63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO PRIMEIRO ANO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID), NA ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA, EM TERESINA - PI |
Cleomara Rodrigues do Nascimento 1 Nadynne Nara Amaral de França 2 João Santos do Nascimento Neto 3 Nídia Maria de Sousa Lima 4 Maria de Nazaré Bandeira dos Santos 5 |
1. Licencianda do Curso de Ciências da Natureza, CCN / UFPI 2. Licencianda do Curso de Ciências da Natureza, CCN / UFPI 3. Prof. do Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Professor Darcy Araújo 4. Profa. da Unidade Escolar Estadual Polivalente Presidente Castelo Branco 5. Profa. Orientadora - Depto Física/CCN/UFPI |
INTRODUÇÃO: |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, foi instituído no âmbito do Ministério da Educação, da CAPES e do FNDE com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de licenciandos das instituições federais de ensino superior. A Universidade Federal do Piauí teve seu Projeto Institucional com subprojeto em ciências da natureza aprovado em fevereiro de 2010. Esse subprojeto envolveu 16 bolsistas e 2 supervisores distribuídos em 2 escolas públicas em Teresina-PI. Nosso trabalho, foi desenvolvido no 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar aspectos metodológicos inovadores que privilegiassem atividades práticas nos conteúdos de ciências, bem como motivassem os professores a utilizar inovação em suas aulas. Para isso elaboramos e aplicamos atividades diversificadas na temática do 7º ano, que se refere à caracterização geral dos grupos da zoologia e da botânica. Com o desenvolvimento persistente das atividades ao longo do ano, percebemos que os alunos das escolas foram participando pouco a pouco com mais motivação, empenho e prazer na realização da proposta. Assim houve um avanço considerável na visão fragmentada dos alunos em relação aos conteúdos estudados, manifestado tanto no nível de contextualização alcançado, como no rendimento escolar anual. |
METODOLOGIA: |
A presente pesquisa foi realizada de março a dezembro de 2010, em 2 escolas públicas de Teresina, nas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental num total de 80 alunos. Em março de 2010, realizamos um diagnóstico das condições iniciais da escola, levantando dados de sua infra-estrutura, funcionamento, dificuldades, possibilidades, problemas e limitações. Na seqüência a metodologia foi norteada pelos três eixos proposto pelo Projeto Institucional do PIBID/UFPI. O eixo das ações prático-pedagógicas envolveu confecção de cartazes sobre a caracterização dos diversos grupos de animais e vegetais; uso de bulas de medicamentos anti-helmintos para identificação de vermes, discussão sobre prevenção e tratamento; montagens em painéis do ciclo de contaminação; produção de tabelas de vacinação com informações sobre doenças e doses; observações experimentais de amostras de plantas; produção de mapas conceituais. Nas ações de monitoria foram aplicados jogos educativos de tabuleiro e de cartas, levando os alunos a responder as tarefas de forma prazerosa e divertida. O eixo das atividades complementares envolveu gincanas educativas; exibição de documentário sobre preservação da natureza; visita ao Parque Ambiental; palestra sobre plantas medicinais e saúde com exposição de mudas; feira de ciência. |
RESULTADOS: |
O diagnóstico das escolas nos orientou sobre as modalidades de atividades educativas que deveriam ser planejadas e aplicadas, diante das dificuldades de leitura, de interpretação, de expressão oral, de compreensão dos conteúdos, de contextualização e até mesmo de socialização, detectados nos alunos. Nos eixos temáticos aplicados aos 80 alunos envolvidos (27 de uma escola e 53 de outra), houve 2031 participações nas atividades propostas. Essas participações proporcionaram aos alunos, momentos de reflexão e questionamentos, expressão de pensamentos e argumentos que desenvolveram com o decorrer das atividades do projeto. As atividades foram aplicadas a partir do 20. bimestre e o rendimento escolar foi acompanhado bimestralmente nas duas escolas. Com base nesses dados, analisamos o rendimento quanto a média bimestral. Nesse sentido podemos destacar que, com rendimento maior ou igual a 60% na escola com 27 alunos, no 20 , 30 e 40 bimestres, foram respectivamente de, 52%, 71% e 95%. Na escola com 53 alunos, a mesma análise nos deu, respectivamente, os resultados de 47%, 47% e 65%. O menor crescimento no rendimento bimestral na segunda escola, atribuímos ao fato de serem duas turmas, uma delas somente de alunos repetentes, fora da faixa etária e com dificuldades de aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
Diante de nossa vivência em sala de aula no ambiente escolar de ensino fundamental e dos resultados obtidos, julgamos ter sido um ano de atividades bastante proveitosa para todos os segmentos envolvidos no programa: alunos da escola, iniciantes à docência, supervisores (professores da escola) e coordenadores. Os resultados que apresentamos convergiram para os objetivos inicialmente delineados no subprojeto de ciências, refletiram um crescimento quanto a leitura, apreensão dos conteúdos, expressão oral e de socialização por parte dos alunos da escola. Dentro da proposta de trabalho podemos observar nitidamente, ainda, um crescimento na motivação dos alunos em participar de atividades e no interesse dos mesmos em relação aos estudos. As atividades planejadas e aplicadas proporcionaram também, um desenvolvimento de habilidades e competências traduzidas por um avanço na formação inicial e continuada de professores, na valorização do espaço da escola pública, na elevação da qualidade das ações acadêmica e na extensão universitária. Foi extremamente satisfatório e muito estimulante observar o índice de satisfação dos alunos da escola com relação ao desempenho de toda a equipe do PIBID, desde coordenadores, supervisores e iniciantes à docência. |
Palavras-chave: Iniciação à docência, Ações pedagógicas, Inovação. |