63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada
Modos vibracionais localizados em uma cadeia linear com defeito de substituição
Patrícia Cardoso de Andrade 1
José Nicodemos Teixeira Rabelo 2
1. Instituto de Física - UFG
2. Prof. Dr./ Orientador - Instituto de Física - UFG
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho é analisado como a energia se localiza sobre a cadeia monatômica nos casos em que substituímos um átomo por outro de natureza química diferente, ou seja, uma impureza. E quando é adicionado um termo quártico no potencial.
O estudo do comportamento do modo extrínseco é feito com base na análise massa da impureza e massa dos demais átomos e interação da impureza com seus átomos vizinhos. No modo intrínseco analisamos o parâmetro l, que é dado em termos da interação harmônica quártica.
METODOLOGIA:
As equações dos modelos investigados são resolvidas de forma numérica empregando-se um algoritmo, que se baseia no método de aproximações sucessivas. O uso de alta velocidades dos computadores tem permitido estudo de modelos de cristais com desordem.
RESULTADOS:
O modo extrínseco sobre a cadeia pode ser formado com por um defeito isobárico ou um defeito isotópico. Para um defeito isobárico a razão das massas é um, porém a interação da impureza com seus vizinhos é diferente das demais interações da cadeia. No defeito isotópico as interações dos átomos são iguais para toda a cadeia, e razão das massas é diferente de um.
O modo intrínseco pode ser formado pela adição de um termo quártico na energia potencial, este modo de energia localizada pode ser do modo even ou do modo odd.
CONCLUSÃO:
Mostramos que a localização da energia pode ocorrer devido à presença de um defeito de substituição, ou então numa cadeia monatômica com inclusão de termos anarmônicos na energia potencial.
Palavras-chave: Modo localizado, Impureza, Anarmonicidade.