63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
TECNOLOGIA X GÊNERO E DIVERSIDADE
Oriana de Fátima de Deus Lira e Melo 1
1. Profª/Multiplicadora - Secretária de Educação Esporte e Lazer - SEEL / Recife - PE
INTRODUÇÃO:
A integração do uso das TICs, Tecnologia da Informação e Comunicação ao processo educacional, depende da disponibilidade do material e também da atuação do professor capacitado como mediador do ensino aprendizagem. A implantação das TICs na maioria das escolas públicas provocou diferentes reações entre os professores, desde a inseguração até a empolgação. Esse projeto procurou explorar o uso das TICs de forma pedagógica, com apoio de um profissional especializado na área de informática educacional visando a construção de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem, abordando a temática: Gênero e Diversidade expressa em poesia, a fim de trabalhar o preconceito camuflado (discriminações e desigualdades sociais), sendo o referido projeto realizado com crianças do 2º ano do 2º ciclo do ensino fundamental de uma escola municipal do Recife e tendo como foco principal estimular o uso das TICs didaticamente, as quais até então eram vistas de forma lúdica.
METODOLOGIA:
O primeiro momento foi um acordo com o professor da turma e o profissional de informática educacional na escolha do tema a ser abordado com os estudantes, e dos momentos adequados para realização das intervenções. Antes de utilizar o computador houve alguns debates sobre gênero e diversidade, onde todos tiveram oportunidade de se expressar sobre o tema. No laboratório de informática foi explicadoo motivo de existir um laboratório de informática nas escolas, pesquisaram na internet sobre o tema, para conhecer as opiniões e depoimentos de pessoas de diferentes lugares, havendo um debate posterior às pesquisas onde os estudantes foram, aos poucos, reconstruindo seus conceitos. Depois a turma foi dividida em duplas para expor seus pensamentos em forma de poemas referente ao tema. As produções deles foram salvas e impressas concretizando suas idéias para socializar com o grande grupo.
RESULTADOS:
Nos momentos em que foram utilizadas as TICs houve um objetivo claro e consistente, mostrando aos estudantes que os recursos tecnológicos não foram desenvolvidos apenas para ludicidade e diversão, mas também para ser uma nova fonte de conhecimento, tornando-se mais uma ferramenta no processo de aprendizagem. As discussões foram ricas e contribuiram no modo de rever algumas situações vivenciadas no cotidiano, tanto no que se refere ao uso do computador como referente a diversidade e gênero. É necessário enfatizar a importância de formações continuadas para os professores sobre como utilizar as TICs nas suas práticas pedagógicas.
CONCLUSÃO:
Este estudo serviu para demonstrar que o uso do laboratório de informática é mais um espaço de construção e desenvolvimento de conhecimentos, onde todos terão acesso a novas informações e experiências, provocando questionamentos que consequentemente levarão a novos conhecimentos, bem como, ao estímulo da curiosidade de aprender outros programas que o computador pode oferecer. Na conclusão o projeto mostrou sua importância além do uso das TICs, pois iniciou uma reflexão sobre o fim de vários preconceitos
Palavras-chave: Diversidade, Computador, Poesia.