar suas posturas discriminatórias, reconheçam as diferenças e compreendam como estas foram transformadas em desigualdades nas relações de poder e dominação. |
Palavras-chave: Educação, Racismo, Relação étnico racial. |