63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
A CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS DE FÍSICA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: REVITALIZANDO UMA FEIRA DE CIÊNCIAS |
Andiara Pereira dos Santos 1 Paulo Celso Ferrari 2 |
1. Instituto de Física – UFG 2. Prof. Dr./Orientador - Instituto de Física - UFG |
INTRODUÇÃO: |
Diversas pesquisas revelam que o chamado “ensino tradicional”, baseado apenas em aulas expositivas com o recurso do quadro negro não tem alcançado êxito na educação e particularmente no ensino de Física no nível médio. Outras formas de ensino, mais interativas e fazendo uso de novos recursos didáticos, têm sido pesquisadas, inclusive aquelas que ultrapassam os limites da educação formal. No ensino de Ciências nota-se que iniciativas como clubes e feiras de ciências conseguem despertar o interesse e promover uma melhor aprendizagem, porém, algumas acabam sendo incorporadas às atividades formais e perdem suas características mais importantes. É o caso de feiras de ciências nas quais os estudantes reproduzem experimentos já apresentados em feiras anteriores sem realmente se apropriarem dos conhecimentos ali presentes. Foi na tentativa de superar esse tipo de dificuldade que pesquisamos o processo de construção de experimentos simples de Física para serem apresentados por alunos em uma feira tradicionalmente realizada por uma escola pública da cidade de Goiânia-GO. Investigamos, neste trabalho, se o processo de construção dos experimentos pelos alunos, mediado pelo professor, consegue resgatar o caráter lúdico da feira de ciências e proporcionar motivação e aprendizagem. |
METODOLOGIA: |
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo 18 alunos de Ensino Médio, quatro bolsistas do PIBID e um dos autores deste trabalho. Os alunos, divididos em 5 grupos, cada qual orientado por um bolsista ou pesquisador, foram convidados a construírem os experimentos em reuniões fora do horário das aulas. Além do experimento, a participação na feira incluía a confecção de um cartaz explicativo. Foram construídos os seguintes experimentos de Física: elevador hidráulico, braço mecânico, câmera escura, transferência de calor por convecção, fonte de Heron, motor elétrico e eletroímã, extraídos de uma pesquisa bibliográfica sobre experimentos com materiais de fácil acesso. As reuniões com o grupo responsável pelo motor elétrico e eletroímã foram registradas em notas de campo por um dos autores deste trabalho. Durante a realização da feira os professores da escola avaliaram o desempenho dos alunos na apresentação, a escolha do tema, a fundamentação teórica, os objetivos do trabalho e os recursos utilizados. Ao final de cada apresentação convidamos os alunos a responderem um questionário, no intuito de avaliar o grau de motivação que a participação na feira proporcionou, o conhecimento dos conceitos físicos envolvidos no experimento e se houve um aumento de interesse em aprender Física. |
RESULTADOS: |
Foi possível registrar nas notas de campo que os alunos do grupo responsável pelo motor elétrico e eletroímã, todos do terceiro ano, ficaram maravilhados com os efeitos ocorridos. Declararam que nem imaginavam que existia relação entre corrente e magnetismo e que desconheciam que carga em movimento gerava campo magnético, mesmo já tendo estudado eletricidade e magnetismo. Quanto à análise dos questionários, todos os alunos responderam que fazer experimentos e apresentá-los é mais motivador que assistir aulas, embora enfatizassem que acaba sendo mais difícil do que apenas copiar o que está no quadro: “Apesar de ser mais difícil, eu acho que construir um experimento é mais motivador” (A2). Pelas respostas de alguns alunos, a construção do experimento ajudou no entendimento das fórmulas vistas na sala de aula: “... eu pude aprender com mais facilidade o desenvolvimento das fórmulas” (A4). Dos dezoito entrevistados, quinze responderam que gostaram de fazer o experimento e consideram ter entendido o conteúdo de Física. Constatou-se, também, um maior interesse em aprender Física: ”A importância foi de ter mais afinidade com a matéria e aprender mais o significado da física. Podemos ver no nosso dia-a-dia como a Física é aplicada, assim essa matéria fica mais interessante” (A12). |
CONCLUSÃO: |
Foi observado que durante a construção do experimento os alunos se interessaram e aprenderam conceitos que na teoria não tinham ficado claros. Analisando o questionário, a maioria dos alunos que realizaram o experimento consideram que aprenderam a Física envolvida nele, demonstrando o quanto a sua construção e apresentação numa feira é relevante para a aprendizagem. O aluno, para responder perguntas sobre seu experimento alternativo pesquisou, elaborou perguntas e hipóteses e recebeu orientação teórica do professor (bolsistas e pesquisador). A construção do experimento e sua apresentação na Feira de Ciências, quando bem orientado e trabalhado em conjunto com um professor mediador, além de trazer a alegria de criar, possibilita um desenvolvimento cognitivo maior, pois dá oportunidade ao aluno de estimular sua criatividade, de ser autor do conhecimento e aproxima o aluno da Física. Pôde-se perceber a alegria sentida pelos alunos em adquirir e transmitir conhecimentos, sentir que sua produção tem significado real e que se pode obter muito aprendizado através da construção de experimentos com materiais de fácil acesso para serem apresentados em feiras de ciências. |
Palavras-chave: experimentos simples, ensino, feira de ciências. |