G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
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Produzindo História em Quadrinhos |
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Kelly Cristina da Silva Ruas 1
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1. Profª. Esp./ Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - UFG
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INTRODUÇÃO: |
A Informática vem assumindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como ferramenta de ensino aprendizagem e sua ação no meio social vem crescendo de forma rápida na sociedade. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia e a informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares e interdisciplinares visando o desenvolvimento do indivíduo. Visando contribuir na aprendizagem de conteúdos da disciplina de Espanhol e melhor utilização da internet pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental Colégio Aplicação da Universidade Federal de Goiás foi desenvolvido o projeto “Tebeo em Español - História em Quadrinhos (HQs)” de caráter interdisciplinar envolvendo a disciplina de Informática e Espanhol trabalhando com o conteúdo sobre Apresentações e Saudações. |
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METODOLOGIA: |
As atividades foram desenvolvidas sala de aula e laboratório de informática em parceria e de forma interdisciplinar com finalidade de produzir de Histórias em Quadrinhos (HQs), com enfoque na pesquisa e produção através da escrita e imagens utilizando como ferramentas principais a internet e o software educativo Hagáquê com objetivo de desenvolver competências e habilidades de pesquisa na internet, colaboração e cooperação entre os alunos e abordagem interdisciplinar dos conhecimentos das disciplinas de informática e Espanhol de maneira dinâmica, prazerosa e lúdica. |
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RESULTADOS: |
O projeto foi concluído com apresentações das produções dos alunos em forma de cordel no espaço escolar. |
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CONCLUSÃO: |
Os resultados deste trabalho revelaram o quanto a informática tem lugar de destaque na educação e atua como ferramenta potencializadora em atividades educacionais que possibilitam a interação e interatividade entre os colegas, professores, conteúdos e computador tornando aulas mais atrativas e proporcionando a aprendizagem e produção de forma mais prazerosa para os alunos. |
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Palavras-chave: Educação, Tecnologias, Software Educacional. |