63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ANÁLISE COMPARATIVA DO PERFIL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURAS PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Fernanda Cruvinel Pimentel 1
Ari Lazzarotti Filho 2
Ana Márcia Silva 3
1. Faculdade de Educação Física-FEF - UFG
2. Prof.Ms./Orientador - Faculdade de Educação Física FEF - UFG
3. Profa.Dra./Orientadora - Faculdade de Educação Física FEF - UFG
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho consiste em analisar comparativamente o perfil dos estudantes dos cursos de licenciaturas presencial e a distância em Educação Física da Universidade Federal de Goiás buscando investigar e comparar o perfil socioeconômico, as experiências com as tecnologias de comunicação e informação (tic), e as experiências com as práticas corporais, em ambas as modalidades. Se para algumas áreas esse processo de ensino a distância faz parte da ampliação da sua açao, para o campo da Educacao Fisica é um amplo desafio visto a sua especificidade e principalmente a sua tradição marcadamente constituída no saber fazer. Conhecer quem é esse estudante que opta pelo curso de Educação Física, seja na modalidade presencial ou na modalidade a distância, através de suas características demográficas, socioeconômicas, suas experiências com as tic, e experiências com as práticas corporais, poderá contribuir para compreender quem são os novos estudantes e ao mesmo tempo identificar novas demandas e suas diferenças.
METODOLOGIA:
A investigação em questão caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo-exploratório que busca estabelecer uma análise comparativa acerca do perfil dos estudantes do curso acima identificado, na modalidade presencial e a distância. O procedimento que utilizamos para delinear o estudo consistiu na aplicação presencial de um questionário misto, organizado em três blocos, a saber: aspectos gerais do perfil socioeconômico, experiências com as tic e experiências com as práticas corporais, seguido de uma análise comparativa entre os dois perfis identificados. O questionário foi entregue a cada estudante matriculado nos nove polos da ead e aos estudantes ingressantes matriculados no curso presencial. Foram respondidos 268 questionários, dos 315 aplicados, alcançando um percentual de 85,7%, no curso a distância, e no curso presencial foram respondidos 40 dos 70 questionários aplicados, alcançando um percentual de 57,1%. Os questionários foram aplicados no primeiro encontro presencial do curso a distância em seus respectivos polos e no final do primeiro semestre de 2010 com o curso presencial. A tabulação e análise dos questionários foram realizados com o auxílio da ferramenta virtual “google docs”, a qual nos auxiliou também com o gerenciamento dos gráficos da pesquisa.
RESULTADOS:
O estudante a distância tem mais de 25 anos, é do sexo masculino, casado, empregado, utiliza o carro como principal meio de transporte, trabalha mais de 40 horas semanais, e ainda ficou mais de 3 anos sem estudar antes de ingressar neste curso. Enquanto o estudante presencial tem menos de 25 anos, é do sexo feminino, solteiro, não possui emprego, utiliza o ônibus como principal meio de transporte, mora com os pais, e ficou menos de um ano sem estudar antes de entrar no curso. Em relação às experiências com as tic, em ambas as modalidades a maioria dos estudantes possui computadores em casa; conhecimentos sobre tic e processadores de texto entre básico e intermediário; e os conhecimentos sobre software de edição de imagens oscila ente básico e insatisfatório. Em relação às experiências com as práticas corporais, identificamos que os estudantes apresentam significativas experiências com as práticas corporais e que inclusive ainda hoje possuem como hábito o exercício de alguma prática corporal mais de 2 (duas) vezes por semana. Inclusive, escolheram este curso devido o gosto/prazer pelas práticas corporais. Identificaram a categoria do saber-fazer como predominante nas aulas de educação física e, representaram com valorações positivas sua história com a educação física escolar.
CONCLUSÃO:
No perfil identificado mediante a análise dos questionários, foi constatado diferenças significativas dentre os aspectos socioeconômicos e demográficos; similaridade em relação as experiências com as tic, mas com a identificação, devido a faixa etária, de que o estudante presencial estaria dentro do conceito de “nativos digitais”, demonstrando mais facilidade e naturalidade na sua relação com as tic, enquanto os estudantes do ensino a distância seriam os “imigrantes digitais” pois não nasceram dentro desta cultura e tiveram que se adaptar; e uma relação de proximidade com a vivência e experiência dos estudantes do curso com as práticas corporais. Esta análise indica ou apenas reafirma a especificidade do curso, a qual, marca a relação de proximidade com a vivência das práticas corporais pelos estudantes do curso, em especial o esporte, que estiveram e ainda estão presentes na vida dos estudantes que escolheram o Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Goiás, seja na modalidade presencial ou a distância, em um curso que já é marcado em sua herança histórica, pelo empirismo do saber-fazer, da valorização da técnica, da tática, das habilidades físicas e das condições morfofisiológicas.
Palavras-chave: Análise comparativa de perfil;, Formação de professores;, Educação Física;.