63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
FAZENDO ARTES NO SÍTIO DO SEU LOBATO
Maria Angélica Batista da Silva 1
1. Profa. da Rede Municipal de Ensino do Recife - PCR
INTRODUÇÃO:
Desde cedo, a criança usa a linguagem para expressar-se, é através dela que descobre o mundo, tornando-se um ser social, construtora de seu próprio conhecimento. Importa salientar que o desenvolvimento da linguagem oral é extremamente importante para o desenvolvimento da linguagem escrita. Assim como, o conhecimento das variadas situações comunicativas, juntamente com o contato com o conhecimento de diversificadas obras literárias, leva a criança a apropriar-se do instrumento da fala, usando-a como representação para suas necessidades. Com base nestes pressupostos, elaborou-se um projeto pedagógico que teria como idéia central a importância da fala, como principal instrumento de comunicação entre crianças, adultos e crianças. O projeto foi vivenciado por um período de três meses, tendo como objetivo desenvolver a linguagem das crianças do grupo III, de uma creche da periferia da cidade de Recife, levando-as a expressarem-se em variadas situações comunicativas, através do conhecimento e discussão da vida, obras e personagens criados por Monteiro Lobato. Assim como, aprimorar o gosto pela leitura de livros infantis. O projeto visou desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias.
METODOLOGIA:
Verificou-se inicialmente qual o conhecimento prévio que as crianças possuíam sobre Monteiro Lobato, através de imagens do mesmo. Em seguida assistiram a um filme, no cineminha da sala, onde seria contada a história da vida de Monteiro Lobato e o porquê dele ser tão importante para o Brasil. Sempre no início do dia, nas primeiras atividades, era usada a conversa informal. Também optou-se por apresentação de vídeos, como o Sítio do Pica Pau Amarelo, na versão antiga e atual, assim como a reescrita coletiva do filme, confecção de um livro de receitas, máscaras e roupas de papel confeccionadas pelas crianças, com a ajuda dos adultos. Também cantaram, dançaram e encenaram músicas relacionadas aos personagens do Sítio. Para a culminância, as crianças apresentaram uma peça teatral musicada, onde cada personagem criado por Monteiro Lobato para o Sítio do Pica Pau era encenado por eles, levando dessa maneira as crianças a mergulharem no mundo dos contos de Monteiro Lobato e, conseqüentemente, incentivá-las na produção futura da escrita e da leitura, assim como também dos números, do gosto artístico, da apreciação e reflexão. Tudo utilizando a linguagem como instrumento de aprendizagem.
RESULTADOS:
O projeto pedagógico em questão propiciou a construção de um conjunto de elementos naturais, sociais, artísticos e matemáticos, que levou as crianças a se mostrarem curiosas e investigativas, levando-as a fazerem perguntas e procurarem respostas ás suas indagações, sempre através do uso da linguagem, em diferentes situações. Todos os funcionários da creche, assim como as crianças foram envolvidos nas atividades relacionadas ao projeto. A presença da família na creche para apreciarem o trabalho desenvolvido pelas crianças, assim como, para participarem ativamente de outras atividades, como a hora do conto, fez com que todos, adultos e crianças, internalizassem os elementos essenciais da vida e da obra de Monteiro Lobato. Sempre em um clima de diálogo, construindo gradativamente o conhecimento. A atividade de contação das histórias criadas por Monteiro Lobato, levou as crianças a usarem a imaginação, a criar seu próprio mundo, o mundo das fantasias, fazendo-as expressarem suas próprias percepções de mundo.
CONCLUSÃO:
Levar a vida e a obra de um grande escritor brasileiro, como Monteiro Lobato, devotado a escrever para o público infanto-juvenil, é sustentar o imaginário destas crianças, é fazer com que estes tenham a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é levá-los a encontrar idéias para solucionar questões e possibilitá-los de descobrir o mundo. Mundo este, intenso de conflitos, de impasses, de problemas e soluções que vão sendo enfrentados e resolvidos pelos personagens de cada história. Viver o mundo encantado do Sítio do Pica-pau amarelo, é primordialmente proporcionar às crianças espaços para a fala, para o dizer, para a construção e descoberta da oralidade, entendendo esta última como ferramenta de representação das suas necessidades.
Palavras-chave: Linguagem oral, Monteiro Lobato, Artes musicais e cênicas.